Como usar o QR code e como ele ficou famoso no mercado consumidor?

A tecnologia se mostra cada vez mais presente no dia a dia das pessoas, e as empresas precisam empregar de diferentes formas, como usar o QR code para facilitar a vida dos consumidores dentro de uma loja ou um restaurante. 

Com a introdução de uma tecnologia mais rápida, as pessoas agora estão usando seus dispositivos mais do que nunca. 

Trata-se de acessar tudo em um piscar de olhos e passar as informações de uma pessoa para outra ou de uma empresa para um consumidor a partir de páginas específicas dispostas na internet. 

Um dos canais de tendências na indústria de marketing é o código QR, que permite integrar o físico ao digital.

O que é o Qr code?

Códigos QR (Quick Response), ou popularmente conhecido como QR codes, podem ser lidos e compreendidos por dispositivos móveis. 

Os profissionais de marketing usam isso em diferentes materiais de divulgação, como:

  • Cartazes;
  • Comerciais de TV;
  • Outdoors;
  • Páginas da internet;
  • Revistas e jornais.

Com isso, os QR codes podem fornecer mais informações sobre o produto ou serviços de contabilidade preços prestados por uma empresa, sem esforço, e as informações são direcionadas para o dispositivo do usuário.

Basicamente, os QR codes promovem interação e engajamento por meio do smartphone ou tablet.

Esse tipo de estratégia de marketing permite que as empresas transfiram informações para o usuário de forma ágil.

Como gerar o QR code para a empresa?

Com as diversas possibilidades de como usar o QR code, antes é preciso aprender, em um guia passo a passo apresentado a seguir, a configuração necessária para que essa tecnologia possa ser empregada, sem malabarismos ou conhecimento profundo de programação digital.

  1. Escolha um gerador de QR Code para empresa

A chave para criar uma campanha de QR code de serviços de contabilidade preços de sucesso é encontrar o gerador certo dessa ferramenta, atendendo às necessidades de um negócio. 

Escolher um gerador de QR code pode partir de uma plataforma intuitiva para configurar, de forma instantânea, as campanhas, sendo muito útil para o processo.

Utilizar uma plataforma pronta para gerar QR codes torna tudo mais confortável, pois não exige que se tenha conhecimento prévio de codificação.

  1. Escolha o conteúdo

Uma vez que o QR code é gerado usando o gerador escolhido, as empresas precisam decidir qual seria o conteúdo vinculado ao código disponibilizado aos usuários. 

Abaixo estão alguns exemplos do conteúdo que as empresas podem utilizar para se conectar com os QR codes:

  • Apresentação de imóveis;.
  • Cardápio de restaurante ou lanchonete;
  • Cartaz de filmes e direcionar para trailer;
  • Consultoria de negócios;
  • E-commerce;
  • Editora para resumo de livro.

Há ferramentas online que fornecem QR codes estáticos e dinâmicos, tendo como base as necessidades de agendamento de uma ou várias campanhas de marketing digital de uma empresa que presta serviço de gestão de condomínios ou uma imobiliária, por exemplo.

Antes da divulgação do QR code para o público final, é preciso analisar para onde os usuários estão sendo direcionados. 

Uma empresa pode se vincular às redes sociais e, ainda assim, é preciso revisar a jornada do cliente em potencial e promover o QR code a um ponto de contato que promova a experiência do usuário – levando esses usuários a seguirem o código.

O mais aconselhável é que aponte para o site corporativo ou a loja virtual, utilizando o próprio domínio.

  1. Escolha o design e personalize

Um QR code não precisa ser preto e branco. As empresas que oferecem orçamento obra residencial podem projetar e personalizar com base em requisitos específicos, como adotar a cor da identidade da marca.

Há ferramentas digitais que oferecem a opção de alterar a cor do plano de fundo e do primeiro plano do seu QR Code com base no tema e na escala de cores da campanha ou negócio. Também é possível incluir o logotipo da empresa no design do QR Code. 

Quando se trata de personalização de designs de QR Code, o único limite é a extensão da imaginação e criatividade.

Com isso, as empresas podem optar por imprimir esses QR Codes em qualquer material de marketing, sendo mais adequado para a categoria de negócios.

  1. Acompanhe as campanhas

Manter o controle de suas varreduras de QR code é uma maneira de definir o sucesso ou fracasso das campanhas que se utilizam dessa tecnologia. 

Para empresas com QR Codes impressos em diferentes materiais de marketing, as varreduras de rastreamento ajudam a identificar e classificar as ferramentas de marketing da mais para a menos eficaz, otimizando os resultados obtidos.

Como usar o QR code na rotina empresarial?

A seguir estão alguns usos de QR Codes que podem ser aplicados às empresas, independentemente dos segmentos a que pertencem.

  1. QR codes para adesão ao cartão de fidelidade

A incorporação de QR Codes com brindes é uma maneira eficaz para pequenas empresas aumentarem os assinantes de cartões de fidelidade. 

Distribuir algumas amostras do produto e oferecer acesso a descontos e brindes exclusivos para membros são estratégias úteis para construir uma base de fidelização de clientes, sendo um processo que pode ser agilizado com o QR code.

  1. QR Codes para aumentar os downloads de aplicativos

Um empreendedor que está iniciando as atividades, e se encontra no estágio de pequena empresa, mas já lançou um aplicativo próprio, pode disponibilizar cartazes incorporados com QR code em vitrines e diversos espaços de divulgação, expondo a ferramenta criada.

Essa é uma maneira interessante de criar conscientização e aumentar os downloads de aplicativos.

3. QR Codes para visibilidade nas redes sociais

Os QR codes podem criar visibilidade quanto a presença nas redes sociais e, dessa forma, aumentar o número de curtidas, compartilhamentos e seguidores para as páginas de perfil comercial de diversos nichos, indo de influencer digitais a marcas de ar condicionado em Salvador.

4. Outdoors com QR Code para ajudar na localização

Quando um empreendedor tem uma loja recém-inaugurada, e que os clientes ainda não conhecem, é possível direcionar materiais para alcançar esse público e até criar ações que disponibilizem informações e mapas para que essas pessoas possam chegar até a loja.

Nesse contexto, é possível vincular QR Codes em banners e outdoors informando sobre a nova loja e na página de destino incluir a localização nos mapas do Google. 

Colocar esses outdoors incorporados com QR Code em rodovias movimentadas e áreas densamente povoadas pode aumentar o tráfego no estabelecimento comercial.

5. QR codes para obter feedback do cliente

A partir do momento que um negócio passa a ser reconhecido, o empreendedor deve considerar o feedback dos clientes para melhorar pontos essenciais, como atendimento e precificação da cesta basica Campo Grande MS, entre outros produtos e serviços. 

A impressão de QR codes em recibos e etiquetas de produtos ou faturas de compra de clientes pode promover a obtenção de informações valiosas sobre os clientes vinculados a formulários de feedback de forma mais prática, tanto para a marca quanto para o consumidor.

6. Acompanhe as campanhas e redirecione os clientes 

Pequenas empresas podem usar QR codes dinâmicos para rastrear métricas de campanha de marketing digital, como o número de varreduras, dados demográficos, campanhas de melhor e pior desempenho e muito mais.

Isso permite otimizar as estratégias existentes e melhorar o ROI (Return Over Investiment), ou seja, o retorno de investimento, desde empresas de manutenção de elevadores até hotéis e pousadas, entre outros empreendimentos.

Além disso, os QR Codes dinâmicos podem ajudar as empresas a direcionarem clientes em potencial nas redes sociais, ou nas plataformas de pesquisa, com campanhas publicitárias relevantes para o site ou página de compra.

Isso permite que a empresa se envolva, de maneira significativa, com clientes em potencial e que interagem com a marca, mas ainda não converteram.

Os benefícios de usar QR codes

Os benefícios do uso de QR codes são inegáveis, ​​tanto para empresas quanto para consumidores, afinal, mais velocidade é agregada às transações comerciais. Com isso, muitas pessoas podem aproveitar a ferramenta para as atividades diárias.

Pontos de contato acessíveis, sem a necessidade de proximidade com o cliente, agora podem significar a diferença entre o sucesso e o fracasso de um negócio. 

Além disso, é preciso considerar que engajamento significativo em torno do bem-estar, sustentabilidade e responsabilidade social podem gerar mais fidelidade à marca do que economia, mas impactam diretamente no resultado final e na obtenção de lucros e base mais efetiva de consumidores.

Não importa quais as finalidades de uma empresa, seja desenvolvimento de projeto cozinha industrial ou apresentação de um cardápio de lanchonete, os benefícios dos QR codes podem se apresentar pela facilidade de uso.

Isso porque eles são digitalizados por scanners ópticos 2D. Ou seja, uma câmera comum de smartphone pode fazer o reconhecimento de um QR code com facilidade.

Além disso, os criativos podem apelar para a curiosidade humana. 

Para se ter uma ideia, segundo estudos divulgados pela Pitney Bowes Inc os códigos QR atraem pessoas especialmente curiosas, que também são mais propensas a digitalizar para verificar qual o redirecionamento configurado.

Esse apelo à curiosidade é um bônus para qualquer campanha de marketing, já que os consumidores e curiosos podem entrar em contato com a marca de forma interessante e mais criativa, causando uma boa primeira impressão e possibilitando o relacionamento futuro.

Outro fator que beneficia as empresas que se utilizam dos QR codes, é que eles são flexíveis, com um direcionamento fiel ao que se pretende apontar dentro da jornada do consumidor.

Como os códigos QR geralmente direcionam os clientes para o material de marketing online, a atualização de imagens, cópias e detalhes é fácil. Nada precisa ser reimpresso ou redistribuído se algo precisa mudar.

Conclusão

No final das contas, os QR codes beneficiam muitos segmentos. Além de economizar tempo e energia, também permite medir adequadamente a campanha de marketing, pois eles fornecem os dados de que a empresa precisa. 

Eles passam pelos sistemas e podem ser examinados ainda mais por meio de análises. Naturalmente, é preciso configurar as métricas adequadas, como local, horário e frequência, para garantir o sucesso das campanhas promocionais.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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