Planejamento estratégico e plano de ação: Entenda as diferenças

Toda empresa é iniciada a partir de uma ideia, que em sequência deve implementar um planejamento estratégico e plano de ação para que possa ser concretizada.

Cada um desses conceitos deve ser considerado conforme as características que apresentam – para cada fase da ação – e nos momentos apropriados para implementação. Basicamente, os termos podem ser compreendidos como etapas de um mesmo fluxo.

Um planejamento estratégico é o roteiro para o sucesso de uma empresa, conectando a tomada de decisões com uma visão compartilhada. 

Quando devidamente implementado, o planejamento estratégico afeta todos os departamentos e todos os níveis interessados de uma empresa. Mas projetar um roteiro para o futuro é apenas uma parte do processo. 

Se não houver a devida implementação, os objetivos e marcos que foram mapeados meticulosamente podem ser perdidos, ficando armazenados, ou não trazer os resultados esperados para o desenvolvimento da marca.

Por isso é preciso a complementação, ou seja, um plano de ação para escolher a melhor rota a ser seguida e, assim, navegar e alcançar as metas e objetivos traçados com efetividade e considerando os passos e marcos necessários.

O que é um planejamento estratégico?

Um planejamento estratégico é um plano, layout, design ou ideia usada para atingir um objetivo específico, sendo muito flexível e aberto para adaptação e mudança, quando necessário.

Uma estratégia é mais útil quando criatividade, colaboração e inovação são de extrema importância, pois ela incentiva a abertura e o debate de todos os lados da equação, além de abranger perguntas e respostas prontas e eficazes. 

O planejamento estratégico permite um fluxo natural de pensamento e um impulso contínuo que se desenvolve até que o sucesso não seja apenas alcançado, mas as expectativas sejam além do esperado. 

Uma estratégia pode surpreender, impressionar e colocar a empresa no caminho certo para se tornar uma potência competitiva.

Essa estratégia, inclusive, pode se dar em diferentes níveis e setores, considerando desde a mudança na embalagem de um produto até um novo software ou um objetivo como ampliar as vendas em 10%.

Nesse sentido, uma equipe de negócios pode ter um plano para lançar um novo produto com etiquetas para produtos de limpeza apropriadas. 

Pesquisa, design, fabricação, colocação de produtos e marketing são processos necessários nesse planejamento, e devem ocorrer dentro de prazos e orçamento designados.

Novos produtos continuarão a passar pelo mesmo processo até que os responsáveis decidam sobre um produto vencedor, ou mesmo caso os clientes demonstrem mais interesse sobre um dos materiais. 

Em contraste, uma equipe de negócios estratégica usará as lições aprendidas para determinar o que pode ser feito e o que deve ocorrer de forma diferente, qualificando o desenvolvimento do produto e de projetos.

A inovação será aplicada em todos os processos de design e fabricação. A equipe usará a previsão para determinar o que os clientes desejam e as técnicas de marketing criativas também devem ser consideradas para a devida adesão e divulgação do item/serviço.

O que é um plano de ação?

Um plano é um arranjo, um padrão, um programa ou um esquema para um propósito definido. 

Um plano é muito concreto por natureza e não permite desvios, seja na construção de móveis com estrutura de ferro, seja na disposição de mesas em um salão de restaurante.. 

Se o “Plano A” não funcionar, não se altera e tenta novamente. Em vez disso, é preciso passar para o “Plano B”; algo totalmente diferente.

Um plano é mais útil quando considera diferentes cenários e se mantém bem organizado quanto ao caminho escolhido.

Além disso, segui-lo com rigor é prioridade, pois ele fornece uma estrutura para as decisões e processos, bem como traça uma direção segura a seguir, com marcos a serem ultrapassados ​​para alcançar o objetivo final. 

Um plano elimina a falsa confiança e aumenta a estabilidade, trazendo transparência ao trabalho, sem deixar espaço para suposições.

Afinal, as práticas adotadas são baseadas em dados e análises de cenários, comprovando toda a dedicação, pensamento e esforço empreendidos para o crescimento empresarial.

Os tipos de planos incluem:

  • Contingência; 
  • Financeiro;
  • Operacional;
  • Sucessão;
  • Tático.

O primeiro ponto direciona para a necessidade de ser proativo quanto a verificação de possíveis cenários de risco que podem ocorrer, de modo a estar preparado para lidar melhor com eles.

Já o plano financeiro de empresas de auditoria em SP deve considerar o orçamento disponível e a prospecção de crescimento, levando em conta o fluxo de caixa e investimentos necessários.

Para isso, é fundamental que seja realista e plausível para o que se pretende oferecer ao público-alvo e ao orçamento disponível, considerando o desenvolvimento esperado para o negócio.

O terceiro ponto, o plano operacional, deve ser focado em procedimentos e processos específicos e rotineiros, estabelecendo fluxos de atividade para a realização adequada do trabalho, organizando e otimizando os processos.

A sucessão deve ser pensada para a continuidade do negócio. Assim, mesmo que um funcionário venha a faltar, já há uma linha de sucessão e um colaborador apto para exercer a atividade com maestria, qualquer que seja o cargo ou função dentro da empresa. 

Por fim, o plano tático diz respeito à responsabilidade e funcionalidade dos demais departamentos que formam uma empresa, organizando métodos estratégicos para as atividades.

Planejamento estratégico versus plano de ação

Um planejamento estratégico forte descreve a visão para o futuro e ajuda a priorizar metas, tomar decisões, avaliar recursos e reunir funcionários, membros do conselho, partes interessadas e cidadãos em torno dessa missão compartilhada, possibilitando que as práticas sejam iniciadas de forma embasada.

Os componentes de um plano estratégico incluem:

  1. Objetivos abrangentes que especificam as metas que a empresa está tentando alcançar em um curto e longo período de tempo;
  2. KPIs (Key Performance Indicator – indicadores-chave de desempenho), que sejam acionáveis ​​e quantificáveis ​​para medir com precisão o progresso em metas de curto e longo prazo;
  3. Principais iniciativas e projetos a serem implementados para ajudar a organização a avançar em KPIs e atingir metas determinadas.

Uma vez que um planejamento estratégico é criado, o próximo passo é um plano de ação para usar, por exemplo, uma máquina de solda mig mag em uma serralheria e agilizar a produção, alcançando bons resultados para a marca de forma específica.

Um plano de ação, ou implementação inclui as atividades do dia a dia de uma organização em um período de tempo especificado que permitirá o plano estratégico, somado à alocação de recursos que impulsionaram o plano estratégico.

Também inclui itens de ação pertencentes a diferentes departamentos ou membros da equipe, em conjunto com uma estrutura e cronograma de relatórios de progresso, para essa melhoria constante.

A necessidade de planejamento estratégico e ação

Quando se trata de projetar um planejamento estratégico e atingir as metas organizacionais para avaliação e perícia na construção civil, muitas organizações não executam as próprias estratégias de forma efetiva ou não conseguem identificar a rota e práticas para tornar isso possível.

Assim, a importância de ter um plano de ação além da estratégia é a chave para o sucesso. Um não pode acontecer sem o outro.

O plano de ação possibilita que o planejamento estratégico se torne operacional/real, ou seja, ele dá vida à estratégia e permite que os resultados sejam alcançados.

O objetivo do plano de ação é fornecer à equipe responsabilidades, tarefas e recursos para tornar a estratégia impactante e efetiva.

Assim, ter os dois planos implementados ajuda a organização a transformar a estratégia de um documento bidimensional em ação mensurável.

Não se pode ignorar os detalhes

O plano de ação para inclusão de peças para compressor de ar em uma linha de produção deve ser visto como a arquitetura e definição de metas bem embasadas. 

Sem um conjunto realista de etapas incrementais, as estratégias abrangentes provavelmente não se formarão da maneira mais adequada. 

Estratégias poderosas são feitas a partir dos blocos de construção certos, e toda uma vontade de agir.

Esse ponto se torna crítico ao trabalhar em grandes equipes, em que as metas desejadas podem ser complexas e compostas por muitos componentes técnicos individuais.

Para o conselho de administração, os planos de ação formam a base das estratégias encontradas no plano estratégico de 3 a 4 anos. 

Nesse sentido, o planejamento estratégico para controle tecnológico de concreto deve ser um documento robusto, descrevendo as principais prioridades da organização e as etapas necessárias para chegar lá em um prazo acordado.

Se os planos de ação não apoiarem as estratégias-chave, há pouca ou nenhuma chance de realizar as estratégias com sucesso e no prazo permitido, ou dentro das limitações de recursos.

Planos de ação são facilitadores das estratégias

Para garantir que um planejamento estratégico seja concretizado, é necessário estabelecer planos de ação específicos para cada uma das estratégias definidas.

Este é um processo simples de obter o resultado desejado para uma determinada estratégia, fazendo um brainstorming do que seria necessário para atingir esse objetivo, antes de preencher os detalhes práticos de como isso será realizado.

Durante este processo, é importante lidar com quaisquer ambiguidades, mesmo que seja necessário comprar nobreak para garantir a energia durante os processos de produção. 

Reconhecer quaisquer incógnitas ajudará a resistir à armadilha das estratégias de papel, em que uma estratégia desejada parece ótima na idealização, mas os planos de ação não são fortes o suficiente para tornar essa meta realidade.

Sem a responsabilização dos planos de ação, o planejamento estratégico corre o risco de ser apenas uma lista de desejos.

Conclusão

As medidas de sucesso ajudam a empresa, líderes e gestores, em conjunto com as equipes de trabalho, a avaliar se o plano de ação foi ou não um sucesso. As medidas de sucesso fornecem o mecanismo de responsabilidade para o Conselho e os funcionários.

As datas de início e término de qualquer plano de ação fornecem um mecanismo de priorização. Quando combinados, eles garantem que o projeto seja iniciado e concluído no prazo adequado.

No mais é preciso tomar cuidado e colher os frutos de um plano de ação alinhado à direção estratégica.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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