Gestão 360: guia completo de crm com interação WhatsApp

A experiência do cliente tornou-se um diferencial que estimula as empresas a buscarem maneiras de otimizar e qualificar os seus processos. Para atender a  essa oportunidade, o CRM com integração Whatsapp surgiu com o intuito de aprimorar o relacionamento com o cliente e impulsionar resultados.

Esse sistema de gestão foi pensado para qualificar operações e trazer soluções que considerem as expectativas do cliente. Essa oportunidade é uma porta para obter outros resultados consequentes dessa implementação, como por exemplo, ampliar as oportunidades de vendas através de um atendimento ágil e personalizado. 

Além disso, essa é uma ótima estratégia para a construção de um branding consolidado e com autoridade no mercado. Sobretudo, em um cenário cada vez mais competitivo e com um público cada vez mais exigente. 

Sendo assim, as empresas são provocadas a investir na qualificação dos seus produtos e serviços. Com esse novo conceito de negócio, em que se relaciona a satisfação do cliente a alta performance. 

Nessa perspectiva, a  gestão 360° surge como uma poderosa solução para empresas que desejam dominar a jornada do cliente, fortalecer o relacionamento com o público e alcançar um novo patamar de sucesso. Continue acompanhando para saber mais! 

Entenda como impulsionar as vendas do seu WhatsApp Business 

Um dos principais motivos que levam empresas a investirem no CRM com integração Whatsapp , tem relação com o acesso a um histórico completo e centralizado em um único lugar. 

Desse modo, você consegue considerar, desde o primeiro contato com o seu lead até a efetivação da compra e o pós-venda. Com a ajuda desta ferramenta, você acessa toda a jornada do seu cliente em um único painel de visualização.

Além disso, você também terá acesso a dados abrangentes e detalhados com informações valiosas, como dados de contato, histórico de compras, preferências e outras informações úteis, sobretudo, para o time comercial. 

Outra vantagem está na segmentação personalizada com base em diferentes critérios, como o perfil demográfico, histórico de compras e comportamento de navegação. Esses dados são fortes aliadas para direcionar as melhores ações de marketing e vendas.

A fluidez da comunicação omnichannel, é outro motivo que leva negócios de diferentes segmentos a considerarem essa integração relevante. 

Isso porque, além de uma interação impecável, trata-se de um diferencial positivo pela perspectiva dos seus clientes. Afinal, permite que eles iniciem a conversa em um canal e a finalizem em outro, sem interrupções e morosidade. 

Saiba como potencializar as suas vendas sem deixar de fidelizar clientes 

Com base no histórico de compras e nas preferências do público-alvo, você consegue entender melhor a jornada do seu cliente e classificá-lo dentro de um determinado grupo. 

Desse modo, com a ajuda da segmentação da base de contatos, as ofertas personalizadas ganham força e podem ser disparadas apenas para um grupo específico, o que torna as  ações mais assertivas. Isso representa maiores chances de performar e fidelizar clientes. 

A automação dos processos de vendas, também é uma solução para reduzir o tempo investido em tarefas repetitivas, como o envio de emails de follow-up, geração de orçamentos e agendamento de demonstrações, liberando o tempo da sua equipe para exercer atividades estratégicas.

Outra alternativa, é aumentar a taxa de retenção com um atendimento personalizado e proativo. Nesta etapa, você consegue antecipar as necessidades e oferecer soluções relevantes, aumentando a taxa de retenção e o valor da vida útil do cliente (LTV).

Além das vendas: Aprimore o atendimento ao cliente e crie experiências positivas 

O suporte instantâneo e personalizado via WhatsApp é um grande aliado para que os seus clientes se sintam satisfeitos e com suas dúvidas devidamente respondidas.  

A resolução rápida de problemas é um aspecto relevante para conquistar e fidelizar contatos. Por mais excelente que o seu serviço seja, isso não significa que os problemas não irão surgir. 

No entanto, com um plano estratégico onde a solução de um possível problema é pensada de forma antecipada, é garantido resolver e apresentar soluções imediatas com mais agilidade e eficiência.

O histórico de conversas unificado facilita o acompanhamento do relacionamento e a personalização do atendimento. Isso permite uma avaliação de desempenho em tempo real com o monitoramento instantâneo, identificando pontos de melhoria e novas oportunidades.

Afinal, quando falamos em experiência, é preciso trazer soluções imediatas e que vão de encontro com as expectativas do seu público. Para a maioria dos casos, o atendimento humanizado e empático é preferível. 

E, por isso, a nossa recomendação é que o atendimento combine a agilidade dos chatbots com a expertise da sua equipe humana.  

Saiba como obter bons resultados com a ajuda do CRM com integração Whatsapp 

Um dos mais vantajosos resultados dessa integração tem relação com a atração de leads qualificados. 

No entanto, para ter esse alcance, é necessário criar um funil de vendas funcional com a ajuda do CRM. Através disso, é possível atrair potenciais leads por influência de uma campanha promocional ou de outra ação estratégica com foco na atração e conversão. 

Entenda mais sobre o funil de vendas e como ele influencia 

Imagine um funil em forma de cone, onde cada etapa representa a jornada do cliente em direção à compra. No topo do funil, encontramos um grande número de visitantes, que demonstram interesse inicial na sua empresa ou produto.

À medida que avançam pelas etapas, esse número diminui, mas a qualidade dos leads aumenta. No fundo do funil, encontramos os clientes fieis, prontos para realizar novas compras e até mesmo indicar sua empresa para outros.

A seguir, confira as etapas do funil de vendas: 

Topo do Funil (ToFu): atração e conscientização

O objetivo é atrair visitantes para o seu site ou loja física através de marketing de conteúdo, SEO, mídias sociais, anúncios e outras estratégias.

Nesta etapa, as ações têm como foco criar conteúdos informativos e relevantes para otimizar seu site para mecanismos de busca, participar de eventos, publicar anúncios direcionados e utilizar as mídias sociais para se conectar com seu público-alvo.

Meio do Funil (MoFu): consideração e nutrição

Nesse estágio, é preciso converter visitantes em leads qualificados, oferecendo conteúdo de valor e incentivos para que forneçam os seus dados de contato.

Para continuar nutrindo e estabelecendo uma conexão com o seu  público, é recomendado criar e-books, whitepapers, webinars e outros materiais ricos que aprofundem o conhecimento do mercado sobre seus produtos ou serviços. 

Para estreitar laços, uma ótima tática é oferecer descontos ou brindes em troca de informações de contato ou apostar no envio e-mails personalizados com conteúdos relevantes para cada lead.

Fundo do Funil (BoFu): decisão e fechamento

Essa etapa é essencial para demonstrar o valor do seu produto ou serviço, sobretudo, como uma solução para um possível problema do seu cliente. 

Por isso, é imprescindível entrar  em contato com os leads para entender suas necessidades e objetivos, apresentar demonstrações ou provas sociais, negociar preços e condições de pagamento, oferecer suporte durante o processo de compra e estabelecer maior proximidade. 

Pilares estratégicos do Funil de Vendas:

  • Autoridade: Posicione-se como um especialista em seu nicho, criando conteúdo de alta qualidade e compartilhando seu conhecimento com o público.
  • Necessidade: Demonstre como seu produto ou serviço resolve os problemas do seu público-alvo, utilizando storytelling e depoimentos de clientes satisfeitos.
  • Tempo: Crie um senso de urgência, oferecendo promoções por tempo limitado ou descontos exclusivos para quem agir rápido.
  • Oferta: Apresente uma oferta clara e convincente, destacando os benefícios e diferenciais do seu produto ou serviço.

O WhatsApp é um excelente canal para servir como isca para atrair novos contatos, sobretudo, quando envolve campanhas de marketing. No entanto, para que essa estratégia apresente os resultados esperados, é interessante realizar a nutrição automática, a fim de ter maior alcance e viabilizar o envio de mensagens personalizadas.

Afinal, a comunicação personalizada, é fundamental para construir relacionamentos duradouros. Com a ajuda do funil, você poderá acompanhar toda a jornada do cliente através das informações coletadas.

Desse modo, é possível realizar a segmentação estratégica, selecionando mensagens adequadas para cada grupo de contatos, e assim, definir as estratégias mais pertinentes para cada nicho específico. 

Com essa solução, você consegue acompanhar todas as oportunidades de venda no CRM e negociar diretamente pelo WhatsApp. Inclusive, vale reforçar que, além de atrair novos contatos, é também um canal exponencial para manter os seus clientes engajados com mensagens personalizadas e ofertas exclusivas.

Domine a arte de vender pelo CRM com integração Whatsapp

Atualmente, o WhatsApp é um canal indispensável para engajar e criar oportunidades de venda. Sua praticidade e instantaneidade o tornaram a ferramenta preferida entre muitos clientes que buscam  algum tipo de interação com empresas. Mas, como vender de forma eficaz pelo WhatsApp? A resposta está no uso do sistema de gerenciamento.

O CRM com integração Whatsapp, são aliados poderosos para aumentar suas vendas e alcançar um outro nível para os seus atendimentos. Ao usar o CRM de forma estratégica, você pode otimizar processos  e aumentar a conversão de leads de modo prático e intuitivo. 

Escolha o CRM da Kommo e alcance um novo patamar de sucesso. Acesse diversas funcionalidades disponíveis para criar novas oportunidades de vendas para o seu negócio.

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