Sustentabilidade e tecnologia: entenda o que ambos têm em comum

As mudanças pragmáticas que a sociedade observa ao longo do desenvolvimento da história encaram um novo capítulo, agora envolvendo sustentabilidade e tecnologia, principalmente no que se refere à proteção do meio ambiente, de uma forma global.

À medida que continua a demanda por mais transparência e responsabilidade das empresas em relação aos esforços ambientais, sociais e de governança, elas gastam tempo e desenvolvem planos para promover ganhos financeiros significativos para toda a sociedade respeitando essas diretrizes e promovendo benefícios à comunidade. 

Como o avanço da tecnologia se mostra ultrapassando os limites a cada dia que passa, as soluções digitais, ao menos nesse início do século XXI, podem oferecer suporte para encarar os desafios que se mostram cada vez maiores.

As empresas têm aproveitado a tecnologia para otimizar o desempenho dos próprios negócios há muito tempo. 

Tendo em vista que o emprego de dados digitais e processos robotizados se torna mais presente nas linhas de produção, e também em outros modelos de negócios, é preciso aproveitar para incentivar as práticas de negócios sustentáveis. 

A sustentabilidade e tecnologia estão alinhadas aos esforços e oportunidades ESG (Environmental, Social, Governance), ou seja, que trata de questões Ambientais, Sociais e de Governança corporativa. 

Com isso, as empresas começam a descobrir a rápida expansão e o potencial que a tecnologia oferece tanto para a indústria de necessaires personalizadas quanto para o setor da construção civil. 

Sobre as oportunidades ESG nas empresas

Antes de entender como a sustentabilidade e tecnologia se alinham dentro das empresas, é preciso entender o que são as oportunidades ESG, e como se estrutura em um ambiente corporativo. 

Inicialmente, a estrutura ESG era usada apenas por investidores para determinar investimentos adequados. 

No entanto, na virada do século, a partir dos anos 2000, as oportunidades ESG ganharam mais reconhecimento entre os mais variados investidores do setor industrial, que trabalham a partir de um centro de usinagem e linhas de produção de bens de consumo de massa. 

Isso se deu por causa de maior atenção de governos e reguladores em face aos fatores ambientais, sociais e governamentais, tratando de cobranças para maior conscientização pública sobre a influência ambiental e social nas empresas. 

Sendo assim, é um tipo de estratégia que não é abstraída do lucro. Pelo contrário, o lucro ainda é o objetivo principal. 

Os índices ESG são uma forma de realizar o lucro alterado, realocando capital financeiro para projetos que visam:

  • Igualdade social;
  • Mundo mais justo;
  • Preservação do meio ambiente.
  • Respeito à individualidade das pessoas;
  • Responsabilidade no uso de recursos naturais.

Assim, as empresas, investidores e consumidores buscam um olhar diferente para o mundo, considerando uma perspectiva de longo prazo. 

A ideia do emprego de oportunidades ESG, então, serve como forma de preservar a história, os recursos naturais, fazendo com que todos sintam-se parte do processo e preservando o planeta para a continuidade de atividades e bom relacionamento social. 

Nesse ponto, a sustentabilidade e tecnologia se alinham a partir de práticas conjuntas, como a instalação de placa energia solar em galpões industriais para o abastecimento de eletricidade com o uso de uma fonte que não causa qualquer prejuízo poluente.

Inovações tecnológicas com prioridade sustentável

Para entender como as organizações podem superar os desafios que governos e organizações não governamentais cobram de forma incessante e, ao mesmo tempo, ser lucrativas e oferecer inovação de forma pragmática, é preciso alinhar sustentabilidade e tecnologia.

A sustentabilidade requer transformação, e a maioria das organizações está descobrindo como consolidar novas tecnologias e novas medidas para prosseguir com o desenvolvimento e estruturação ESG. 

A tecnologia está moldando a sustentabilidade e permitindo níveis avançados de produtividade e eficiência. 

Por esse ângulo, é possível apresentar 5 inovações tecnológicas que estão acelerando, amplificando e priorizando a sustentabilidade no mundo dos negócios, nos mais diversos segmentos produtivos. 

  1. Blockchain

O blockchain é o nome de uma tecnologia totalmente nova. Como o nome indica, é uma sequência de blocos, ou grupos de transações, que são encadeados e distribuídos entre os usuários. 

Apesar de não ser uma criptomoeda, essa tecnologia já teve impacto positivo em setores como Energia e Serviços Financeiros voltados para escritório contábil, redefinindo sistemas quebrados e segurança do consumidor de dados em transações que podem ser vistas como financeiras.. 

Na verdade, o blockchain é um divisor de águas para o gerenciamento da cadeia de suprimentos, permitindo maior transparência e eficiência nos meios digitais. 

A complexidade de como as cadeias de suprimentos são gerenciadas atualmente é extraordinária. 

O blockchain tem o potencial de permitir que empresas e consumidores rastreiem transações com mais segurança e transparência e, assim, podem garantir que os fornecedores estejam aderindo à missão e aos valores corporativos, seja gestão ambiental ou fabricação e produção sustentável. 

Ou seja, o blockchain funciona como um registro imutável de transações que não precisam depender de uma autoridade externa para validar a autenticidade e integridade dos dados. 

As transações são tipicamente econômicas mas, ainda assim, pode-se armazenar qualquer tipo de informação nos blocos. 

  1. Mineração de dados

Ter uma visão de riscos e oportunidades ESG para uma empresa de engenharia civil, por exemplo, é cada vez mais importante, principalmente porque as informações estão se tornando inegociáveis. 

Isso ocorre tanto por parte dos reguladores e representantes governamentais, quanto pelas partes interessadas em geral, como investidores e consumidores finais.

A falta de dados homogêneos e de alta qualidade, dentro de um mundo no qual cada vez mais dados são produzidos, representa um verdadeiro desafio para as empresas que buscam uma visão fácil de atributos relacionados ao ESG.

As ferramentas de mineração de dados se tornam cada vez mais avançadas, sendo desenvolvidas a partir de cursos profissionalizantes de tecnologia, o desenvolvimento fornecerá acesso a informações e insights que antes não eram fáceis de utilizar. 

Isso pode ser observado desde o aprendizado de máquina ao reconhecimento óptico de caracteres, capacitando todas as partes e levando ao aprimoramento de valor de maneira rápida e eficiente. 

  1. I.A. – Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial não se limita apenas a prever e modelar iniciativas sustentáveis, mas tem o potencial de transformar os processos de relatórios da empresa quando se trata de ESG.

Essa manobra digital amplia o alcance quando se estabelece além dos limites industriais, por exemplo, chegando até serviços de administração de condomínios em São Paulo, ou qualquer outra metrópole ou cidade menor. 

Enquanto as informações de sustentabilidade fluem para o mercado, a I.A. permite que as empresas analisem esses grandes conjuntos de dados em uma velocidade incomparável há até pouco tempo atrás. 

Conforme o valor dos dados ESG é melhor compreendido e cada vez mais exigido, a I.A. oferece a oportunidade de analisar, de forma inteligente, grandes quantidades de dados fragmentados, traçando novos caminhos sustentáveis para os negócios. 

  1. IoT – Internet das Coisas

A sigla IoT vem do termo em inglês Internet of Things, que em tradução livre é conhecido como Internet das Coisas. 

A IoT se mostra como um dos avanços tecnológicos mais significativos que afetarão a economia global nas próximas décadas. 

Projetos que aproveitam o poder da IoT podem contribuir para alcançar os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, tendo alcance global e conexão com pessoas e objetos que, antes, não eram completamente alcançados. 

Desde a implementação de um hospital veterinário 24 horas para melhorar a qualidade de vida em áreas menos desenvolvidas do país e do mundo, a Internet das Coisas pode levar o desenvolvimento sustentável adiante. 

Isso implica em cidades mais inteligentes para energia mais limpa, e nisso reside a oportunidade real para as empresas contribuírem, de maneira positiva, para os objetivos de desenvolvimento sustentável. 

  1. Análise preditiva

A velocidade máxima na qual os dados serão produzidos e analisados, em um futuro próximo, significa que as empresas terão ferramentas de tomada de decisão e sistemas de suporte aprimorados para a construção de uma visão e estruturamento de governança. 

Moldar esses dados em verdades que podem ser aplicáveis para a estratégia e o desenvolvimento de sustentabilidade e tecnologia de uma empresa é essencial não apenas para criar valor, mas também fornecer informações essenciais às partes interessadas. 

As tecnologias analíticas preditivas podem enfrentar esse desafio, identificando questões ESG relevantes, sinalizando riscos e comparando o desempenho de sustentabilidade de uma empresa em relação aos concorrentes que estão presentes no mercado fornecedor. 

Conclusão

No mundo atual, a abundância de dados que podem ser voltados para o setor ambiental, social e governamental corporativo é monumental, e não tem limites para alcançar em um curto espaço de tempo. E nem mesmo a longo prazo. 

Desenvolvimentos significativos em tecnologia têm o poder de permitir que as empresas possam agregar e analisar os dados ESG e de sustentabilidade em níveis que, até bem pouco tempo atrás, se mostravam impossíveis. 

O desafio que fica para as empresas é adotar as tecnologias que se mostram disruptivas para obter informações e assim aplicar estratégias valiosas sobre o crescimento sustentável e de longo prazo em conjunto com a tecnologia, obtendo resultados mais efetivos e duradouros.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Portal de notícias atualizado diariamente para você. Nossa curadoria de conteúdo é pensada exclusivamente para informar e entreter nossos leitores diários. Tenha a certeza de que em nosso portal de conteúdo, você terá sempre a melhor fonte de informação a sua disposição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezessete − doze =