Skincare: o que é e qual a importância desse cuidado?

Contar com uma rotina de cuidados com a pele é fundamental para assegurar que, no médio e longo prazo, fatores como a poluição, rugas e o sol não ocasionem o envelhecimento precoce. A rotina de skincare é responsável por prevenir tais ações 

O termo é inglês e refere-se ao conceito de cuidados com a pele, e especialistas em dermatologista para pele negra frequentemente alertam seus pacientes sobre os benefícios em manter os cuidados como um hábito, e não algo pontual.

Muito se engana quem acredita que o skincare é resumido com o uso de hidratantes e filtro solar, ainda que fazer o uso destes dois produtos seja benéfico ao corpo. Mas, de acordo com profissionais da área, a pele necessita que outras etapas sejam realizadas.

Esses cuidados não são exclusividade de pessoas com a pele seca ou mista, aliás, quaisquer tipos de pele devem receber atenção. Portanto, é essencial consultar um médico para definir os produtos ideais a serem usados para cada tipo de pele.

As peles oleosas merecem atenção especial, já que são mais propícias ao desenvolvimento de acnes. Todavia, cabe enfatizar que não é de exclusividade inteiramente deste tipo de pele o acometimento de acne, cravos e espinhas.

Diversas vezes os fatores hormonais influenciam na saúde da pele, por esse motivo, fazer o acompanhamento correto com um dermatologista é fundamental. A alimentação também deve ser observada, uma vez que determinados alimentos pioram sua aparência.

Logo, dentro de uma clínica ginecologista mais próxima, pode ocorrer alertas aos pacientes que, tão importante quanto estabelecer um cronograma de skincare, é promover o equilíbrio hormonal e contar com uma alimentação saudável.

O cronograma ideal para cuidar da pele

O primeiro passo para definir as diretrizes de um cronograma de cuidados com a pele é compreender qual o tipo de pele você possui, fazendo com que a rotina traga verdadeiros benefícios.

Desse modo, em uma clínica de consulta especialidade médica em dermatologia, os profissionais orientam a observar o quanto de oleosidade existe no rosto, em quais pontos esse fator está presente e se há acnes ou espinhas, definindo então o tipo de pele.

Indo ao encontro da orientação dos especialistas, normalmente, nos indivíduos são encontrados os seguintes tipos de pele:

  • Pele seca;
  • Pele mista;
  • Pele oleosa;
  • Pele normal.

Algumas pessoas podem sentir dificuldade ao analisar o tipo de pele que possuem, e por isso acabam fazendo o uso de produtos incorretos, piorando a aparência e saúde. Sendo assim, no caso de dúvidas, consultar um especialista é fundamental.

É fato que, assim como a escolha de sala comercial compartilhada ideal para cada tipo de empresa depende de suas particularidades, a escolha dos produtos indicados para skincare de cada tipo de pele também deve seguir a mesma linha de raciocínio.

Apesar de certos tipos de pele exigirem cuidados específicos, existem processos que são padrão para todos, requerendo tão somente regular a frequência e intensidade em que serão realizadas as etapas.

1. Limpeza diária

Semelhante ao processo de limpeza do corpo, a skincare facial é a etapa cuja responsabilidade é de proporcionar o rejuvenescimento das células, evitando que resíduos de maquiagem, oleosidade e células mortas piorem sua aparência.

Por ser o primeiro passo dentro da rotina de cuidados, a limpeza deve ser feita logo pela manhã e também pela noite. Ao contrário do que algumas pessoas acreditam, essa etapa pode ser efetuada com o apoio de produtos simples.

A água micelar, gel de limpeza e sabonete para o rosto são os produtos mais indicados para remover as impurezas do rosto, impedindo até mesmo que a poluição venha acarretar no excesso de oleosidade.

Nas clínicas de estética existem produtos com a função de limpar as camadas mais profundas da pele, assim como o uso de laser co2 cicatriz acne potencializa a limpeza da pele, portanto, deve ser realizado exclusivamente com profissionais da área.

2. Esfoliação: cuidados profundos

Embora seja fundamental contar com o apoio da limpeza diária, nem sempre todas as impurezas são capazes de serem removidas apenas com os cuidados básicos, demandando uma etapa mais dedicada.

Além de promover a sensação de limpeza, a esfoliação tem a função de desobstruir os poros e estimular a renovação das células. Por possuir um caráter mais aprofundado na pele, tal etapa não deve ser realizada diariamente.

Exigindo atenção, a esfoliação deve ser feita por, no máximo, duas vezes na semana, com o intuito de não agredir a pele. Para potencializar os resultados de procedimentos estéticos como a remoção de manchas com jato de plasma para melasma, a esfoliação é indicada.

3. Hidrate-se 

Sem dúvidas, parte dos cuidados com a pele e com o corpo envolvem a hidratação. Isso porque o corpo humano é composto por, aproximadamente, 70% de água, o que mostra o quanto é essencial assegurar que o organismo esteja devidamente hidratado.

Além de ingerir ao menos dois litros de água por dia, conforme a orientação de médicos e outros profissionais da área da saúde, tal como o organismo, o corpo deve receber apoio de hidratantes e séruns para garantir sua hidratação e homogeneidade.

Cremes hidratantes e séruns têm funções importantes, pois podem vir acompanhados de ações antienvelhecimento, antioxidante e antimanchas, corroborando para maximizar a rotina de skincare estabelecida.

Como consequência da variedade de produtos disponíveis no mercado para a hidratação, torna-se difícil definir qual o mais indicado para implementar no dia a dia, mas visitar um dermatologista, que oriente adequadamente, tornará o uso correto do hidratante e sérum.

Cuidados específicos para cada tipo de pele

Cada organismo reage de diferentes formas diante do skincare. Em casos específicos, é preciso contar com a variação de intensidade para cada etapa, para que assim os resultados esperados venham a ser atingidos.

Sabendo que cada organismo possui suas particularidades, os especialistas em estética desenvolveram métodos como a criolipólise culote para melhorar o aspecto da pele em determinadas regiões, conforme a necessidade dos pacientes.

Fatores como alterações hormonais, herança genética e contexto atual podem afetar os resultados obtidos por diferentes indivíduos ao adotarem uma rotina de cuidados dedicados com a pele.

Todavia, cabe enfatizar que isso é completamente normal, afinal, corpos diferentes têm reações diversas, e certos tipos de pele podem ter um resultado mais rápido ou mesmo mais lento para começar a apresentar os efeitos.

Logo, é fundamental que os cuidados específicos sejam feitos de acordo com a orientação dos profissionais, além de que os pacientes devem seguir constantes nos tratamentos, afinal, somente com a constância será possível ver os resultados.

Os maiores vilões da skincare

Os cuidados com a pele podem ser realizados em casa sem maiores problemas, desde que seja dada a devida atenção para determinados agentes e hábitos que acabam se tornando nocivos para a saúde.

Para pessoas com maior propensão ao desenvolvimento da oleosidade intensa, a poluição e resíduos de maquiagem podem ser os piores vilões na missão de manter em dia a saúde facial.

Isso porque os fatores citados acabam obstruindo os poros, fazendo com que o corpo passe a produzir mais oleosidade, tornando o ambiente propício para o surgimento de acnes, cravos e espinhas.

Além disso, os raios solares e alimentos ricos em ácidos são um ponto que devem receber a devida preocupação, afinal, são prejudiciais para a pele, pois acarretam em feridas e queimaduras.

Portanto, evitar que alimentos ácidos como limão e laranja cheguem perto da pele, além do uso regular do filtro solar, são ações fundamentais para impedir que manchas e queimaduras prejudiquem não só a aparência, como também a saúde da derme.

Considerações finais

Ao analisar os riscos que o corpo, pele e rosto são expostos diante do cotidiano, fica nítida a necessidade de investir em uma rotina adequada de cuidados para evitar o envelhecimento precoce, acnes, oleosidade e prolongar a sensação de bem-estar.

É fato que, com a popularidade do skincare nos últimos anos, são encontradas diversas opções de produtos e até mesmo procedimentos, para os mais variados orçamentos, tipos de pele e problemas acometidos.

Cabe enfatizar, no entanto, que algumas etapas devem ser realizadas exclusivamente por profissionais da área com uniforme de trabalho personalizado e a expertise adequada para evitar que quaisquer procedimentos sejam feitos incorretamente.

Além disso, é possível ter os cuidados feitos em casa conforme a orientação de médicos e especialistas, seguindo o passo a passo em cada etapa realizada, com a finalidade de proporcionar uma boa estética e saúde para a pele facial.

Contudo, pode-se compreender que o skincare é essencial para assegurar que a pele esteja saudável, isto é, também é fundamental combinar a rotina de cuidado com a ingestão de água e alimentação adequada.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Portal de notícias atualizado diariamente para você. Nossa curadoria de conteúdo é pensada exclusivamente para informar e entreter nossos leitores diários. Tenha a certeza de que em nosso portal de conteúdo, você terá sempre a melhor fonte de informação a sua disposição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

4 + dezoito =