Para que é indicado a massagem facial?

A massagem facial vai muito além do que uma técnica com objetivos estéticos, uma vez que trata-se também de algo diretamente ligado à saúde humana, principalmente a saúde do rosto, que é capaz de beneficiar outros pontos do corpo.

Sendo uma união entre relaxamento com um tempo de beleza, a massagem facial está diretamente ligada à contribuição para que a circulação de sangue no rosto seja feita de uma maneira positiva e gerando uma oxigenação na pele.

Da mesma forma que a massagem para emagrecimento ajuda em todo o corpo, promovendo um aspecto melhor por meio do tratamento, as massagens em geral ajudam no aumento da produção de colágeno e da elastina presentes na pele.

Esses dois componentes são responsáveis pela aparência saudável da derme.

O surgimento da massagem na humanidade

Tão antiga quanto diversas outras técnicas, a massagem pode ter registros no cotidiano humano ainda nos períodos pré-históricos, sendo inicialmente usada como um tratamento para curar feridas e lesões, posto que acreditavam no bem-estar ao esfregar as infecções.

Aproximadamente 3.000 a.C, civilizações como as egípcias, gregas, japonesas, chinesas e hindus já usavam a massagem como prática de bem-estar, e foi por volta de 2.800 a.C que, na China, começou a ser feita de uma maneira medicinal.

Com o passar dos anos, a massagem foi sendo adaptada e modificada dependendo da região, e algumas técnicas com finalidades medicinais ainda são utilizadas até a atualidade, como as massagens terapêuticas shiatsu.

Essas, por sua vez, tiveram sua origem no Oriente e tem como método a pressão em certas partes do corpo, usando os polegares, as palmas das mãos ou demais dedos, com a intenção de liberar a energia bloqueada e até mesmo tratar certas doenças.

Hipócrates, uma das figuras mais importantes no ramo e na história da medicina, recomendava que esfregar o corpo era um meio de ajudar a combater as dores, o que, com o tempo, acabou levando a prática de massagem para os atletas que competiam.

Principalmente antes dos exercícios, como uma forma de preparar os músculos para o que viria em seguida, e fazendo massagens quando terminava para os treinos ou as competições, são algo que também existe até a atualidade.

Em um período da história, a massagem foi banida da Europa por ser vista como um ato pecaminoso pela Igreja, devido ao contato físico de modo tão aberto, e só teve retorno quando o francês Ambroise Paré desmentiu o rótulo de pecado no século XVI.

Ganhando cada vez mais a Europa e, aos poucos, o mundo, a massagem passou a ser uma parte importante da sociedade ganhando novas formas de serem feitas com o tempo, ao passo que existem aparelhos que podem ajudar durante as sessões.

Qual a finalidade da massagem facial?

Sendo uma alternativa para cuidar do rosto, a massagem facial pode ser um método de cuidados sem grandes agressividades, porque um dos seus propósitos, além da questão estética, é aliviar as tensões do dia a dia que se concentram nos músculos da face.

Como a complexidade de uma instalação de ar condicionado cassete e uma rotina árdua de trabalho, a massagem facial serve como um refúgio para acalmar os ânimos. Inclusive, ela pode ajudar em várias partes do corpo, dentre elas:

  • Os músculos;
  • No sangue;
  • Produção de colágeno;
  • Combate ao estresse.

Ao serem estimulados pelas massagens faciais, os músculos obtêm um maior relaxamento, o que pode aliviar as partes de maior tensão e que, com o tempo, são as responsáveis por gerar marcas de expressão.

Já em relação ao sangue, a massagem tanto facial quanto a corporal pode ajudar na dilatação dos vasos, o que acaba sendo um contribuinte para que o sangue corra pelas veias com maior precisão e de forma adequada por todo o corpo.

Quanto mais velha a pele vai ficando, mais a quantidade de proteína natural é reduzida com o passar dos anos, como um rodapé madeira cumaru que, com o passar dos anos, perde um pouco de seu brilho.

O que torna importante a massagem para que a produção de colágeno, a proteína produzida naturalmente, seja constantemente fabricada mesmo que em um menor número para que a pele se mantenha firme, ainda que isso demande a ajuda de cremes. 

Em todo o caso, a massagem facial pode ser uma ótima válvula de escape contra momentos estressantes, podendo ser feita por um esteticista ou até por conta própria. 

Quais os benefícios ao fazer massagem facial?

Assim como todo o cuidado de estética que a massagem facial promove, ela também pode trazer algumas vantagens para a pessoa que se utiliza deste método, entre elas.

1. Remoção das células mortas

Por conta dos atritos durante a sessão, a massagem remove mais facilmente as peles mortas junto a outras impurezas que estão no rosto, como ao lavar uma divisória de vidro com persiana embutida para ficar esta ficar conservada.

As células mortas podem acabar oferecendo uma opacidade na pele e não permitir que ela cumpra as suas funções, por isso, é importante que sejam removidas e a massagem facial é uma boa forma para isso.

2. Recuperação da elasticidade da pele

Revitalizar a pele é fundamental porque, por ser uma das primeiras defesas físicas do organismo e também por ser o órgão mais exposto, é necessário que seja recuperada e que tenha uma maior manutenção.

A elasticidade da pele é o que ajuda na prevenção de rugas e de linhas de expressão que são causadas com o tempo, por isso, é importante investir na massagem facial para ter maior controle das ações do tempo.

3. Ameniza olheiras e bolsas dos olhos

As bolsas debaixo dos olhos podem ocorrer por fatores genéticos, por retenção de líquido que acaba gerando um inchaço, ou pelo envelhecimento da pele, o que faz da massagem facial uma prevenção para que isso não ocorra ou que haja uma redução.

Já as olheiras, que podem ser resultado de noites mal dormidas, estresse, má circulação do sangue no rosto e até mesmo, fator genético, se tornam um pouco mais fáceis de serem combatidas.

4. Mantém o tom natural

Por toda a estimulação causada, manter o tom natural da pele é mais fácil com a massagem facial, afinal, os movimentos feitos geram um estímulo para a produção de maior colágeno, o que faz com que o órgão ganhe um aspecto saudável.

Como fazer uma massagem facial sozinho?

Podendo ser feito em um procedimento próprio, como um chaveiro personalizado logo, a massagem facial exige somente alguns minutos da rotina diária com a pele para ser capaz de causar toda a diferença.

Primeiro, é vital que haja a higienização do rosto, remoção de maquiagem ou quaisquer produtos que tenham sido aplicados, até mesmo protetor solar e remoção da oleosidade da pele. Também é recomendado que a massagem seja feita em um ambiente tranquilo.

Por ser algo que tem um viés de trazer a tranquilidade e ser uma forma de relaxamento, é importante que o local onde será feita a massagem não abra brechas para interrupções.

Com um creme de massagem específico para a face, comece utilizando primeiramente os polegares em um deslizamento de dentro para fora na área das sobrancelhas, e com o dedo indicador junto ao polegar, uni-los como pinças para dar leves beliscões.

O mesmo procedimento deve ser feito na bochecha, de forma leve, como se estivesse pegando um pin metálico personalizado assim que cai no chão.

As mãos em concha sob o rosto na região dos olhos, e estes, por sua vez, fechados por pelo menos cinco minutos, é uma possibilidade que também faz parte do procedimento de massagem facial.

Regiões do corpo em torno do rosto também são importantes, por isso, fazer movimentos circulares da nuca até o trapézio, um pouco antes da coluna, pode ajudar no relaxamento por completo, uma vez que seus músculos estão relacionados.

Para que a massagem tenha algum efeito, aplicar uma leve pressão por dez segundos antes de passar para a próxima parte é fundamental, tanto na testa, bochechas e queixo, como também ao redor da boca e dos olhos.

Considerações finais

Adotar cuidados com a pele não é algo que exija tanto trabalho ou demande um passo a passo descrito em uma pasta L personalizada, bastando apenas ter uma rotina de skincare em que a massagem facial pode ser facilmente incluída.

Ao longo da evolução da humanidade, as massagens começaram a ser praticadas com um viés medicinal e, com o tempo, passou a ser vista também como algo estético, práticas que perpetuaram até os dias atuais.

Aderir a massagem facial é importante para que, além de uma pele saudável de modo estético, também possa ser algo benéfico para a saúde por conta dos lados positivos, que visam o combate ao envelhecimento precoce e uma maior produção de colágeno.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Portal de notícias atualizado diariamente para você. Nossa curadoria de conteúdo é pensada exclusivamente para informar e entreter nossos leitores diários. Tenha a certeza de que em nosso portal de conteúdo, você terá sempre a melhor fonte de informação a sua disposição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

nove − um =