ROI: Como calcular o “Return over Investment”

O ROI ou return over investment é um dado muito importante para quem deseja abrir um negócio.

Tendo como principal objetivo analisar se a empresa será capaz de dar rápido retorno sobre o investimento inicial feito para sua abertura.

O ROI é um indicador gerencial que pode ser usado para identificar o retorno sobre qualquer investimento. Por isso mesmo, iremos te ensinar a fazer o cálculo.

De modo que, seja fácil obter o resultado necessário e identificar se está tendo o retorno desejado.

Como calcular o ROI?

O cálculo de ROI é bastante simples de fazer, podendo ser usado para todo investimento em que ocorre uma correlação direta entre a entrada e a saída de recursos. Para tal, basta usar a fórmula:

  • ROI = (ganho obtido – investimento inicial) / investimento inicial

Se o seu objetivo é saber o percentual, basta multiplicar o resultado por cem e terá o percentual de seu ROI.

O cálculo pode ser feito para uma série de análises gerenciais de seus investimentos. Podendo ser usado até mesmo para identificar se os seus investimentos em marketing trazem os resultados desejados.

Todo empreendedor precisa analisar dados gerenciais

É importante perceber que, o empreendedor que busca sucesso em seu negócio precisa analisar o ROI e muitos outros dados.

Tendo como principal objetivo identificar se a empresa está trazendo os resultados pretendidos ou se está operando no vermelho.

Caso o negócio não esteja tendo resultados favoráveis, os indicadores sinalizam para que o empreendedor possa fazer os ajustes necessários.

Portanto, podemos definir os indicadores como dados essenciais para a saúde financeira de um negócio.

Viabilizando que seja possível fazer os ajustes necessários para garantir que a empresa seja lucrativa e tenha os direcionamentos adequados.

Existe um momento correto para calcular o ROI?

O ROI é um indicador que pode ser usado em diferentes momentos do negócio. Geralmente, o indicador já está presente no plano de negócios, tendo como objetivo estimar o prazo de retorno sobre o investimento na abertura da empresa.

O dado também é usado para avaliar o retorno sobre investimento em marketing e uma série de outros momentos importantes para o negócio.

Tendo como principal objetivo que seja possível usar as informações para fazer ajustes. Portanto, não existe um momento mais correto para incluir o cálculo em sua análise gerencial.

O que determina a necessidade de usar o ROI é justamente o que a gestão quer identificar naquele momento do negócio.

Dessa forma, diferentes dados poderão ser coletados e utilizados para produzir relatórios detalhados e que dão um panorama da saúde financeira da empresa.

Para que todos os ajustes necessários possam ser adotados e o negócio comece a trilhar o rumo pretendido na busca por resultados.

Portanto, vale a pena usar o ROI e muitos outros indicadores para acompanhar periodicamente o seu negócio. A partir de então, os ajustes poderão ser feitos pela equipe e os resultados financeiros serão sempre os melhores possíveis.

Afinal, uma empresa que trabalha melhorando seus indicadores têm ganho significativo de competitividade em seu segmento.

Portal de notícias atualizado diariamente para você. Nossa curadoria de conteúdo é pensada exclusivamente para informar e entreter nossos leitores diários. Tenha a certeza de que em nosso portal de conteúdo, você terá sempre a melhor fonte de informação a sua disposição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezoito + seis =