Qual a importância do inglês no mercado de trabalho?

Terceira língua mais falada no mundo, inglês tem se tornado requisito básico para recrutadores mesmo em um cenário de escassez de falantes do idioma

O inglês é um dos idiomas mais falados no mundo e logo um dos mais importantes também. Para nós, brasileiros, fica fácil constatar essa afirmação. Não é necessário muito esforço para perceber a importância da língua inglesa e como ela está imersa no nosso cotidiano. Basta olharmos ao nosso redor e encontraremos diversos objetos, expressões, gírias e elementos culturais como músicas, filmes, literatura e séries que influenciaram e seguem influenciando nossos hábitos, gostos e conversas.

Por essa razão, a necessidade de saber inglês se faz cada vez mais presente. O mercado de trabalho é um dos ambientes onde saber inglês é praticamente fundamental. Por ser uma das línguas mais faladas do mundo, com mais de 1 bilhão de falantes, seja em países que a tem como idioma nativo ou segundo idioma, o que a eleva ao status de língua global, se comunicar no idioma é requisito básico para se destacar em uma vaga de emprego.

A importância do idioma tem suas razões históricas. O Império Britânico exerceu muita influência em diversos continentes, principalmente pelo seu avanço industrial e também pela colonização na África, Ásia e América do Norte. Declinada a influência do Império, foi sucedido em termos de grandiosidade por um país também falante do inglês, os Estados Unidos, que seguem impactando economicamente e culturalmente quase todo o mundo.

Portanto, o volume de informações produzidas em inglês é enorme, e, devido a sua universalidade e forte presença na cadeia produtiva mundial, torna-se incontornável no mercado de trabalho. É questão de tempo até que o inglês se torne obrigatório, e não mais somente um diferencial, para uma determinada vaga. E estar preparado é necessário.

Uma das maiores empresas de recrutamento e seleção, a Robert Half, já aponta que a fluência em inglês é o que coloca candidatos à frente de seus concorrentes por uma vaga. A habilidade é o que proporciona ao candidato uma melhor interação com as novas tecnologias, comunicação a nível mundial – principalmente com empresas multinacionais –, bem como melhores salários e cargos.

Outro atrativo é a possibilidade de ser recrutado para viagens internacionais a trabalho. Conhecer o mundo e receber bem por isso é um grande desejo da maioria das pessoas. A alta demanda de vagas no exterior tem sido um chamariz para candidatos que desejam se mudar a trabalho para outros países, como Irlanda, Canadá e Austrália. Por aqui, as chances de valorização são grandes. As chances são de receber até 70% mais do que um não falante, a depender da vaga.

Apesar de tantas vantagens, o Brasil ainda conta com poucos profissionais falantes da língua inglesa. Segundo a plataforma de vagas de emprego Catho, cerca de 3% dos brasileiros são falantes fluentes. Por essa razão, ainda dá tempo de correr atrás do tempo perdido. A grande disponibilidade decursos torna possível até mesmo aprender inglês online, sem sair de casa. Conquistar uma vaga dos sonhos com um ótimo salário e ser valorizado está na ponta da língua!

Portal de notícias atualizado diariamente para você. Nossa curadoria de conteúdo é pensada exclusivamente para informar e entreter nossos leitores diários. Tenha a certeza de que em nosso portal de conteúdo, você terá sempre a melhor fonte de informação a sua disposição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

um × 2 =