5 pontos para avaliar seus produtos ou serviços e aumentar sua qualidade

Entregar qualidade é um dos principais objetivos das empresas, seja em seu atendimento, no seu produto ou até mesmo na sua prestação de serviços, afinal, a qualidade é quem vai gerar satisfação no público, melhorar a imagem da sua empresa, o seu reconhecimento, e evitar o retrabalho ou até mesmo uma repercussão negativa caso você tenha feito uma manutenção de elevadores ineficaz, por exemplo. 

A qualidade muitas vezes, é o que diferencia as marcas e faz com que elas se tornem grandes dentro do mercado, apresentem um diferencial competitivo e consigam construir uma reputação sólida. 

O problema é que, nem sempre é simples saber se o seus produtos ou serviços estão sendo entregues com alta qualidade, muitos empreendedores acreditam estar fazendo o seu melhor trabalho, mas na real sofrem com números negativos e uma enorme dificuldade de obter resultados. 

Pensando nisso, no texto de hoje resolvemos separar 5 pontos para avaliar seus produtos ou serviços e aumentar sua qualidade de forma geral, afinal, onde você deve observar e no que tem que ficar de olho para aprimorar o seu negócio? Bora descobrir? Então vamos lá!

  • Número de vendas

O primeiro ponto para saber se o seu produto ou serviço está correspondendo com a expectativa do público, é avaliando o número de suas vendas, parece até clichê, mas é claro que, o valor das pessoas que compram ou consomem algo de sua empresa, reflete diretamente na sua qualidade. 

Um volume alto de vendas e um empacotamento de várias caixa de papelão com vários produtos dentro por dia,sem nenhuma promoção, data sazonal ou qualquer estratégia de marketing, provavelmente corresponde uma alta aprovação de seus produtos ou serviços, o que faz com que eles sejam considerados de alta qualidade.

  • Fidelização de clientes

Além das vendas, é interessante ficar de olho na fidelização dos seus clientes, esse é um ponto que sempre vale a pena se atentar, a retenção está diretamente conectada a qualidade dos produtos ou serviços, e se você entrega isso aos seus clientes, provavelmente eles serão fiéis e consumiram a marca com certa frequência. 

Um número baixo de retenção e de clientes fiéis, pode mostrar que é necessário realizar alguns ajustes de rota, principalmente relacionados a sua qualidade. 

  • Repercussão da sua marca em canais digitais

Você já deu uma olhadinha na internet para saber a repercussão que sua empresa tem dentro dos canais digitais? Saiba que isso pode ser extremamente útil para você avaliar e entender como o público recepciona e fala sobre seu produto. 

Procure pesquisar em sites como “Reclame Aqui” ou confira as avaliações no Google Meu Negócio, fique de olho em comentários nas redes sociais e possíveis menções a sua marca, nenhum elogio pode ser algo negativo,enquanto críticas podem te ajudar a elevar a qualidade. 

  • Pesquisas de satisfação

Além da coleta de dados online, uma ferramenta mais “direta” de interação com o público são as pesquisas de satisfação, com elas é possível entender o que o público pensa e a sua opinião referente ao seu produto de forma geral. 

Envie essa pesquisa por e-mail para seus consumidores e até mesmo para pessoas que não conhecem muito bem sobre sua marca, peça uma avaliação sincera focada somente em produtos e serviços para entender os pontos que você pode melhorar. 

  • Feedbacks 

Os feedbacks fazem parte constante da evolução e do salto de qualidade de qualquer produto ou serviço que você tem, abrir uma caixa de sugestões, pedir a avaliação dos produtos ou serviços, e estar aberto à fala do público, ajuda a entender o que você pode melhorar em relação a sua confecção de uniformes

Peça e aceite feedbacks de forma constante, tanto de clientes, colaboradores, fornecedores e parceiros, tenha um canal para absorver todas as sugestões, críticas e ideias que podem ajudar a aumentar a qualidade dos seus serviços. 

O que achou do texto de hoje? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo de hoje, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais

Portal de notícias atualizado diariamente para você. Nossa curadoria de conteúdo é pensada exclusivamente para informar e entreter nossos leitores diários. Tenha a certeza de que em nosso portal de conteúdo, você terá sempre a melhor fonte de informação a sua disposição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

14 − seis =