Por que anunciar em mídias alternativas?

As mídias alternativas são opções que as marcas têm para divulgar seus produtos e serviços, e elas valem a pena porque ser criativo na hora de criar uma campanha é a melhor forma de atrair as pessoas e apostar em soluções inovadoras.

Cada vez mais as empresas percebem o quanto é importante se aproximar do público, e para isso, nada melhor do que impulsionar novos pontos de contato, como é o caso das mídias alternativas.

Elas são tendências de marketing realmente então a eficiência da campanha. Além disso, as empresas que trabalham com esse tipo de canal proporcionam uma experiência diferente para o consumidor.

São estratégias que fogem dos padrões e trazem muitas vantagens e resultados. A melhor notícia é que esse formato de marketing pode ser usado por qualquer tipo de negócio.

Ele coloca a sua marca em diferentes plataformas, fazendo com que ela chegue ao conhecimento de mais pessoas, variando as estratégias da companhia.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, neste artigo, vamos explicar o conceito de mídias alternativas, mostrar quais são elas e por que vale a pena anunciar dessa maneira. 

Qual o conceito de mídia alternativa?

Mídia alternativa são formatos que fogem dos padrões tradicionais que as empresas procuram para fazer suas campanhas, tais como:

  • TV;
  • Rádio;
  • Internet;
  • Jornal.

Ao contrário dessas possibilidades, a mídia alternativa leva a marca ao conhecimento do consumidor, por meio de diferentes lugares e situações.

Um exemplo disso é uma propaganda colada em uma urna para sorteio de um evento da cidade ou que seja transmitido pela televisão.

Embora esse tipo de mídia gere impactos em menos pessoas, o trabalho é mais direcionado e o anúncio é veiculado em locais diferentes.

A marca consegue pensar fora da caixa, usar toda a sua criatividade e interagir com os consumidores, portanto, vale a pena pensar sobre o assunto.

Só que antes de tentar investir nessa opção, é necessário conhecer as principais mídias alternativas.

Quais são os canais de mídias alternativas?

Ao passo que a quantidade de anúncios feitos nas mídias tradicionais aumenta e novas tecnologias vão surgindo, outros tipos de mídia também aparecem. Elas oferecem uma experiência diferente com a marca em várias situações.

Seu negócio pode anunciar em mobiliário urbano, veículos, escadas rolantes, intervenções em prédios e ruas, mobiliário de banheiro, espaços nos aviões, ônibus e metrô, embalagens, telefones públicos, elevadores e telas em ambiente externo.

Por que vale a pena anunciar em mídias alternativas?

Investir nesse tipo de estratégia diferencia a marca de seus concorrentes, aumenta a sua visibilidade, oferece excelente custo-benefício, inova as estratégias, varia a localidade e traz mais repercussão.

Se um mecânico 24 horas anuncia, por exemplo, em ônibus circulares da cidade, tem como retorno as seguintes vantagens:

Reprodução espontânea

Se a estratégia for bem criativa, consegue interagir com as pessoas e a repercussão acontece espontaneamente, por exemplo, quando o anúncio é compartilhado nas redes sociais, fortalecendo a marca em outros meios.

No que diz respeito à comunicação, se a mídia alternativa ganha repercussão, se torna mais reconhecida em uma referência para os anunciantes e agências.

Localidade

Os meios alternativos fazem publicidade em locais específicos, tendo como objetivo impactar as pessoas que frequentam esses lugares e de maneira pontual.

Podemos usar como exemplo os anúncios na porta do aeroporto, na Escada Rolante do shopping, no espelho do banheiro do cinema, dentre outras possibilidades que interagem com o consumidor em espaços específicos.

A marca consegue fazer parte do contexto do local e conquista bons resultados, fugindo dos padrões de anúncios.

Estratégia inovadora

Investir em práticas inovadoras é uma maneira de tornar o negócio competitivo no mercado em que atua.

Uma das maneiras de fazer isso é trabalhar com campanhas de comunicação, usando formatos diferenciados oferecidos pelas mídias alternativas e assim criar formas de veicular os anúncios e interagir com os consumidores.

Excelente custo-benefício

Se uma clínica de acupuntura para ansiedade comparar o preço das mídias alternativas com as tradicionais, verá que os anúncios diferenciados são financeiramente mais acessíveis.

Mesmo exibindo a marca para um público menor, consegue impactar pessoas específicas e que realmente possam ter interesse pelo produto ou serviço.

Assim sendo, considerando o objetivo da campanha, investir em mídias alternativas é mais interessante para a marca.

Aumenta a visibilidade do negócio

Pontos de ônibus e espaços dentro do avião são locais que têm muito mais chances de ser percebidos pelo público, desde que os anúncios sejam coerentes e gerem impactos positivos.

As propagandas são exibidas em lugares estratégicos, exclusivos e que garantem boa visibilidade, facilitando a percepção da marca por parte do consumidor.

Diferencia a empresa

Home imobiliária especializada em locação de sala por hora pode obter como vantagem a diferenciação natural em seu mercado de atuação.

Ao veicular seus anúncios em formatos diferentes, em locais de exibição incomuns e por meio de interações criativas é a melhor forma de se diferenciar dos negócios concorrentes.

Estratégia flexível

As mídias alternativas são flexíveis porque permitem que a empresa experimente a estratégia por um tempo.

Isso acontece porque alguns espaços ainda não foram largamente difundidos e não são tão tradicionais quando pensamos em seu uso.

Por essa razão, fica mais fácil negociar o funcionamento da campanha, seus custos, o tempo que vai circular, entre outras características que podem interferir no resultado.

Só que para ter acesso a todas essas vantagens, é muito importante saber trabalhar com as mídias alternativas.

Dicas para investir em mídias alternativas

A primeira coisa que as agências precisam fazer é avaliar o posicionamento do cliente, de modo a usar as melhores opções de mídias alternativas nas estratégias.

Ter coerência nesse ponto é fundamental m alguns critérios para que uma empresa entrega expressa motoboy faça um bom trabalho são:

Combinar ação com o conceito de marca

O propósito da marca precisa fazer sentido, ou seja, precisa combinar com os meios não tradicionais onde pretende anunciar.

Por exemplo, um escritório de contabilidade precisa manter a neutralidade e a seriedade, evitando formatos descontraídos e que façam o local perder a sobriedade.

Escolher um bom local de exibição

O local onde a campanha será exibida é fundamental e precisa ser bem escolhido. Não faz sentido, por exemplo, uma marca internacional de joias  fazer anúncios em um ponto de ônibus.

O público que costuma frequentar esse local provavelmente não tem poder aquisitivo para comprar as peças. 

Ao invés disso, ela pode anunciar dentro dos aeroportos, escadas rolantes de shopping, dentre outros locais do tipo.

Saber interagir

Um fabricante de mesa de canto escritório precisa escolher corretamente o tipo de interação que quer fazer com as pessoas.

A proposta deve fazer sentido para os dois lados da ação, pois só assim vai chamar a atenção do público ao mesmo tempo em que traz bons retornos para a companhia.

Trabalhar com várias mídias diferentes

Trabalhar com mídias contratadas de maneira isolada, sem averiguar o contexto em que elas se inserem, pode desperdiçar os investimentos e trazer poucos retornos.

Na verdade, integrar diferentes mídias é importante em qualquer tipo de campanha, tanto com as alternativas, quanto com as mídias offline e online.

A marca pode se destacar em um expositor de supermercado, anunciar no Facebook, fazer propagandas nos pontos de ônibus, dentre outras possibilidades para garantir um contato mais abrangente com os consumidores.

Mensurar o desempenho

Algo que não pode faltar é acompanhar o desempenho de todos os meios, as datas em que as campanhas foram veiculadas, as peças publicitárias trabalhadas, o pagamento, dentre outros processos para a validação da estratégia.

Isso é fundamental para obter bons resultados e essas agências que se preocupam com a gestão, podem utilizar plataformas para automatizar as atividades, unir as informações e monitorar as campanhas de um jeito mais fácil.

Ao seguir todos esses processos, uma empresa de limpeza profissional terá muito mais sucesso com a veiculação de suas estratégias de marketing em mídias alternativas, fazendo valer a pena todo o investimento.

Considerações finais

Portanto, sabendo como funcionam as mídias não tradicionais, as vantagens que elas trazem e todos os cuidados necessários durante a elaboração de uma campanha, o que sobra é a necessidade de gerenciá-las para garantir o sucesso dos investimentos.

O ideal também é trabalhar com uma agência que saiba atuar com as mídias alternativas, escolhendo lugares que combinem com as características da marca e de seu público-alvo.

Trabalhar com esses recursos é uma maneira de expandir a presença da empresa em locais por onde seus potenciais clientes passam todos os dias.

Independentemente de qual seja o segmento do seu negócio, com certeza ele vai encontrar um tipo de mídia não tradicional, que combina com os seus objetivos, os produtos e serviços que vende e as pessoas que compram com ele.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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