Como escolher os melhores óleos essenciais

Os óleos essenciais, principalmente associados à aromaterapia, podem proporcionar vários benefícios à saúde.

Sendo assim, além de um agradável aroma, as substâncias extraídas de algumas plantas aromáticas podem proporcionar um alto nível de bem-estar.

Esses óleos ainda têm o poder de reduzir sintomas de desconfortos pelo corpo, doenças, assim como melhorar o equilíbrio emocional.

Para que você entenda melhor o que são os óleos essenciais e como escolher os mesmos, vamos apresentar algumas informações nesse artigo.

Confira!

O que são óleos essenciais?

O óleo essencial é um líquido conseguido através da extração de matéria-prima de uma planta.

Dessa forma, ervas, raízes e flores são prensadas ou destiladas para que uma espécie de líquido bastante concentrado seja extraído. Esse líquido não é mais que o óleo essencial.

Ele é totalmente natural, sendo assim, um óleo essencial só é verdadeiro quando adquirido de uma matéria-prima vegetal, ou seja, não há nenhum composto sintético no mesmo.

A extração desse óleo das plantas é uma prática milenar, porém os benefícios que esses óleos essenciais proporcionam, principalmente para fins terapêuticos, estão recentemente em alta.

Como escolher

Para que você possa escolher o óleo essencial adequado, você deve pensar primeiramente em como você vai querer utilizá-lo.

É importante também que você fique atento (a) ao fato do óleo essencial ser puro ou não e ao seu nome científico.

Faça a escolha de um óleo com aroma agradável, além de se certificar dos efeitos que ele provocará e se o mesmo é certificado.

Verifique a indicação o óleo essencial

Uma das principais utilizações dos óleos essenciais se dá na aromaterapia, onde algumas gotas desse óleo são aplicadas em difusores, para que o aroma seja absorvido por algumas horas.

Já o uso tópico é uma maneira mais rápida de obter resultados proporcionados por esses óleos essenciais.

Nesse tipo de uso, é possível aplicar o óleo essencial em áreas do corpo, como no rosto, cabelo, ou até mesmo para fazer massagens.

Porém, para fazer esse tipo de utilização, é importante que você se certifique que o óleo poderá ser utilizado dessa maneira.

É importante que você ao aplicar este óleo essencial no cabelo ou rosto, dilua o mesmo em um óleo base ou hidratante, pois o mesmo por ser muito concentrado, pode causar alergias.

Verifique se na embalagem contém o nome científico da planta

É muito importante verificar se o óleo essencial é verdadeiro ou não, sendo que um dos padrões de verificação é a presença do nome científico da planta na embalagem do óleo.

Ao fazer essa verificação, você se certificará que o óleo escolhido foi realmente extraído a partir de determinada planta.

Escolha os 100% puros

Prefira sempre os óleos essenciais 100% puros, e atente-se a alguns que são misturados com outros compostos de origem natural.

Para que você possa se certificar de que o óleo é 100% natural, busque a informação na embalagem, na parte onde indica os ingredientes.

Quando você opta por um óleo essencial totalmente puro, você conseguirá todos os benefícios oferecidos pela planta específica.

Escolha óleos essenciais com aroma agradáveis

Isso vai do gosto de cada pessoa, sendo assim, busque sempre os óleos que tem um cheio agradável para você.

Há alguns aromas que se destacam, sendo que as principais categorias são:

  • Amadeirados: sendo eles, cedro, cravo e o patchouli;
  • Canforados: tendo destaque o eucalipto;
  • Cítricos: como o limão, laranja e a tangerina;
  • Florais: se destacando o gerânio, lavanda e ylang;
  • Herbais: com o alecrim;
  • Mentolados: com a hortelã-pimenta e a melaleuca;

É possível fazer combinações de alguns óleos, mas, é preciso entender quais os tipos de aroma podem se harmonizar.

Geralmente os florais, cítricos e amadeirados conseguem combinar entre eles, claro que na mesma categoria, porém é importante entender a sinergia dos aromas.

Entenda os efeitos de cada óleo essencial antes de comprar

É importante conhecer os efeitos que um óleo essencial em específico pode causar em você, antes de comprar e usá-lo.

Então, para que você os utilize com segurança, é importante que você entenda os efeitos provocados, evitando assim algum problema.

Por exemplo, um óleo essencial com efeito energizante não é recomendado na hora de dormir, pois atrapalha o seu sono.

Escolha os óleos com certificação

Procure escolher os óleos essenciais que possuem alguma certificação, pois esses têm a sua composição testada, verificando tanto os ingredientes como a linha de produção da fabricante.

Ao comprar óleos essenciais certificados, você comprará um produto que passou por uma avaliação criteriosa, proporcionando uma maior qualidade de mercadoria.

Escolha os óleos essenciais orgânicos

Por mais que não sejam muito comuns, é possível que você consiga adquirir óleos essenciais extraídos de plantas cultivadas de forma orgânica.

Para quem está preocupado com a saúde e quer utilizar produtos que não possuem agrotóxicos, os óleos essenciais orgânicos são uma ótima alternativa.

Entendendo como você deve escolher o óleo essencial, vamos apresentar a seguir alguns tipos e seus benefícios.

Tipos

Separamos alguns tipos de óleos essenciais e para que eles servem, para que você possa conhecer e escolher o do seu interesse.

De lavanda

Ele é ótimo para a aromaterapia e possui muitos benefícios. Ótimo para amenizar o estresse e a ansiedade, ajudando você a manter o equilíbrio.

O óleo essencial de lavanda tranquiliza e acalma a sua mente.

De tangerina (bergamota)

Tem efeitos anti-inflamatórios, antimicrobianos e analgésicos. Ele também beneficia o sistema cardiovascular e o sistema nervoso central, além de amenizar também o estresse.

De limão

Além de regular o humor, ele tem um poder antioxidante e antimicrobiano.

De hortelã

Esse óleo essencial ajuda a tratar alguns distúrbios digestivos, como enjoos, vômitos e náuseas, além de ajudar a amenizar dores de cabeça.

De capim-limão

O óleo essencial de capim-limão tem poder antifúngico e anti-inflamatório, podendo também ser utilizado como antisséptico.

Há inúmeros benefícios que os óleos essenciais proporcionam, como por exemplo, promover a sensação de bem-estar, amenizar algumas dores, aliviar o estresse, entre outros benefícios.

Nesse artigo você pode entender um pouco sobre o que são os óleos essenciais, e principalmente como escolher um para você!Esse conteúdo foi produzido em parceria com a Sense Artesanais, uma loja especializada em produtos 100% naturais.

Portal de notícias atualizado diariamente para você. Nossa curadoria de conteúdo é pensada exclusivamente para informar e entreter nossos leitores diários. Tenha a certeza de que em nosso portal de conteúdo, você terá sempre a melhor fonte de informação a sua disposição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

11 − dois =