Os idiomas antigos ao longo do desdobramento das civilizações humanas

Conheça alguns idiomas que se adequaram à modernidade, sem cair em desuso

A língua evolui de maneira intrínseca com a evolução biológica, e, embora esse processo possa ser lento, existem línguas – idiomas – que vão se modificando de geração para geração, e todas elas são  tão antigas quanto a própria humanidade como hoje está posta. Nesse sentido, alguns idiomas sobreviveram à evolução e ao próprio cair das civilizações, passando por um processo de metamorfose, que se adequou aos padrões da sociedade atual. Ainda assim, inúmeros deles são ancestrais e são utilizados até hoje em diferentes contextos e por diferentes motivos sócio-históricos.

Hebraico

Dos mais antigos, o Hebraico caiu em desuso temporariamente, uma vez que o Aramaico chegou; no entanto, ainda é uma língua religiosa – litúrgica – para os judeus do mundo inteiro. Passando por mudanças com a chegada do Sionismo, o Hebraico sofreu uma vivificação, tornando-se a língua oficial de Israel. A versão moderna da língua, no entanto, difere da bíblica. Atualmente, é uma língua de fonética impossível, pois não existem vogais no alfabeto hebraico clássico, mas para os Judeus não deixa de ser a “A Língua Sagrada”, a qual muitos acreditam ser a língua escolhida para trazer a mensagem de Deus aos humanos.

Ainu

A língua Ainu é a língua do povo de mesmo nome, nativos do norte do Japão. Sendo assim, o idioma veio antes do povo japonês atual, o idioma é isolado, e ocorreram algumas tentativas de defini-lo, utilizando o índice de genealogia linguística, tais como o japonês, o coreano, entre outras. No entanto, a relação das línguas não ficou clara, impedindo o agrupamento. O povo Ainu possui uma cultura específica, tal como sua língua, além de um repertório vasto de literatura oral.

Árabe

O idioma Árabe está entre os mais antigos do mundo ainda em uso, e, mesmo que existam diversas variantes para a língua, o idioma é padronizado como Árabe Clássico; é uma língua que se impõe de maneira poderosa, cuja imponência data de séculos e séculos. É através desse idioma que diversos outros foram influenciados ao redor do mundo.

A língua em si é um recurso indispensável na comunicação humana; afinal de contas, é apenas por meio dela que conseguimos compreender as demandas do outro. Na sociedade moderna, é imprescindível que o idioma, vasto como é, não seja um empecilho para que as pessoas possam estar se comunicando de maneira assertiva, por isso valer-se de recursos que facilitem essa comunicação é primordial, seja na vida cotidiana ou até mesmo em ambientes corporativos; um exemplo disso é a utilização do recurso detradução simultânea, amplamente disseminada em eventos, palestras e congressos.

Esse modelo de comunicação auxilia os participantes de diversos países a compreenderem o conteúdo passado, não prejudicando o enriquecimento que os eventos trazem. A tradução ocorre de maneira tão efetiva que os tradutores simultâneos ficam em cabines isoladas acusticamente, posicionados de maneira estratégica no evento. Sendo assim, não podem ser atrapalhados por ruídos que venham a impossibilitar a interpretação do texto. Esse é apenas um modo de trazer o entendimento da palavra a quem ouve, de maneira a garantir uma boa comunicação.

Portal de notícias atualizado diariamente para você. Nossa curadoria de conteúdo é pensada exclusivamente para informar e entreter nossos leitores diários. Tenha a certeza de que em nosso portal de conteúdo, você terá sempre a melhor fonte de informação a sua disposição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 − 13 =