Planejando empreender no próximo ano? Confira 5 dicas para iniciar com o pé direito

O ano está chegando ao final e junto com ele, as pessoas já começam a planejar quais serão suas escolhas, caminhos e ações no próximo ano que irá se iniciar, e sem dúvidas, um dos maiores desejos para todos é começar um novo empreendimento.

Grande parte dos brasileiros tem o sonho de ter uma empresa e se tornarem o seu próprio chefe, e esse desejo tem ficado cada vez mais concreto, em 2021 o Brasil registrou recorde na abertura de novos empreendimentos, foram 3,9 milhões de novos negócios, um crescimento de cerca de 19,8% em comparação com 2020.

Os números só mostram o quanto as pessoas estão começando a entrar de cabeça no mercado do empreendimento e como estão surgindo novas oportunidades para que você possa, enfim, ser dono de uma empresa. 

Mas antes de sair gastando suas economias de final de ano nos seus equipamentos como sua injetora de plástico ou já sair divulgando a sua empresa, é necessário ter um planejamento completo para que você comece o seu ano empreendendo da melhor forma possível. 

Pensando nisso, separamos 5 dicas para iniciar o seu empreendimento no próximo ano com o pé direito e da melhor forma possível, bora conferir? Então vamos lá!

  • Escolha um nicho de atuação e conheça muito bem sobre ele

O primeiro passo para iniciar um empreendimento com o pé direito é escolher um nicho de atuação, existem inúmeras atividades que podem ser realizadas, e é preciso que você escolha uma que tenha uma boa abertura dentro do mercado e que ao mesmo tempo seja algo que você tenha algum interesse e conhecimento. 

Veja as áreas que possuem mais familiaridade e facilidade em sua execução, separe as suas oportunidades e procure conhecer melhor cada uma delas, afinal, um bom início de empreendimento precisa ser equilibrado. 

É necessário escolher um nicho que tenha algumas boas oportunidades para serem aproveitadas ao mesmo tempo que você tenha facilidade e conhecimento sobre ele, procure pesquisar bastante e tenha certeza de que aquele caminho é o mais assertivo antes de tomar qualquer decisão.

  • Analise o mercado, conheça seus concorrentes e o seu público-alvo e mire encontrar oportunidades

Com o segmento de atuação já escolhido é hora de começar a analisar melhor o mercado no qual você quer estar inserido, não basta apenas se contentar com as informações presentes nos “rótulos adesivos”, é necessário ir além daquilo que está na sua frente. 

Então procure fazer uma boa análise do mercado, suas oportunidades, o seu crescimento e desenvolvimento nos  últimos anos, entre outros. Também é crucial conhecer quem são seus concorrentes e quais são as suas atuações tanto em termos de operação, administração e marketing de forma geral.

Procure estudar como as empresas que atuam no mesmo segmento que o seu se comportam, quais são suas escolhas, o que elas fazem, quais produtos são comercializados, como eles são divulgados, e por aí vai. 

Por fim, procure conhecer quem é o seu público-alvo, ou seja qual o perfil dos consumidores daquele segmento, o que eles gostam, quais são suas preferências, o que eles querem consumir dentro daquele mercado.

  • Procure se capacitar sobre o seu segmento e também no empreendimento de forma geral

Com as pesquisas concluídas é o momento para começar a se capacitar sobre o seu empreendimento, ainda mais com algum tempo sobrando em seu final de ano, essa é uma oportunidade para se preparar e não começar nada em que você esteja “cru”.

Separe alguns cursos vinculados a sua próxima área de atuação, estude melhor sobre ela, também é importante investir em networking e entrar de cabeça dentro deste segmento, quanto mais conhecimento prévio tiver, melhor será a sua execução quando iniciar. 

Além de ter um foco dentro da sua área, também é importante saber como ser um bom empreendedor, por mais que você saiba todos os detalhes de uma indústria, até mesmo como funciona uma esteira transportadora para o manuseio de materiais, é necessário ir além da sua atuação. 

Procure alguns cursos de empreendimento, saiba como administrar um negócio e mais do que isso, fazer com que ele consiga alcançar o sucesso e que seja rentável de forma geral, essa pode ser uma missão complicada, mas é necessário empreender para ter um empreendimento de sucesso. 

  • Monte um plano de negócios

Agora que você já conhece o seu nicho,estudou sobre o seu mercado e se capacitou, provavelmente já tem informações suficientes para finalmente dar o passo inicial e conseguir obter sucesso com a sua própria empresa, certo? Então nada melhor do que começar a montar o seu plano de negócios.

Dentro desse documento você deve adicionar informações importantes como o nome da empresa e sua área de atuação, a descrição do seus produtos e serviços juntamente com seus diferenciais, para quem você vai vender e como vai vender, a localização da empresa.

Também é importante adicionar fatores como seu plano operacional, financeiro e de marketing. Criar esse plano não é simples, então invista um bom tempo nele e só abra efetivamente a sua empresa, após ter alinhado todos os detalhes presentes nessa documentação.

  • Tenha um planejamento com metas e objetivos e deixe tudo esquematizado para o próximo ano

Por fim, é imprescindível que você tenha um planejamento com suas metas e objetivos e consiga deixar tudo alinhado para o próximo ano, defina até onde você quer que a sua empresa chegue pelo menos nesse começo, qual será o valor investido e o retorno esperado. 

Trace pequenas metas de vendas e procure ser dinâmico assim como um toldo articulado, entenda suas limitações, saiba quais são seu teto de gastos e ganhos, e seja realista relacionado ao seu investimento inicial. 

Quanto mais você se planejar e deixar tudo esquematizado para o próximo ano, mais eficiente será o seu empreendimento e maior a probabilidade dele alcançar o sucesso. 

O que achou do texto de hoje? Preparado para começar o seu novo empreendimento com o pé direito? Então comente abaixo qual a sua opinião sobre o texto de hoje e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais

Portal de notícias atualizado diariamente para você. Nossa curadoria de conteúdo é pensada exclusivamente para informar e entreter nossos leitores diários. Tenha a certeza de que em nosso portal de conteúdo, você terá sempre a melhor fonte de informação a sua disposição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez + quatro =