Em cada cirurgia ocorre a necessidade de trabalhar com tempos, como forma de garantir que o manuseio das Pinças Kelly não exceda o estimado. Assim, você tem mais propriedade e segurança em trabalhar com os diferentes instrumentais disponíveis para as mais variadas cirurgias.
Além disso, conhecer o que são estes tempos previne erros na cirurgia e no manejo das ferramentas. É indispensável compreender o que é, quantos períodos existem e quando fazer a utilização da Kelly no seu paciente. Tiramos as suas principais dúvidas e explicaremos quais instrumentos usar em cada momento. Confira!
O que são tempos cirúrgicos?
O tempo cirúrgico é uma manobra feita desde o início e término de cirurgias por todos os cirurgiões. Este período costuma variar de acordo com a etapa de cada procedimento, podendo ser mais rápido ou um pouco mais demorado.
E, dentro deste prazo, o cirurgião precisa trabalhar com ferramentas adequadas para ter perícia no manuseio de órgãos ou tecidos. Em determinados casos, pode acontecer do profissional usar somente um tempo cirúrgico, como no caso de uma abertura de abscesso ou sutura de cortes.
Quantos tempos cirúrgicos existem?
Existem quatro tempos cirúrgicos diferentes e cada um tem a finalidade de indicar o período que o médico precisa trabalhar com as ferramentas. Principalmente se for uma cirurgia delicada, que necessite de muitas intervenções no corpo do paciente.
Ao analisar cada uma, é possível definir um plano operatório para garantir que o procedimento seja um sucesso. É importante avaliar os tempos antes de trabalhar com a sua pinças Kelly e falaremos a respeito de todos a seguir, – confira:
- Diérese: consiste na divisão tecidual, facilitando o acesso à área que precisa ser operada;
- Hemostasia: conjunto de manobras manuais para impedir hemorragias;
- Exérese: ocorre a remoção de uma parte de órgãos ou tecidos para obter um diagnóstico;
- Síntese cirúrgica: junção das bordas de uma lesão para ocorrer a cicatrização.
Com o conhecimento adequado sobre cada um dos tempos, você e sua equipe médica conseguem definir previamente os melhores instrumentos cirúrgicos para usar. Dessa forma, garante-se que o procedimento aconteça com cuidado, delicadeza e segurança ao paciente.
Quais os principais instrumentais utilizados em cada tempo cirúrgico?
Em cada cirurgia, há a importância de escolher sempre os melhores instrumentais para causar o mínimo de lesões possíveis. Assim, há uma necessidade indispensável de avaliar quais são os principais para atender as demandas dos tempos.
Pode acontecer, por exemplo, de você não precisar realizar a exérese e, assim, não terá de usar os afastadores de Farabeuf ou a pinça Kocher. Portanto, vamos avaliar as principais ferramentas para compor estes períodos:
- Diérese: bisturi, tesoura de Mayo curva e reta, tesoura para fios e tesoura de Potts;
- Exérese: afastador de Doyen e de Gosset, pinça de Backaus e Mixter;
- Hemostasia: pinça Halsted, Kelly e Moynihan;
- Síntese cirúrgica: agulha, grampos metálicos, grampeadores automáticos, fios de sutura e cola cirúrgica.
As Pinças Cirúrgicas são frequentemente usadas em hemostasia e na etapa de exérese, como podemos observar a necessidade de manusear a Kelly ou Mixter. Para a cirurgia acontecer como previsto, selecione as ferramentas que atendem as necessidades do procedimento com a Endocommerce.
Onde comprar instrumentais cirúrgicos?
Adquirir pinças cirúrgicas e demais instrumentos precisa ser feito em uma loja de confiança, como a Endocommerce, que há anos fornece ferramentas de qualidade às equipes médicas. No catálogo digital, você encontra as Pinças Kelly para complementar o seu estojo e torná-lo ainda mais eficiente.
Atualmente, para cuidar bem dos pacientes e proporcionar uma atenção plena ao longo de toda a cirurgia, mesmo que seja curta, é indispensável possuir bons instrumentais. Sem eles, não é possível controlar sangramentos e garantir que a cicatrização ocorra como esperado.
A melhor forma de prevenir este problema é com ajuda da Endocommerce, que tem exatamente os materiais que você precisa. Assim, você realiza um procedimento seguro, de qualidade e que não gere lesões teciduais nas pessoas que forem cuidadas por você e seu time.