Como gerar valor e tornar o cliente um defensor da sua marca?

Gerar valor em relação à marca, seus produtos e serviços, é fundamental para influenciar de maneira positiva o modo como o consumidor enxerga a empresa. É assim que ele vai perceber os benefícios das soluções.

De acordo com Philip Kotler, o marketing se encarrega de gerar valor genuíno para as pessoas, com isso, melhorando a imagem daquilo que o negócio vende. Ao longo do tempo, os produtos e serviços serão mais valorizados e vão se destacar no mercado.

A organização pode gerar valor de várias maneiras, por exemplo, quando compreende as necessidades dos clientes. Isso também acontece quando foca na experiência de consumo e de encantamento da audiência.

Outra estratégia é tornar o negócio um aliado de seus clientes, de modo que possam recorrer a ele sempre que precisarem. Muitas empresas também investem na transparência durante a negociação e na construção de relacionamento com as pessoas.

Gestores e empreendedores precisam estar atentos a isso, caso contrário, podem perder espaço para seus concorrentes.

Neste artigo, você vai entender o que é criar valor para o cliente, como a percepção do cliente muda sua relação com a marca e ver algumas dicas para gerar valor.

Entenda o que é criar valor para o cliente

Criar valor para o cliente é um processo muito importante para negócios que desejam se diferenciar no mercado em que atuam.

Quando a empresa se torna aliada de seu público e oferece soluções para suas necessidades, superando suas expectativas, consegue posicionar sua marca como solução.

Com isso em vista, gerar valor se torna peça fundamental para que a organização consiga prospectar mais clientes e fidelizar os que já possui com mais facilidade.

As estratégias de marketing usadas por um fabricante de carpete para sala comercial são focadas no cliente para que possa mudar seu patamar e se tornar mais competitivo.

Qualquer empresa que queira conquistar mais clientes precisa prestar atenção neles, pois só assim vai encontrar maneiras de ajudá-los. É necessário refletir sobre aquilo que os concorrentes fazem e que o negócio não faz, mas não para por aí.

A organização deve identificar possíveis fatores de diferenciação que possam ser cruciais para a decisão de compra e trabalhar outros aspectos que ajudam a gerar valor, como:

  • Relacionamento pós-venda;
  • Qualidade da solução;
  • Preço;
  • Atendimento de qualidade;
  • Estrutura do ponto de vendas.

Ao alinhar todos esses pontos, a companhia alcança um patamar mais alto na mente dos consumidores. Isso acontece porque a marca fica retida na mente das pessoas e são escolhidas no momento da compra.

Impactos do valor percebido pelo cliente

O valor percebido pelo cliente muda completamente a relação entre ele e a empresa, e o conceito de valor é a soma de itens como o produto, o atendimento oferecido, experiências com o suporte, logística de pagamento e entrega e pós-venda.

Ao cumprir todas essas etapas com qualidade, uma empresa de aluguel de máquina de café para escritório consegue trabalhar melhor a jornada do consumidor e vivenciar os pontos de contato com a companhia.

Se a experiência entregue estiver compatível com as expectativas do cliente, então existe um caso de valor percebido que ajuda a construir uma relação de fidelização.

Mas essa influência positiva só será possível se a empresa souber gerar valor para os clientes. Antes de descobrir como fazer isso, é necessário entender as diferenças entre preço e valor, dois conceitos que costumam ser confundidos.

O valor é algo que está ligado à percepção do indivíduo em relação às vivências e experiências que teve com os produtos e serviços oferecidos, ao passo que o conceito é algo mais prático que se refere ao quanto o cliente paga pela solução.

O preço gera impactos no valor e vice-versa, mesmo assim, são conceitos completamente distintos, tanto para o consumidor quanto para a empresa.

Dicas para gerar valor

Para gerar valor e fidelizar seus clientes, uma marca de mini salgados para festa deve investir em algumas estratégias, como:

Conhecer o cliente

A primeira coisa que a empresa precisa fazer é conhecer seu cliente para saber quais são os seus propósitos e melhorar a comunicação. Ao se comunicar com propósito, a marca atrai pessoas que pensam como ela.

Isso envolve um planejamento que tem o objetivo de gerar valor para o cliente, idealizando o público de antemão. É imprescindível saber quem é o cliente ideal da marca, pois ele se torna a razão de existência do negócio.

Hoje em dia, existem várias ferramentas que podem ser usadas para construir a persona da empresa, e com isso entender o estilo de vida das pessoas, sua localização, problemas, necessidades, dentre outros pontos importantes.

Encantar o consumidor

Prestar um serviço de qualidade é o mínimo que a empresa pode fazer, mesmo assim, acaba sendo uma forma de fidelizar os compradores. Quando alguém compra alguma coisa, como cortina rolo motorizada, espera receber exatamente isso.

Mas para gerar encantamento, é necessário superar essas expectativas e utilizar um fator surpresa. Por exemplo, uma seguradora de veículos, além de enviar um guincho para o carro quebrado de seu cliente, pode pagar o táxi para que ele chegue até onde precisa.

Melhorar a comunicação

Um dos pontos mais importantes para gerar valor para o cliente é ter um propósito, visto que o produto ou serviço nada mais é do que o resultado proveniente de um objetivo.

Se o gestor pensar no propósito da existência de sua empresa, vai encontrar uma missão e uma essência institucional verdadeira.

É indispensável saber se comunicar para entregar muito mais do que um produto ou serviço, mas com uma verdadeira solução com um propósito por trás.

Por exemplo, os serviços de reforma de armário de cozinha planejado são apenas o meio pelo qual o propósito da companhia se manifesta.

Ao pensar dessa forma, a organização vai entender qual é seu negócio e abrir sua visão de mercado, algo que deve ser trabalhado na estratégia do cliente também.

Saber se posicionar no mercado

O posicionamento de mercado está diretamente relacionado com a comunicação e a capacidade de acompanhar o público. Quando a companhia é conhecida por alguma razão, as pessoas são validadas por fazerem parte desse motivo.

Por exemplo, ao visualizar alguém pilotando determinada marca de moto, entende que ele faz parte de um grupo de pessoas, e isso gera valor para o motociclista.

Seguindo essa linha de raciocínio, é importante investir em posicionamento de mercado, de modo que a marca se torne símbolo de um pensamento imediato, gerando valor para o cliente.

Capacitar a equipe

Gerar valor é um processo complexo e grandioso, e isso vai desde uma propaganda em um outdoor rodovia até o momento da venda dentro da loja.

A marca precisa ter atenção aos detalhes, ao modo como se comunica, o tratamento que oferece aos clientes e à probabilidade de adiantar prazos.

Também pode pensar de que maneira melhora o envio de mensagens, dentre outras estratégias que vão melhorar a maneira como a companhia age.

Quando for trabalhar com uma ação extraordinária, primeiro verifique a viabilidade. A relação só será harmônica se a equipe tiver uma mentalidade voltada para a geração de valor, sabendo usar os recursos necessários.

Para alcançar esse objetivo, um fabricante de capa para piscina sob medida deve investir em capacitação, por meio de treinamentos e outros recursos disponíveis.

Oferecer uma boa experiência

Procure garantir uma boa experiência de compra, redobrando os cuidados com o cliente, padronizando estratégias de bom atendimento e demonstrando atenção aos feedbacks oferecidos pelos consumidores, por meio de pesquisas de satisfação.

O consumidor moderno gosta de saber que é ouvido e valorizado pelas marcas, caso contrário, percebe que o objetivo da empresa é apenas vender e que sua relação com ele não tem valor.

Uma das principais mudanças nos hábitos de consumo é o fato de que as pessoas precisam se relacionar com as empresas, antes de comprar. Isso acontece porque eles podem adquirir os mesmos produtos e serviços com diferentes marcas.

Assim sendo, na hora que o consumidor precisar contratar fechamento de área gourmet com vidro, vai escolher aquela empresa que ofereceu o melhor atendimento e soube se relacionar.

Considerações finais

Qualidade e preço competitivo não são mais atributos suficientes para convencer alguém a comprar. O consumidor moderno precisa enxergar os diferenciais da marca e o valor que ela tem a oferecer.

É assim que ele entende as vantagens de uma compra e o quanto o produto ou serviço pode ajudar em seu dia a dia.

Com as dicas que demos aqui, seu negócio vai conseguir entregar valor aos consumidores, se destacar no mercado e mostrar o que pode oferecer de melhor.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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