O que são vendas complexas?

As vendas complexas, apesar da impressão de que o processo é mais complicado, na verdade são definidas desse modo por contarem com variáveis durante a negociação, que demanda mais tempo até a decisão de compra.

Esse tipo de venda é bem comum em empresas que atuam no ramo B2B, ou seja, se relacionam com outras empresas, como é o caso das que trabalham com outsourcing de impressão, um serviço de terceirização dos processos de impressão.

Uma dos fatores que caracterizam as vendas complexas é que geralmente a negociação envolve diferentes departamentos, como, por exemplo:

  • Compras;
  • Diretoria;
  • Logística;
  • Gestão;
  • Financeiro;
  • Jurídico.

Compreenda mais sobre vendas complexas e confira estratégias para otimizar o processo. Boa leitura.

Principais aspectos de vendas complexas

Além de envolver um número maior de profissionais para a tomada de decisão, as vendas complexas possuem outros características, entre as principais estão:

  • Valor médio elevado: como falamos, as vendas complexas se relacionam com o mercado de empresas B2B, que atuam com serviços e produtos de valor significativo, como equipamentos de combate a incêndio, por exemplo. Isso faz com que a decisão de compra se prolongue, já que o valor financeiro considerável exige maior planejamento.
  • Ciclo produtivo mais longo: geralmente por serem mercadorias com valor mais alto, o ciclo de produção costuma ser mais longo e também mais custoso, pois muitas vezes é necessário formar parceria com diversos fornecedores.
  • Alto custo de aquisição de clientes: assim como o valor do serviço ou produto como caixa de pizza personalizada é alto, também é elevado o custo de aquisição de clientes (CAC), uma vez que requer investimentos em equipes comerciais e em estratégias de marketing.
  • Tomada de decisão técnica: outro aspecto das vendas complexas é que a decisão de compra se baseia muito na parte técnica, ou seja, na hora de adquirir um lacre de segurança, item de fundamental importância para proteger mercadorias e assim garantir a confiabilidade do cliente, questões técnicas que englobam a performance, durabilidade e outras, são bem analisadas.

4 dicas para otimizar o processo de vendas complexas

  1. Invista em inbound marketing: o inbound marketing tem o objetivo de encantar e atrair o público-alvo. A estratégia tem sido cada vez mais incorporada por empresas B2B, que além de melhorar e conquistar mais clientes, otimizam a decisão de compra do consumidor.
  1. Estude profundamente o público-alvo: para que  as estratégias de marketing gerem resultados é essencial que haja amplo conhecimento da persona. Isso porque com informações sobre as necessidades e dores é mais fácil entregar conteúdos que possam interessar e levá-lo à compra.
  1. Aprimore as habilidades técnicas do time de comercial: as vendas complexas exigem domínio sobre características técnicas sobre o produto, portanto, é primordial que o time esteja alinhado e habilitado para expor e explicar cada detalhe.
  1. Aposta no processo de venda consultivas: as vendas consultivas tratam de métodos em que os vendedores trabalham com consultores, ou seja, atuam compreendendo as necessidades do consumidor antes de expor o produto ou serviço, o que pode elevar as chances e acelerar a tomada de decisão.

Chegamos ao fim do nosso artigo sobre o que são vendas complexas. Se gostou compartilhe nas suas redes sociais e nos siga para mais conteúdos sobre vendas.

Portal de notícias atualizado diariamente para você. Nossa curadoria de conteúdo é pensada exclusivamente para informar e entreter nossos leitores diários. Tenha a certeza de que em nosso portal de conteúdo, você terá sempre a melhor fonte de informação a sua disposição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

20 − 17 =