Vincular-se a um mercado pode ser uma tarefa bastante complexa, uma vez que há uma série de exigências que podem fazer parte desses contextos. Por isso, um dos elementos mais importantes para esse tipo de perspectiva é, justamente, o Branded Content.
Durante séculos, vender estava muito mais relacionado a uma lógica de disponibilidade e usabilidade de um produto do que com a marca propriamente dita, uma vez que o mundo comercial tinha um caráter mais de utilidades para o dia a dia.
No entanto, com o passar dos anos, a confiança em um fabricante ou em um comércio passou a fazer parte dos hábitos de consumo, o que já demonstra que há uma inclinação bastante grande do público a um elemento de credibilidade da marca.
Isso acontece até os dias de hoje em pequenas cidades ou bairros: um comércio que conseguiu conquistar a credibilidade em sua comunidade, por vezes, vai ser a escolha perfeita para aqueles moradores.
Esse é um fator que possui um elemento subjetivo bastante importante, fazendo com que a preferência por uma determinada marca esteja fundamentada em elementos de preferência, assumindo um caráter cultural.
Com o surgimento dos elementos modernos de marketing, esses pontos ganharam ainda mais desdobramentos, o que levou a uma percepção ainda mais apurada a respeito de como elaborar uma boa estratégia de marca.
Atualmente, não há como falar em uma empresa sem entender os valores de uma marca em um segmento de mercado.
Entender, portanto, o que leva uma empresa que trabalha com vendas de cachorro a uma credibilidade grande pode ser um fator que passa, inevitavelmente, por uma construção de marca sólida dentro desses aspectos.
A importância do branding
Com base em todos esses elementos, uma das estratégias que surgiu para que esses pontos pudessem ser tratados de forma mais objetiva foi, justamente, o branding como elemento central de marca.
Isso porque ele traz alguns objetivos importantes, o que, via de regra, pode qualificar ainda mais a interação do público com uma lógica de marca, elevando sua capacidade de percepção de valores nesse sentido.
Por ser uma dinâmica que trabalha com elementos visuais, de valores e uma série de outros pontos que incidem na percepção, o branding acabou sendo um dos pontos mais importantes para fundamentar uma memória a respeito de um produto ou serviço.
Por exemplo, uma empresa que trabalha com eventos, certamente, sabe qual é a fabricante de troféus baratos com o melhor custo e benefício do mercado.
O branding trabalha, portanto, com uma noção que já faz parte da vida das pessoas sem que elas se deem conta, como é o caso de um cheiro de comida que faz com que determinada memória a respeito de uma pessoa surja.
Nesse caso, por exemplo, um tempero específico utilizado pela avó quando a pessoa era criança pode, em grande medida, ter se tornado a marca registrada daquele prato, funcionando dentro de uma lógica de memória.
Assim, o branding acaba se baseando nessa capacidade de produzir elementos sentimentais que interagem com valores para que haja uma perspectiva cada vez mais íntima de conexão com o cliente.
O papel do conteúdo
Com o avanço das tecnologias digitais e com a qualificação do consumo, alguns fatores passaram a ser ainda mais importantes dentro desses contextos e, para entender o branded content, é essencial que haja uma percepção sobre o conteúdo.
Essa é uma estratégia bastante comum nos dias de hoje, uma vez que as marcas utilizam esses elementos para que haja uma conexão mais sólida com o público a partir da produção de alguns conteúdos.
Ao pesquisar por despachante preços, um cliente pode ser mais objetivo e buscar a contratação do serviço, mas, via de regra, um conteúdo a respeito do assunto pode esclarecer algumas dúvidas.
Desta forma, o marketing de conteúdo cria uma conexão antes mesmo de haver a necessidade de se falar em compra de produto ou contratação de serviços, sendo uma forma de fazer com que a marca chegue antes.
Ele pode assumir diversos formatos, além, claro, de ter uma capacidade bastante grande de lidar com os valores mais diversos, podendo, inclusive, elevar a percepção do cliente a respeito de um buffet de massas para casamento.
O que é branded content?
Diante de todos esses esclarecimentos, é possível dizer que o branded content é uma junção de duas perspectivas fundamentais para o marketing: o conteúdo e a estratégia de branding.
Assim, a empresa em questão vai buscar uma orientação que consiga criar conteúdos que tenham uma perspectiva de afirmação de uma marca no mercado, não necessariamente tratando diretamente de produtos.
Esse pode ser um elemento que se relaciona com o mundo digital a partir de um conteúdo sobre dicas para decorações domésticas de uma empresa que faz fachada de vidro para varanda ou, até mesmo, offline, como uma corrida.
Nesse segundo caso, é possível pensar em bancos públicos e outras empresas que acabam entrando nesse tipo de evento como uma forma de se colocar para o cliente como uma marca que apoia o esporte.
O branded content é, portanto, uma forma de fundamentar a marca para o cliente sem que ele tenha uma orientação de compra a primeiro momento, o que pode ser importante para decisões futuras.
Ao se deparar com conteúdos que reafirmam a importância de uma marca de cobertura de vidro com calha, é bem possível que a decisão a respeito desses elementos se tornem cada vez mais fáceis com o passar do tempo.
Por que essa estratégia é importante?
Por trabalhar com uma dinâmica de consumo cada vez mais qualificada, o branded content acaba lidando com alguns fatores que são determinantes na hora de se colocar para o cliente.
Essa estratégia ajuda a elevar a produção de valores da marca dentro de uma noção mais subjetiva do consumo, o que pode qualificar uma série de elaborações, elevando o branding equity e awareness
Assim, uma marca que trabalha com esquadria alumínio bronze e possui uma base no branded content pode garantir algumas percepções que são determinantes para uma boa manutenção nesse sentido.
Entender, portanto, a respeito de todos esses benefícios pode ser bastante importante e, por isso, é essencial apontar para alguns deles:
- Reconhecimento de marca;
- Produção de empatia;
- Conversões qualificadas;
- Elevação do valor de mercado.
Todos esses aspectos podem ser essenciais na hora de se pensar em uma perspectiva de branded content e, portanto, não há como fugir desses elementos.
Como implementar o branded content?
Como em qualquer estratégia de marketing, é fundamental que a implementação do branded content consiga passar por uma avaliação bastante sólida do mercado, uma vez que é ele que vai receber esses elementos de forma estratégica.
Compreender o papel da empresa e como que o público lida com ela pode ser essencial para que não se caia em generalistas que podem prejudicar o andamento dessas relações.
Além disso, torna-se importante entender quais são os passos que podem ser dados para que essa estratégia consiga cumprir o seu papel de forma bastante precisa.
Definir uma persona
A persona é, de fato, um dos elementos centrais dentro dessas relações, uma vez que ela lida com uma média de dados dos clientes, chegando a um número que pode demonstrar um cliente ideal.
Ao defini-la, é possível especificar o interlocutor de uma mensagem, qualificando ainda mais os impactos possíveis.
O tom de uma mensagem para um curso para pedreiro iniciante não pode ter o mesmo tom de uma dinâmica avançada, uma vez que esse é um elemento que está sendo introduzido.
Desta maneira, a definição da persona acaba esclarecendo os contextos da recepção da mensagem.
Ser sutil
Quando um cliente acessar um conteúdo, sua preocupação é com as informações presentes ali.
Já, do outro lado, a preocupação da empresa é a respeito de elementos que possam introduzir a marca para esse mercado.
Seja como for, é importante que esses elementos estejam alinhados, garantindo uma sutileza e uma fluidez na hora de pensar na marca.
Elaborar canais
Os canais podem definir a linguagem e a abordagem a ser feita e, por isso, é essencial que haja uma percepção a respeito de como chegar no cliente.
Esses elementos podem variar de acordo com os hábitos de consumo, podendo lidar com dinâmicas mais textuais ou audiovisuais.
Considerações finais
O papel de uma marca dentro de uma consolidação de mercado pode ser um dos mais importantes na hora de uma empresa conseguir se colocar para o seu público.
O branded content, portanto, consegue lidar com essas novas demandas qualificadas a partir de uma perspectiva de afirmação de marca.
Entender a respeito de como implementar esses aspectos pode ser bastante importante para o andamento dessas dinâmicas.
Assim, é fundamental uma perspectiva que consiga lidar com esses pontos de forma mais ampla, consolidando, assim, os valores de uma empresa em seu mercado.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.