staff on demand

Staff on demand: como colocar essa estratégia em prática?

Com base nos avanços das dinâmicas corporativas, alguns recursos passaram a ser bastante importantes para que as empresas conseguissem lidar com elas. Um desses elementos é o staff on demand.

Esses mecanismos têm ganhado cada vez mais destaque no mercado devido a complexidade que esse universo tem ganhado no mundo contemporâneo, principalmente por conta de alguns recursos relacionados a uma dinâmica digital.

Há uma série de estratégias e outros elementos administrativos que acabam funcionando muito bem para os padrões estabelecidos, mas esses elementos, na realidade, têm ganhado variações desde o século passado.

De um ponto de vista geral, quando um empresário ou comerciante abria um negócio, a intenção era criar a melhor dinâmica possível de venda com seu mercado consumidor, fosse ele o público final ou não.

Com a chegada das dinâmicas industriais, esses elementos começaram a se modificar bastante, uma vez que elas apresentaram um volume produtivo em que as empresas tinham que lidar com outras orientações administrativas.

Nesse sentido, a elevação das dinâmicas financeiras e, também, de gestão de pessoas passou a ser um elemento central dentro de todas essas perspectivas, o que é percebido até os dias de hoje.

Uma fábrica que vende sorvete massa atacado, ao lidar com o crescimento das vendas, certamente, precisará orientar uma perspectiva de elevação da produção, o que significa elevar o número de funcionários.

Além disso, outros fatores acabam surgindo dessas relações, como é o caso da busca por uma orientação que consiga lidar com o fluxo de capitais, tanto do ponto de vista da lucratividade quanto sob uma lógica de investimentos.

É essencial a percepção de que há uma elevação de complexidade bastante representativa dentro dessas estruturas e, portanto, não há como fugir desses elementos na hora de pensar em fundamentar alguns elementos de interações com o mercado.

O papel do colaborador

Com base em todas essas complexidades, é importante entender que o colaborador é aquele que pode fazer com que uma empresa exerça suas funções de forma bastante qualificada e seguindo uma lógica quantitativa da perspectiva industrial.

O elemento básico para que isso ocorra é, justamente, a gestão de RH, uma vez que ela irá lidar com as dinâmicas de recrutamento e seleção, o que pode trazer os melhores nomes para a empresa e, também, com a gestão desse capital humano.

Esses são recursos que podem fazer com que uma clínica de internação veterinária seja reconhecida por ter os melhores médicos da região, garantindo um posicionamento de marca ainda mais sólido.

Seja como for, o colaborador exerce um papel decisivo na hora de pensar nessas estruturas de qualificações empresariais e, por isso, é preciso que haja um cuidado bastante grande com sua contratação.

Mundo digital e a tendência on demand

Do outro lado, é possível mencionar, também, que há uma perspectiva cada vez mais nova, muito fundamentada pelas possibilidades digitais, que é as dinâmicas on demand como elementos centrais de consumo.

Atualmente, o cliente está sustentado dentro de uma lógica de autonomia de consumo bastante grande, o que acaba trazendo algumas exigências sobre a personalização dos processos, garantindo-lhe a melhor experiência.

Quando ele pesquisa por troca de vidros automotivos, é possível perceber essa tendência se manifestando de forma bastante sofisticada, uma vez que ele consegue ter acesso a esse mercado como um todo.

Esse é um elemento importante que começou a fazer parte de todo mercado, garantindo que os elementos on demand passassem a fazer parte da vida das pessoas.

Nesse sentido, seja em um serviço de streaming ou de aluguel de filmes digitais, é possível perceber as dinâmicas sob demanda aparecendo para o cliente, buscando sempre uma personalização maior a respeito do que ele precisa.

Esse é um pensamento que começou a fazer parte, também, do mundo dos negócios, tornando-se uma tendência do ponto de vista das aplicações e, também, sob uma perspectiva administrativa.

Desta forma, um dos pontos mais importante para se pensar esses recursos é, justamente, a lógica de staff on demand.

O que é staff on demand?

Toda empresa já passou por períodos em que a demanda acaba se elevando, seja por conta de um novo projeto ou, até mesmo, pela natureza sazonal de determinadas elaborações de mercado, como datas comemorativas.

Esses elementos acabam apontando para uma necessidade de novas contratações, mas que, a longo prazo, pode acabar representando um número elevado de funcionários dentro dessas corporações.

Nesse sentido, é muito comum que um consultório de enfermagem 24 horas tenha uma dinâmica para terceirizar serviços que não representam a atividade final da empresa, como é o caso da limpeza e da cozinha.

No entanto, o staff on demand acaba indo ainda mais além, uma vez que ele lida com a contratação dentro de uma lógica sazonal, garantindo uma temporalidade limitada para aquele colaborador.

A personalização, nesse caso, acaba sendo um dos pontos mais importantes para essas orientações, já que é possível criar uma série de estratégias de crescimento sem aumentar o quadro de funcionários em definitivo.

Níveis de staff on demand

Baseando-se em todos esses pontos, é possível pensar em alguns níveis que o staff on demand pode assumir.

Nível 1

Esse é o padrão mais comum no mercado, uma vez que ele lida com a necessidade de um serviço que a empresa tem e, com isso, há uma contratação de uma empresa terceirizada para exercer esses elementos.

Isso pode ir desde um serviço de manutenção predial para envidraçamento de sacada automatizado até o contador que fecha as contas da empresa no final do mês.

Nível 2

Esse é um elemento que diz respeito à terceirização de alguns elementos importantes para otimizar as atividades fins da empresa, mas sem exercê-las.

Nível 3

Por ser um nível mais avançado, ele consegue lidar com elementos de profissionais autônomos que lidam com as dinâmicas trazidas pela equipe interna.

Isso vai desde um programador de site para uma oficina mecânica mais próxima até elementos mais complexos, como uma consultoria de engenharia.

Nível 4

Esse nível é ilegal no Brasil, já que há algumas limitações da CLT que impõe algum tipo de vínculo nesse sentido.

O nível 4 diz respeito a uma dinâmica em que há uma quantidade de pessoas dispostas a oferecer um serviço para empresa e que pode ser acionada a qualquer momento por algum aplicativo de classificados.

Benefícios do staff on demand

O staff on demand, portanto, acaba exercendo um papel estratégico determinante para as empresas, uma vez que ela não precisará lidar com uma gestão de RH tão aprofundada e, ao mesmo tempo, fará com que a empresa conte com bons profissionais.

Logicamente, esses elementos precisam de supervisão interna, o que acaba se assemelhando a um morador que diz se um serviço de aplicação de estrutura metálica aparente está satisfatório.

Seja como for, é essencial pensar na importância dessa estratégia para otimizar processos, garantindo que alguns benefícios sejam alcançados:

  • Redução de custos;
  • Elevação da produtividade;
  • Adaptação ao mercado;
  • Elevação de possibilidades.

A atuação no mercado, com base em tudo isso, acaba ganhando algumas qualificações que são determinantes para o crescimento da empresa.

É possível crescer sem funcionários?

Diante de tantos elementos que podem fazer a diferença na hora de pensar em uma estrutura empresarial, essa dúvida pode acabar surgindo.

De antemão, dado o teor drástico do questionamento, é possível afirmar que não, uma vez que os funcionários são os que vão dar sustentação, inclusive, para que haja uma relação entre essa equipe externa e a interna da empresa.

Contudo, é possível, sim, crescer com menos funcionários, otimizando, por exemplo, elementos produtivos de uma cozinha que faz coxinha para festa.

Para que isso ocorra, é essencial que haja uma perspectiva de como otimizar as dinâmicas internas de uma equipe, levando alguns elementos como o staff on demand e elementos de automação mais a sério.

O crescimento empresarial, nesse caso, é um fator determinante para a saúde de uma empresa e, por isso mesmo, é essencial que todos esses recursos sejam considerados de forma responsável.

Considerações finais

Com o passar dos anos, uma série de estruturas empresariais passaram a fazer parte das perspectivas mais diversas de ações para o crescimento.

Nesse sentido, há uma série de novos elementos que representam fundamentações culturais que podem ajudar na hora de gerir um ambiente corporativo de forma mais objetiva.

O staff on demand, nesse caso, pode lidar de forma bastante elaborada com alguns pontos, como é o caso da elevação das dinâmicas produtivas sem que haja uma necessidade de elevar o número de funcionários.

Assim, é fundamental pensar nessa estratégia dentro de uma nova possibilidade de cultura organizativa, onde o mercado se apresentará de forma mais dinâmica, garantindo um crescimento maior com menos gastos.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Author: Ana Beatriz