Vera Cruz Casa de Saúde recebe acreditação ‘nível pleno’ em qualidade de serviços de saúde

Organização Nacional de Acreditação (ONA) reconhece unidade com o segundo mais alto grau de avaliação

O Vera Cruz Casa de Saúde recebeu, no final de dezembro, após dois dias de avaliação externa de profissionais do IBES (Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde), uma Acreditação “Nível 2 – Plena”, a segunda mais alta da ONA (Organização Nacional de Acreditação). Reconhecida pela tradição ao longo dos seus 135 anos de excelência, a unidade é gerida pelo Vera Cruz Hospital desde maio de 2019 e, desde então, vem implementando mudanças, novos processos e protocolos, com foco em crescimento, qualidade e segurança.

Segundo Dr. Fábio Pereira Fraga, diretor-presidente do Vera Cruz Hospital, a visita de avaliação é um momento histórico e coroa o trabalho de tantos profissionais envolvidos diariamente no fornecimento de assistência segura e acolhedora. “Todo o processo de acreditação é voluntário e envolve uma decisão estratégica da diretoria para que possamos qualificar e aprimorar incessantemente nossa assistência e gestão”, detalha.

De acordo com Fraga, o objetivo não é a certificação em si, mas, principalmente, a adoção de uma metodologia de avaliação externa que possibilite uma constante evolução. “Melhorias em estrutura, tecnologia, quadro de profissionais e novos processos de qualidade e segurança têm sido nossas prioridades. O hospital desenvolve um modelo de gestão próprio, além de diversas práticas, como nossas auditorias internas de qualidade, por exemplo, baseadas no manual da ONA”, completa.

“Tudo que temos feito visa implementar uma governança robusta com sustentabilidade e evolução de processos assistenciais e de apoio. Após um ano que assumimos a direção, a pandemia chegou e, mais do que nunca, foi fundamental haver gestão de processos, definição de fluxos e compromisso das equipes. Nossos indicadores demonstram o enfrentamento à Covid-19 com fluxos integrados junto ao Vera Cruz Hospital para um atendimento padronizado e humanizado. Buscar a acreditação reafirma nosso compromisso com a qualidade e a segurança, pois envolve um processo contínuo, com reavaliação a cada oito meses”, adiciona Renan Rezende, diretor-geral do Vera Cruz Casa de Saúde.

Diretor técnico e médico da unidade, Bruno Araújo destaca que a avaliação da ONA se baseia em evidências de práticas e resultados alcançados nos mais variados processos. “A acreditação segue o princípio do ‘tudo ou nada’ e, por isso, todos os setores devem estar no mesmo nível de maturidade, incluindo os parceiros, para que possamos oferecer uma experiência positiva a pacientes e famílias. Adotar um processo de acreditação é muito desafiador e também essencial, pois somos avaliados a partir de um olhar sistêmico e integrado. Isso nos motiva e orienta para continuar nosso caminho de excelência”, enfatiza.

(Selo de Acreditação da ONA/Crédito: Divulgação)

O hospital possui pronto-socorro adulto com fluxos respiratórios e não-respiratórios, capacidade para 120 leitos distribuídos em unidades de internação, UTIs de alta complexidade (tanto clínicos como cirúrgicos) e serviços de terapia diagnóstica em laboratório e imagem. Em 2020, a unidade inaugurou um novo Centro Cirúrgico, além de reformas em suas instalações e acomodações de internação.

Um 2021 de Conquistas

No primeiro semestre do ano passado, o Vera Cruz Casa de Saúde já havia recebido o selo “Nível Excelência” devido às boas práticas preventivas no enfrentamento do novo coronavírus. O reconhecimento atesta que a instituição possui ambiente seguro e segue padrões nacionais e internacionais estabelecidos em manuais da certificação validar a adoção de boas práticas, fluxos e protocolos específicos para oferecer ambiente seguro a todos os pacientes, acompanhantes e pessoas que passam pelo hospital, assim como aos profissionais e prestadores de serviços. Foram avaliados 115 itens em diversos setores, todos em conformidade com o Manual de Boas Práticas Preventivas para o enfrentamento do coronavírus do IBES (Instituto Brasileiro de Excelência em Serviços de Saúde), baseado em referências científicas nacionais e internacionais.

Organização Nacional de Acreditação

A ONA (Organização Nacional de Acreditação) é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos reconhecida pelo Ministério da Saúde que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente e boas práticas do serviço hospitalar. A Acreditação da ONA tem caráter eminentemente educativo, voltado para a melhoria contínua, sem finalidade de fiscalização ou controle oficial/governamental, e sua metodologia é reconhecida internacionalmente pela ISQua (International Society for Quality in Health Care), associação parceira da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Sobre o Vera Cruz Casa de Saúde

O Vera Cruz Casa de Saúde funciona no histórico prédio fundado em 1881 pelo comerciante italiano Attilio Bucci como Circolo Italiani Uniti, a fim de oferecer lazer, educação e assistência médica à comunidade italiana radicada em Campinas. Patrimônio tombado e com ótima localização, acolheu a população em alguns dos momentos mais desafiadores da história: a febre amarela, em 1896, a gripe espanhola, em 1918 e, desde março do ano passado, já ocupado pelo Vera Cruz Hospital, o novo coronavírus. Tendo em mente a vocação de excelência de atendimento e conhecendo a confiança da população campineira em um tratamento especializado aliado ao zelo que permeia suas ações humanas, o Vera Cruz Hospital assumiu a gestão do complexo em maio de 2019, viabilizando a continuidade da prestação de serviços por meio de ações de melhorias que abrangem desde recuperação do prédio, até adaptações dos quartos e consultórios, atualização dos equipamentos e contratação de pessoal, sem esquecer sua relevância e importância histórica. Com quase 800 colaboradores diretos e indiretos nas áreas de apoio (higiene, segurança, recepção e outras), administração (RH, financeiro, por exemplo) e assistenciais (médicos, enfermeiros, etc.), o que antes era um local distinto por sua expertise em especialidades múltiplas – tais como neuro, cardiologia, maternidade, fisioterapia, entre tantas (sendo a única que possui Litotripsia na região) – passou a ser também notório por aplicar as melhores práticas de combate a epidemias e por sua capacidade de adaptabilidade em tempo recorde, com resultados comparáveis aos melhores serviços do Brasil e do mundo. Desde que o Vera Cruz se uniu a holding Hospital Care, a busca é pela manutenção da excelência dos serviços e pelo crescimento sustentável da marca, abraçando a população de Campinas como um todo. O sistema de gestão do Vera Cruz Hospital, remodelado desde a chegada da Hospital Care, está sendo desenvolvido também na Casa de Saúde, bem como o treinamento de pessoal.

Portal de notícias atualizado diariamente para você. Nossa curadoria de conteúdo é pensada exclusivamente para informar e entreter nossos leitores diários. Tenha a certeza de que em nosso portal de conteúdo, você terá sempre a melhor fonte de informação a sua disposição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dois × 4 =