Quais as vantagens de levar seus filhos ao otorrino pediátrico?   

Levar seus filhos para uma consulta com o Otorrino Pediátrico é uma escolha muito sábia e vantajosa para as crianças. Você provavelmente já ouviu falar no Otorrinolaringologista, o médico que cuida do ouvido, do nariz, dos seios paranasais, da faringe, da laringe, cabeça, pescoço e até mesmo boca e esôfago.

Mas, por que você deve levar seus filhos para um acompanhamento de rotina com essa especialidade médica? É isso que você irá descobrir hoje! 

O que é o otorrino pediátrico?

O Otorrino Pediátrico é uma especialidade médica com uma gama de aptidões. Esse médico é responsável por cuidar de várias áreas importantes para o desenvolvimento da criança, e que podem trazer muito incômodo quando passam por algum problema.

De sangramentos nasais à dificuldade para respirar, incômodos e dores de ouvido, garganta, ronco durante o sono, dificuldade para ouvir e até tontura e dores de cabeça são sintomas que podem ser tratados e considerados para o diagnóstico do Otorrinolaringologista.

Para resumir, essa especialidade médica cuida de áreas determinantes para o desenvolvimento infantil. A criança precisa ter plena percepção do seu ambiente para desenvolver certas capacidades e crescer de forma saudável. Ter a audição ou o olfato comprometidos, por exemplo, é um grande obstáculo para o seu crescimento.  

Quando é necessário procurar um otorrino pediátrico?

Normalmente, quem encaminha a criança para uma consulta com o Otorrino Pediátrico é o Pediatra que atua de uma forma geral. Ao levar seu filho a uma consulta médica, o doutor irá analisar os sintomas relatados, realizar alguns exames e, em caso de suspeita de doenças que afetam as áreas já mencionadas, deverá recomendar uma consulta com o Otorrino Pediátrico.

É claro que, em caso de quaisquer sintomas relacionados ao ouvido, nariz e garganta, os próprios pais da criança podem levar a criança direto à consulta com o Otorrinolaringologista Pediátrico.

Perda de audição

Quando há suspeita de perda de audição, é um bom momento para levar a criança à consulta com o Otorrino. Isso é especialmente válido para crianças que demoram para desenvolver a fala ou deixam tudo em volumes muito altos para escutarem melhor, que pedem para você repetir o que fala com certa frequência e que têm dificuldade para entender o que os outros falam. Estes são fortes indicativos de que a criança possui algum problema na audição e devem ser considerados como sintomas urgentes pelos pais.

Alterações na fala

Quando a criança apresenta rouquidão excessiva e frequente, tem dificuldade para falar ou simplesmente demora para desenvolver suas capacidades de comunicação verbal, é um momento oportuno para levar a criança ao Otorrino Pediatra.

Obstrução nasal

A criança tem dificuldade para respirar ou ronca quando dorme? Respiração bucal, tosse com catarro e outros sintomas podem indicar a presença de doenças respiratórias, como a rinite e a sinusite, entre outras. Por isso, é importante prestar atenção ao sono do seu filho e à respiração durante o dia, especialmente se esta acontece pela boca com frequência.

Surgimento de massas cervicais

Quando a criança possui ínguas, nódulos ou cistos na região do pescoço, é uma boa ideia levá-la para uma consulta médica. O Pediatra responsável poderá indicar a visita a um Otorrino Pediátrico, já que estes são sinais de doenças que afetam as partes do corpo atendidas pela especialidade médica.

Quais as vantagens do tratamento com o otorrino pediátrico?

  • Diagnósticos ágeis e precisos;
  • Tratamentos direcionados;
  • Possibilidade de realizar cirurgias estéticas e de função;
  • Melhor desenvolvimento da criança;
  • Aumento na compreensão sobre o sistema respiratório da criança e boas práticas para cuidar da saúde dos seus filhos;
  • Entre outras.

Quando seus filhos se consultam com o Otorrino, eles terão seus problemas de saúde diagnosticados e receberão o tratamento adequado, que varia de acordo com cada caso. As vantagens em procurar um tratamento com o Otorrino Pediátrico são muitas. Isso facilita o diagnóstico de patologias relacionadas ao sistema respiratório, aos ouvidos e em áreas próximas, o que pode levar a tratamentos e procedimentos mais tranquilos para a criança. Não apenas isso, mas o Otorrino Pediátrico também é perfeitamente capaz de realizar cirurgias, incluindo estéticas, para correção de deformidades no nariz e nas orelhas, por exemplo.

Quais clínicas são especializadas em tratamentos com médicos otorrino pediátricos?

Grandes clínicas e hospitais espalhados por todo o Brasil, especialmente em grandes centros urbanos, oferecem a especialidade do Otorrino Pediátrico. É importante recorrer a uma clínica, hospital ou mesmo consultório com recursos e reputação para atender às necessidades do seu filho. Cuidar da saúde das crianças requer muita atenção e, por vezes, consultas de Pediatria Geral podem demandar a expertise que apenas o Otorrinolaringologista possui, para melhor cuidar da criança.

Se seus filhos apresentarem qualquer um dos sintomas mencionados neste texto, agende uma consulta médica imediatamente ou, dependendo da gravidade da situação, leve-os ao pronto-socorro mais próximo.

Portal de notícias atualizado diariamente para você. Nossa curadoria de conteúdo é pensada exclusivamente para informar e entreter nossos leitores diários. Tenha a certeza de que em nosso portal de conteúdo, você terá sempre a melhor fonte de informação a sua disposição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

1 × 3 =