Pós Black Friday: O que fazer depois dessa grande sazonalidade?

No período pós Black Friday , muitos comerciantes acabam ficando sem saber o que fazer depois da grande leva de ofertas e dos milhares de pedidos que precisam ser expedidos para brasileiros de todos os cantos do país.

Essa temporada é uma das mais promissoras época tanto para vendedores quanto para os consumidores. Porém, você, vendedor, sabe lidar com o que vem a seguir? Muitos iguais a você possuem a mesma dúvida. No entanto, ela será sanada hoje. Confira a seguir!

Pós Black Friday: principais estratégias para sustentar o momento pós-sazonal

A Black Friday é conhecida por ser uma das maiores temporadas de compras do ano, impulsionando vendas e atraindo consumidores ávidos por descontos. 

No entanto, o que acontece após esse frenesi de compras é crucial para manter o impulso e sustentar o sucesso a longo prazo. Neste artigo, exploraremos estratégias para direcionar a atenção ao cliente, controlar o estoque, orientar a loja e otimizar o pós-venda.

1. Para onde foi meu estoque?

Uma gestão eficiente do estoque é crucial para atender à demanda pós Black Friday. Pequenos negócios tendem a sofrer bastante, principalmente quando o assunto é a primeira Black Friday da loja.

É sempre importante analisar os dados de vendas, identificar os produtos mais populares e reabastecer o estoque de forma estratégica. Evitar escassez ou excesso de produtos contribuirá para os ganhos da loja.

2. Esse é o momento certo para focar no cliente

O pós Black Friday é perfeito para fidelizar o cliente que pode se tornar um comprador frequente, dependendo de suas decisões neste momento crucial. 

Realize pesquisas de satisfação para entender as experiências durante a promoção e utilize os feedbacks para aprimorar seus serviços. Esses dois pontos são a chave para alcançar o sucesso nas futuras promoções da Black Friday.

Além de fazer essas duas ações acima, invista em campanhas de e-mail marketing personalizadas, agradecendo pela participação na Black Friday e oferecendo benefícios exclusivos para fidelizar os clientes, com certeza o charme do seu negócio.

3. Vamos de impulso?

Aproveite o impulso gerado pela Black Friday para promover produtos relacionados aos itens comprados durante a promoção. Se você tem um produto próprio que difere dos concorrentes, com certeza o pós Black Friday é o momento certo de colocá-lo à venda.

Não deixe de incluir produtos complementares em seu site, crie pacotes promocionais e utilize estratégias de up-selling e frete grátis para aproveitar o impulso gerado pela grande sazonalidade do ano.

Outro ponto que muitos lojistas pecam, é não estender um pouco algumas promoções, fazendo um “pós-Black Friday” levando produtos que estão em estoque alto a ofertas irresistíveis para os consumidores.

Essa é uma maneira eficaz de manter o interesse dos consumidores e dar aquele impulso extra no negócio de forma saudável. 

Não poupe descontos progressivos, cupons exclusivos ou frete grátis para compras subsequentes. Essa abordagem não apenas incentiva novas compras, mas também solidifica a relação com os clientes existentes.

4. Nessa pós Black Friday use exclusividade a seu favor

Faça com que os clientes se sintam especiais oferecendo promoções exclusivas. Você com certeza tem o histórico de compras de cada consumidor que fez pedidos nesta Black, não é mesmo?

Pode ser um tanto quanto trabalhoso verificar pedido por pedido, por isso separar os maiores, com altos valores, e oferecer produtos de complemento, para determinado produto comprado, pode ser uma excelente ideia de fidelizar o cliente.

Claro, mande uma oferta por e-mail e não deixe de usar aquela Copy bem estilosa para mostrar ao cliente que você lembrou dele!

Além dessa estratégia, é possível incluir acesso antecipado a novos produtos, descontos adicionais ou ofertas exclusivas para aqueles que participaram da Black Friday. Essas duas abordagens reforçam a ideia de valorização do cliente e incentivam a fidelização.

5. Marketing nunca será demais!

Se você ainda não tem contato com uma equipe de Marketing ou uma Agência especializada em SEO , com certeza esse será o momento certo para firmar parcerias. Afinal, o pós Black Friday é uma oportunidade de construir uma jornada do cliente consistente.

Estratégias de marketing que destacam a qualidade do atendimento, a transparência nas informações pós-compra e a busca por feedbacks positivos para uma experiência positiva, gerando confiança e incentivando a geração de negócios.

Além disso, o Marketing no período pós-sazonidade desempenha um papel estratégico, principalmente para preparar os clientes para futuras sazonalidades que acontecem a Black Friday, como o Cyber ​​Monday que ocorre toda segunda-feira pós Black Friday. 

E vender como o Marketing é importante para o seu negócio, não é possível deixá-lo de fora, não é verdade? Pois o Marketing é essencial para converter o sucesso temporário em crescimento sustentável. 

Ao focar em estratégias como as descritas acima, comunicação eficaz e construção de relacionamentos duradouros, sua marca pode maximizar o impacto da Black Friday, estabelecendo uma base sólida para o sucesso a longo prazo, mesmo fora da sazonalidade.