SEO on page e off page: entenda as diferenças e aplicações

O SEO (Search Engine Optimization), ou seja, a otimização do motor de busca, é uma das maneiras mais eficazes de atrair clientes em potencial para um site. Mas essa técnica pode ser apresentada de duas formas: SEO on page e off page, e é preciso entender as diferenças de cada técnica para ter melhores resultados.

Ambas as práticas envolvem o uso de palavras-chave, marketing de conteúdo e outras estratégias que estão inseridas no marketing digital e, por isso, cumprem papel importante no desempenho de um site.

A diferença entre SEO on page e off page

Não há dúvida de que uma estratégia eficaz de SEO é composta por componentes on page e off page, ou seja, ações que são feitas tanto dentro do site quanto em outras plataformas web. 

A questão não é mais se é preciso ter uma ou outra estratégia, mas sim quanto tempo e esforço devem ser alocados para cada uma.

Ambos desempenham um papel importante em tornar um site mais visível, resultando em mais tráfego orgânico.

SEO on page, ou na página, refere-se a fatores do próprio site que se pode otimizar, como o código URL e o conteúdo.

O SEO off page, ou fora da página, refere-se a ações tomadas para afetar a confiabilidade e a autoridade do site, criando os links de entrada e os sinais sociais corretos.

As características do SEO on page

SEO on page trata de todos os vários elementos que podem ser encontrados nas páginas reais de um site e inclui elementos como:

  • Imagens otimizadas;
  • Meta descrições;
  • Texto alternativo; 
  • Títulos;
  • Títulos de páginas.

Nesse sentido, pode-se aplicar que o SEO on page envolve várias técnicas que ajudam a melhorar a experiência do usuário em relação ao site, além de possibilitar que os bots dos mecanismos de pesquisa encontrem o conteúdo e, por fim, aumentam as chances de classificação mais alta nas SERPs. 

Outro fator interessante é que este é o único processo que se tem controle total quando se trata de SEO. 

Afinal, consiste em otimizar o site para que os mecanismos de pesquisa possam rastrear e entender facilmente o conteúdo presente. 

Há uma série de elementos essenciais na página que devem ser incluídos. Esses elementos são a base da estratégia de SEO on page, e podem ajudar a aumentar a classificação do site, trazer mais tráfego e impulsionar os negócios.

Fatores de SEO on page

A seguir está uma lista de elementos localizados em cada página que são importantes para a otimização de SEO on page

  1. Tags de título

O elemento de otimização da internet mais importante é a tag de título. 

A tag de título deve ser curta, mas descritiva, podendo ser, por exemplo, sobre decoração apartamento, o que ajudará os visitantes a saber mais sobre a empresa que oferece esse tipo de serviço. 

Também indicada como title tag, ela é indexada nos mecanismos de busca aprimorados, portanto, tem mais importância do que outros componentes. 

O título deve incluir palavras-chave para as quais se deseja que a página seja classificada.

  1. Meta tag

A meta tag é uma breve descrição da página na internet. Páginas sem meta tags adequadas são menos propensas a serem indexadas pelos mecanismos de pesquisa. 

Os mecanismos de pesquisa usam algoritmos diferentes para determinar quais páginas são relevantes para uma pesquisa conforme a palavra-chave e abordagem. 

Assim, quando um usuário busca sobre manutenção de nobreak, o algoritmo lê essas breves descrições e identifica os mais adequados à busca e as vantagens que podem proporcionar ao internauta.

Ou seja, Meta tags informam os mecanismos de pesquisa sobre o conteúdo da página e ajudam o Google a determinar a importância e a relevância das páginas. 

Mais ainda, uma meta tag bem escrita pode aumentar muito a taxa de cliques, pois elas também despertam o interesse e curiosidade dos internautas.

  1. Etiquetas H1, H2, H3

É preciso otimizar o conteúdo para tags, ou seja, intertítulos que ajudam a dividir o conteúdo, melhorar a legibilidade e a hierarquização dos materiais. Para isso, é possível usar tags que vão de H1 a H6. 

A empresa que trabalha com concentrador de oxigênio preço divulgado na internet deve ter apenas uma tag H1 contendo as palavras-chave ou frases-chave para as quais deseja que a página de busca apresente nos resultados do mecanismo de pesquisa. 

Além disso, vale adicionar subtítulos que usem H2 ou H3 para dividir os longos blocos de texto alternativo, atribuindo variações de palavras-chave a essas tags .

De modo geral, apesar de haver divisões até o H6, um bom material não precisa trazer todas essas divisões, pois quanto menor a tag menos relevância ela passa a ter para os algoritmos. Assim, o ideal é manter até o H4.

  1. Links internos

Links internos são as conexões entre as páginas da internet no site. Eles mostram ao usuário onde pode ir rapidamente de uma página para outra. 

Além disso, os links internos também ajudam os usuários a encontrar conteúdo relacionado e manter a navegação do site otimizada.

Desse modo, eles contribuem para que os usuários naveguem de uma seção para outra, aumentando a capacidade de descoberta do conteúdo sobre filtro de osmose reversa residencial, por exemplo, e melhorando a classificação do mecanismo de pesquisa.

A importância da ligação interna não pode ser subestimada. É um dos aspectos mais essenciais de uma postagem de blog bem estruturada, impactando no tempo de permanência e na experiência do usuário.

  1. Otimização de imagem

A otimização de imagem é outro aspecto importante do SEO on page

O primeiro fator relacionado a essa otimização é o tamanho do arquivo e a velocidade de carregamento de uma imagem individual. Já o segundo ponto de atenção diz respeito à nomenclatura e otimização adequada do arquivo. 

Os algoritmos do mecanismo de pesquisa só podem ler texto e não visualizar imagens de uma sala sob medida, portanto, as tags alt são usadas para torná-las compreensíveis para as plataformas de busca.

O que é SEO off page?

O SEO off page é uma ampla variedade de estratégias projetadas para melhorar a otimização do mecanismo de busca em qualquer site que não seja o domínio principal. 

Em alguns casos, a empresa pode até ter controle sobre esses elementos, como as redes sociais, ou a plataforma do “Google Meus Negócios”, mas não terá controle direto em outros, como criação de links em sites.

O SEO off page é um dos investimentos mais importantes que se pode fazer para um negócio empresarial, e com o trabalho certo pode trazer bastante tráfego orgânico e tráfego de mecanismos de pesquisa para o site.

O que uma estratégia de SEO off page inclui?

Para obter melhores resultados, a estratégia de SEO off page sempre começará com uma auditoria, que ajudará a entender o perfil do link, quão saudável ele é e o que se pode fazer para melhorá-lo. 

Existem muitas maneiras de melhorar a estratégia de link building, mas a boa notícia é que essa não é a única maneira de melhorar o SEO off page. Confira a seguir ações que podem compor essa estratégia.

  1. Redes sociais

Um perfil de link saudável tem uma mistura de links dofollow e nofollow. A rede social é uma maneira de aumentar esses links e trazer maior reconhecimento à marca por meio de publicidade paga e engajamento orgânico.

Os links nofollow não aumentam a classificação nos mecanismos de pesquisa, mas aumentam o tráfego orgânico de um escritório que presta serviço sobre planejamento tributário, por exemplo.

Isso porque ele é configurado de modo que o Google não leia e aponte para o domínio, de modo a preservar a página que faz a menção.

Já o link dofollow pode ser lido pelos algoritmos e contribui tanto com a melhora do posicionamento quanto com o tráfego.

Ter páginas de rede social prósperas, portanto, oferece ampla oportunidade de trazer tráfego para o site, além de permitir que se mostre a estratégia de conteúdo para novos públicos, expandindo o alcance e reconhecimento da marca.

  1. Criação de links

A construção de links é uma das partes mais importantes de qualquer estratégia de SEO off page. Na verdade, ter o link em sites de baixa qualidade ou não relacionados pode prejudicar os esforços de SEO. 

Em vez disso, é necessário conquistar links de alta qualidade e de sites com alta autoridade de domínio. Idealmente, estes serão naturalmente adquiridos a partir de materiais de valor e relevância.

Para obter melhores resultados, o desejo é se associar a um site popular e de classificação muito alta para vincular ao da empresa. 

Esses sites têm uma alta DA (Domain Authority), ou seja, autoridade de domínio, e enviam esse fluxo de confiança para o site ao que é atrelado, seja ele de contabilidade em São Paulo ou um artigo sobre novidades no setor de tecnologia. 

Contudo, é importante que as linkagens façam sentido para o conteúdo desenvolvido e os termos em que são aplicadas.

O PageRank, que é o sistema que o Google usa para determinar as classificações nos mecanismos de pesquisa, avalia esses sites de alto DA acima de vários sites de baixo DA, e ao fazer a varredura dos materiais, identifica essas menções, aplicando valos às páginas citadas. 

No entanto, isso não significa que seja ruim se um blogueiro de pequeno porte fizer referência ao site da empresa. Desde que esses links sejam naturais, isso só funcionará para tornar o perfil de link mais robusto e, aos poucos, conforme a constância das ações, é natural que a autoridade também vá crescendo.

  1. SEO local

O SEO local é um dos tipos mais eficazes de SEO off page. Ele trabalha para melhorar o perfil do “Google Meu Negócio” e usa marcações de esquema para tornar a empresa mais visível em pesquisas locais.

Existem muitas estratégias e ferramentas diferentes para ajudar a melhorar os esforços locais de SEO, permitindo que os usuários encontrem e interajam com as informações da empresa.

  1. Distribuição de conteúdo

A internet foi construída como uma forma de compartilhar informações, razão pela qual já foi chamada de The Information Superhighway, um termo que parece anacrônico hoje em dia. 

A verdade é que tantas informações são compartilhadas online, todos os dias, em várias plataformas diferentes, que o volume de dados e páginas é gigantesco e não é incomum que novas informações atraiam os usuários. 

Assim é importante saber se posicionar em cada um desses espaços disponíveis para alcançar o público.

De certa forma, o SEO off page é sobre como se distribui o conteúdo ou como ele é distribuído por outras pessoas, sendo disposto para diferentes públicos porque, de certa maneira, são vistos como referência.

Com isso, cada compartilhamento público do site, como um e-commerce de serviços de contabilidade preços, pode afetar a classificação do conteúdo na SERP. 

Uma estratégia de SEO off page incluirá fóruns, sites e comunidades relevantes para compartilhar o conteúdo.

Conclusão

Com uma estratégia que combina SEO on-page e off-page, a empresa está proporcionando ao site a melhor chance de ranquear na SERP (Search Engine Ranking Page). 

Com o SEO on page, é possível criar um site adaptado a palavras-chave específicas. No caso do SEO off page, é possível garantir que as pessoas estejam cientes do conteúdo que se está criando a partir de diversas outras plataformas.

Quando um profissional de marketing digital pensa sobre essas duas estratégias juntas e cria ações e cronogramas para fortalecer o site, isso ajuda a construir uma estratégia de SEO mais completa e poderosa. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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