O que são infoprodutos e como disponibilizá-los pode ajudar a sua empresa

Quando uma pessoa adquire experiência para ensinar a terceiros, ou tem interesse em se desenvolver explicando sobre a área que atua ou outros assuntos de alto interesse, ela pode buscar formas de transmitir os ensinamentos, e com a tecnologia disponível, verificar o que são infoprodutos se mostra um caminho natural para disponibilizar todo o conhecimento. 

Antes, porém, é preciso dizer que um negócio online não se baseia em abrir um site e esperar que as vendas ocorram por conta própria. É preciso estudar e ter disciplina para fazer com que os potenciais consumidores o encontrem, ou mesmo para alcançá-los de forma qualificada.

Para isso, quem procura empreender nos meios digitais deve verificar quais elementos são tendência e promovem opções de crescimento, quais plataformas podem ser usadas e quais conhecimentos/ferramentas são necessárias.

Da mesma forma, é possível avaliar o que está fazendo sucesso nas redes, para e-commerces e negócios digitais de agência de intercâmbio em SP, identificando como alcançam e se relacionam com um público variado.

Dentre tantas possibilidades que a tecnologia oferece, principalmente com a expansão considerável da internet e equipamentos que permitem o acesso à rede mundial de computadores, os infoprodutos vêm se destacando como uma excelente oportunidade para investimento. 

Aqui, há um investimento enquanto profissional, disponibilizando cursos e outros materiais ricos com base nos conhecimentos adquiridos nas mais diferentes áreas de atuação e que tenham valor para outros profissionais.

A partir do momento que se entende o que são infoprodutos, todo empreendedor está abrindo uma oportunidade de negócio, e deve aproveitá-la para que sua marca prospere. 

O que são infoprodutos?

Infoprodutos são, como o nome já diz, produtos de informação, geralmente comercializados nos ambientes digitais.

Em uma estratégia de marketing, eles podem ser distribuídos gratuitamente, como forma de fidelizar clientes e aproximá-los da marca, ou podem até mesmo ser o produto principal da marca ou do profissional. 

Devem ser compostos por um conteúdo denso e útil para o cliente, sendo disponibilizados, ou vendidos, fora das redes sociais da empresa. Geralmente os materiais são disponibilizados em canais específicos voltados para cursos e treinamentos, ou mesmo nos sites da marca.

Os principais exemplos de infoprodutos são: 

  • Acesso a comunidades exclusivas;
  • Consultorias;
  • Cursos online;
  • E-books;
  • Mentorias.

Outra forma de entender o que são infoprodutos, é considerar que eles são predominantemente produtos digitais educacionais. Eles geralmente são baseados na formação profissional e na experiência pessoal de quem os cria, como avaliação patrimonial ou receitas do setor gastronômico.

Em essência, é uma forma diferente de lidar com a formação de pessoas interessadas em um determinado tema e promover renda a partir dos próprios conhecimentos, democratizando o acesso e o compartilhamento de diversas informações importantes para a profissionalização.

Esse tipo de conteúdo serve para cobrir nichos que existem no mercado e não tem tanto alcance ou treinamentos, aumentar o vínculo entre a marca e o público e gerar uma maior quantidade de receita.

Com base no conhecimento de um negócio online, vale criar recursos digitais para que essa experiência seja coletada e transmitida, para que o público possa aprender.

Por que infoprodutos estão tendo sucesso?

Os infoprodutos são uma estratégia de marketing cada vez mais utilizada pelos negócios online e está fazendo sucesso devido ao grande número de vantagens que possui para marca e consumidores.

Primeiro, os infoprodutos geram mais tráfego para um site corporativo ou um comércio eletrônico. Se a equipe de marketing criar conteúdo interessante, uma grande parte dos usuários visitará o comércio online, além de ser uma ação mais facilmente compartilhada. Exemplo são cursos gratuitos com turmas limitadas.

De uma forma segura, a criação de um infoproduto, e todo o conteúdo, só precisa ser composto, gravado ou executado uma vez. Posteriormente, os lucros serão gerados automaticamente, economizando dinheiro, tempo e esforço.

Outros motivos que justificam o triunfo dos infoprodutos são a utilidade de aumentar a fidelização e imagem de prestígio profissional, e ajudar o público que se interessa por determinada empresa, marca, serviço ou bem de consumo a se informarem sobre o setor e até atuar junto ao mercado.

Aqui, vale deixar uma primeira dica: é preciso se lembrar que, quanto maior a qualidade do infoproduto, melhor a reputação online do e-commerce.

A construção do infoproduto ideal

Para construir um produto de informação, o primeiro processo é tomar a iniciativa de estabelecer um cronograma de produção do material e a criação do esqueleto do que se deseja apresentar no curso ou material desenvolvido.

Também é fundamental que tenha relevância para uma empresa e o seu público, por isso analise as necessidades do mercado em que atua. Além disso, é preciso realizar um brainstorm com diferentes equipes para chegar a um consenso do que é mais estratégico e deve ser abordado no material.

As ideias não precisam ser complexas ou profundas, mas devem estar relacionadas à marca e proporcionar valor ao público. Assim, é possível seguir por etapas distintas, como as apresentadas a seguir. 

  1. Decida quem a empresa quer ajudar

Nessa primeira etapa, é preciso saber e se concentrar em quem os infoprodutos serão direcionados. Ou seja, é preciso encontrar o público-alvo adequado. 

Nesta etapa, é preciso encontrar o tom de voz e saber em qual pessoa a empresa, em geral, mais gostaria de ajudar e pode ser rentável para o negócio a longo prazo.

Considere algumas perguntas para definir esse processo e público, verificando a importância do tema para essa audiência, por exemplo:

  • Acredita que um dono de loja gostaria de saber mais sobre porta de aço de enrolar manual
  • Por que vale a pena falar sobre as vantagens e segurança que esse tipo de produto oferece?

Sendo assim, não é preciso se preocupar quanto a criação da ideia de infoproduto, ainda. Antes precisa compreender se é um tema que vale a pena ser abordado para o público que se deseja atingir e se ele pode ser aprofundado de forma a interessá-los. É preciso se lembrar que as pessoas que terão acesso serão alunos ou clientes. 

  1. Procure um tema para o infoproduto

A segunda etapa, após encontrar o público-alvo que deve receber o material produzido, é chegada a hora de decidir o que a empresa pode criar para ajudar os espectadores de alguma forma.

Também é preciso decidir como esse infoproduto se encaixa na vida do cliente ideal, por exemplo um guia para o profissional que trabalha com peças para compressor de ar, e porque ele desejaria o produto.

O aspecto importante do planejamento do infoproduto é criar algo que atenda a uma necessidade relacionada ao público em questão. 

As pesquisas são uma maneira de descobrir o que o público precisa, e como a empresa pode ajudar cada um que terá acesso ao infoproduto. 

A ideia, nessa etapa, é criar uma pesquisa na qual a pergunta seja direcionada a desafios ou anseios do público em geral, e como isso está relacionado aos produtos e serviços disponíveis no mercado consumidor, direcionando o tema de forma mais eficiente, com base nessa audiência e seus desejos.

As respostas que aparecem de forma repetida se mostram o ponto ideal, demonstrando o que as pessoas mais precisam em relação à marca. 

Para a construção do infoproduto, é preciso extrair uma ideia dessas respostas da pesquisa, identificando como é possível ensinar as pessoas por meio das soluções apresentadas pela empresa. 

  1. Qual formato o produto deve ser disponibilizado

A construção em si do infoproduto se apresenta na terceira etapa. 

Aqui a decisão sobre qual formato entregá-lo ao público é fundamental para começar a estruturação do material e a definição pode passar por modelos mais comuns, como gravação de webinar ou e-book para download, ou mesmo considerar inovações para a proposta.

De forma geral, infoprodutos que incluem apenas uma versão escrita, como os próprios e-books ou cursos por e-mail, sem vídeo, são menos custosos do que produtos que incluem multimídia. 

Contudo, áudios e vídeos tornam o material mais dinâmico e de fácil absorção para alguns públicos.

  1. Planejamento sobre o infoproduto

Escrever um e-book, gravar um áudio para podcast ou um webinar em vídeo dentro de uma loja de bike demanda um planejamento adequado.

É preciso explicar as ideias com palavras próprias, sejam escritas ou declamadas em áudio e vídeo. 

Com uma lista principal de ideias para o infoproduto, o realizador notará que certos temas ou ideias começam a se formar. É preciso condensar em pautas, em forma de capítulos ou módulos, criando um esqueleto do que será o infoproduto.

Em seguida vem a classificação de outros itens que podem complementar o material ou que compõem uma lista de prioridades e assuntos a serem discutidos. 

Cada uma dessas ideias para capítulos ou módulos são apenas um esboço inicial, podendo ser aprimoradas conforme o desenvolvimento do projeto.

Com um esboço sólido, é preciso criar o conteúdo para cada lição, que podem ser cursos ou workshops que se transformarão em um infoproduto. Avalie o material e realize os ajustes necessários antes de finalizar o projeto.

  1. Tenha uma lista de e-mail

Criar uma lista de e-mail é uma das principais prioridades para a divulgação de um infoproduto direcionado para qualquer segmento, seja falando sobre monitor de tensão para área industrial, ou remédios para quem trabalha com saúde. 

Mesmo que se tenha redes sociais como forma de alcançar um público amplo ou campanhas pagas para divulgação em múltiplos canais, os e-mails são mais íntimos e, de alguma maneira, os destinatários permitiram o envio de material, em algum momento da estratégia de inbound marketing. 

Assim, são potenciais clientes da marca e da sua proposta de infoproduto, tendo uma conversão mais facilitada.

  1. Crie uma isca digital para atrair clientes

Uma isca digital é algo que a empresa oferece de graça, em troca do endereço de e-mail de alguém. 

Para tirar o máximo proveito de uma isca digital, é importante que ela atraia as pessoas certas. Essa é uma estratégia que pode ser muito bem aplicada para divulgação e cadastro de clientes para a lista do infoproduto.

Nessa etapa, o inbound marketing serve para atrair o público ideal, porque a empresa estaria aumentando uma lista de pessoas que se mostram interessadas na marca e que teriam interesse no material desenvolvido.

Tendo a compreensão sobre para quem se está criando e que tipo de trabalho fará, será mais fácil criar uma isca digital que alcance e ajude essas pessoas, sendo relevante para todo o trabalho. Daí a importância de definir bem a persona na elaboração do projeto.

  1. Disponibilize formulários e landing pages

O trabalho de isca digital é contínuo, e a etapa seguinte é criar formulários em que as pessoas possam se inscrever para receber o infoproduto.

O formulário pode estar disponível junto à barra lateral, no cabeçalho do site ou abaixo de postagens de um blog corporativo, ou nas landing pages disponibilizadas nos demais canais online e campanhas digitais.

A maioria de sistemas de e-mail disponibilizam formulários que podem ser utilizados e incorporados a sites de empresas de energia solar na Bahia, ou qualquer que seja a área de atuação, em forma de parceria empresarial. 

Um ponto importante, e que a equipe responsável pela distribuição do infoproduto deve considerar, é que o formulário deve informar às pessoas o que elas receberão, os objetivos da marca e até possíveis custos envolvidos, caso existam.

A landing page como isca digital é uma página dedicada a uma tarefa em particular, devendo centralizar-se nessa decisão e nas informações necessárias para que ela seja feita de forma qualificada. 

Há modelos simples de se usar, em que é possível criar uma página de destino com um link para perfis de redes sociais, postagens de blog e direcionamento para o site corporativo. 

  1. Trabalho contínuo no infoproduto

Essa etapa final é, de maneira essencial, algo que se fará ao longo do tempo. 

Afinal, é preciso separar uma hora por dia, ou algumas horas por semana, para planejar, escrever ou gravar o infoproduto para processos mais direcionados, eventos sazonais ou melhorias do produto, seja de um hospital veterinário emergência, um restaurante ou loja de roupas. 

Com base no esboço, é recomendável manter um cronograma de quando serão finalizados cada um dos módulos ou capítulos, e quando eles serão disponibilizados para o público. 

Conclusão

A partir do momento que se sabe o que são infoprodutos, é possível criar um negócio bem sucedido, desde que se tenha a ideia certa e as ferramentas necessárias para a produção. 

No mais, é preciso colocar as ideias em prática e disponibilizá-las em uma mídia, divulgá-las da melhor forma possível para o público que, de maneira geral, está  interessado em aprender mais, promovendo o alcance e o sucesso do seu material e curso digital.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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