O que é pós venda e como otimizá-lo para fidelizar clientes?

Quem sabe o que é pós venda está ciente de que o relacionamento com o cliente não termina quando a venda é finalizada e que manter contato nesse momento é fundamental para o sucesso nos negócios.

Na verdade, esse é exatamente o momento certo para fortalecer o contato com aquele consumidor de primeira viagem ou um cliente de longa data, agregando novas oportunidades.

Depois de todo o trabalho para atrair e conquistar clientes, deixá-los ir é um grande erro, pois esses clientes ainda podem ser muito benéficos para o negócio.

Quer entender tudo sobre pós-venda? Então, preste atenção nos pontos que o texto a seguir levanta.

O que é pós-venda?

Pós-venda é tudo o que você faz para satisfazer seus clientes depois de vender um produto ou serviço.

Este é um conjunto de atividades que uma empresa usa para aumentar a probabilidade de que o cliente volte a adquirir nobreak residencial preço, por exemplo.

Assim, é uma forma de ter certeza de que os clientes pelos quais a marca trabalha duro estão fidelizados à marca e continuam gostando dos produtos. 

Em suma, as aquisições de leads constroem uma base de clientes e a estratégia de pós-venda serve para qualificar e reter esses clientes, maximizando as compras.

Quando o pós-venda é valorizado, a marca se mostra disposta a construir uma relação duradoura com seus contatos. Isso tem impactos na fidelização e na percepção da empresa.

Entenda os benefícios do pós-venda

Considere que uma empresa prestadora de serviços terceirizados atua para atender bem a todos e se consolidar como um negócio rentável.

No entanto, todos esses esforços podem ser “desperdiçados” sem um serviço pós-venda de qualidade. Afinal, dificilmente os clientes serão retidos se não forem devidamente acompanhados ou se a conclusão do processo não causar encantamento.

Descubra porque investir no serviço pós-venda da sua empresa é tão importante.

Satisfação do cliente

A satisfação do cliente é o que torna uma empresa bem-sucedida. Todos os resultados dependem desse aspecto e do bom relacionamento. Afinal, impacta diretamente na imagem geral do negócio.

Você pode maximizar a satisfação do cliente investindo no atendimento – e isso inclui o pós-venda. 

Isso porque a qualidade do tratamento também conta na hora de agradar as pessoas.

Fidelização

As empresas que não conseguem reter clientes devem se esforçar constantemente para conquistar novos.

Isso custa mais e os resultados da fábrica de injeção plástica podem ficar comprometidos. 

Em outras palavras, reter clientes é uma ótima maneira de aumentar as vendas.

Ao investir no pós-venda, você pode proporcionar uma ótima experiência aos seus clientes e criar o caminho ideal para que eles voltem a consumir.

Além disso, a fidelização diz respeito ao encantamento em um nível em que o consumidor realmente considera e confia na marca, passando até a indicá-la para outrem.

Conheça o funil de pós-venda

Existe uma ferramenta criada especialmente para organizar os estágios que cada cliente percorre até se tornar um consumidor fiel de uma marca: é o funil de pós-venda.

Veja quais são as etapas dele a seguir.

Adoção

Assim como os usuários que entram no processo do funil de vendas tradicional têm um longo caminho para se tornarem clientes, novos compradores têm um longo caminho para transmitir sua marca a outros. 

Então, não deixe de introduzi-lo ao uso mais efetivo da solução, por exemplo um aparelho de endoscopia veterinário, dando todas as informações, treinamentos e canais de atendimento e suporte. 

Lembre-se que o contato após a conclusão da venda é fundamental para criar uma boa impressão.

Satisfação do cliente

Na segunda fase do funil de pós-venda, a estratégia deve focar na satisfação do cliente e no sucesso no uso da solução.

É preciso estar sempre disponível para esclarecer dúvidas e fornecer o suporte necessário.

Soluções complementares

Se o cliente chegou a esse estágio, ficou muito satisfeito com a solução que adquiriu. 

Portanto, esta é uma boa oportunidade para oferecer a ele soluções adicionais de upsell e cross-sell.

O objetivo aqui é estender o ticket médio do cliente e mostrar outras maneiras pelas quais a empresa de escritório pronto para alugar pode ajudar no sucesso do cliente. 

Engajamento e fidelização

Por fim, na última etapa do funil, há a fidelização e o cliente dificilmente vai trocar sua marca por outra semelhante.

Isso porque ele se transformou em um promotor da empresa. Então, deve ser tratado de forma diferenciada.

Nesse estágio, as interações e ofertas precisam ser altamente personalizadas. Evidencie o valor que esse cliente tem para a organização em toda oportunidade.

Melhores práticas de pós-venda

Agora que você entende a importância do atendimento ao cliente e as etapas do funil de pós-venda, é hora de aprender como prestar um ótimo serviço.

Suporte técnico por chatbot

Os chatbots são uma ferramenta cada vez mais popular para as empresas. 

Esses robôs conversacionais podem automatizar o suporte técnico aos clientes, ação que também faz parte do atendimento pós-venda, agilizando o processo e demonstrando a preocupação da empresa em prestar um bom auxílio.

Usando respostas programadas e inteligência artificial, os chatbots podem ajudar os clientes a tirar dúvidas e realizar etapas sem a ajuda de agentes humanos, mas sem que isso prejudique o uso da solução.

Por exemplo, empresas de telefonia e bancos usam chatbots para dar suporte a seus clientes em casos de emergência, direcionando o cliente a resolver o problema ou direcionando para o atendimento mais adequado àquela necessidade.

Ofereça promoções exclusivas

Quem não gosta de descontos? Oferecer benefícios especiais como cupons de desconto, frete grátis, brindes e ofertas para incentivar os clientes a comprarem novamente é uma boa estratégia de pós-venda.

Para isso, segmente as campanhas de e-mail marketing de acordo com dados do cliente, tais como:

  • Preferências;
  • Compras passadas;
  • Localização;
  • Pesquisas.

Você pode continuar usando esse tipo de comunicação para compartilhar novidades da loja de piso líquido preço em primeira mão com esses contatos.

Ao fazer essas promoções especiais e personalizadas para seus clientes, eles vão se sentir valorizados e considerarão fazer novas compras no seu e-commerce.

Aposte nos programas de fidelidade

Assim como os descontos, os programas de fidelidade são uma estratégia muito eficaz para incentivar os clientes a comprarem novamente.

Esse tipo de estratégia consiste na atribuição de pontos por cada compra. Os consumidores podem acumular esses pontos e depois trocá-los por descontos especiais, presentes, ofertas e outras vantagens.

Por exemplo, um restaurante delivery pode oferecer uma refeição grátis quando um cliente atinge um determinado número de pedidos naquele local.

Assim, os compradores são incentivados a pedir no restaurante com mais frequência para receber recompensas.

Não se esqueça do follow up

É importante fazer o acompanhamento após o cliente receber a compra. Ou seja, entrar em contato com ele para garantir que tudo correu bem com o pedido e receber seu feedback.

Nesse sentido, é possível enviar uma Pesquisa de Satisfação ou pedir aos consumidores que avaliem o nobreak 700va preço que adquiriram e a experiência geral de compra nas páginas online.

Esta é uma excelente fonte de sugestões e insights para melhorar os serviços e produtos, bem como criar mais valor e credibilidade para os próximos clientes.

Ou seja, as avaliações no site podem tornar o e-commerce ainda mais confiável. Opiniões positivas chamam a atenção e atraem novos consumidores, agregando valor social.

Lembre-se que os consumidores precisam ser ouvidos e sentir que suas necessidades são atendidas.

Portanto, considere todos os comentários, especialmente as críticas, para otimizar continuamente o processo.

Também responda com atenção aos elogios e feedbacks para esclarecer o que fazer com as solicitações e reclamações dos consumidores.

Use um bom CRM 

Existem várias maneiras de verificar o histórico de compras de um cliente – a mais recomendada é usando um CRM.

Esta ferramenta simplifica a gestão de toda a sua relação com o cliente, desde o primeiro contacto até à última compra. 

Com isso, você pode personalizar ainda mais sua campanha promocional, registrando todas as informações do cliente e interações comerciais.

Desse modo, os anúncios e e-mails sobre preço câmara fria para cerveja ou qualquer que seja o produto comercializado serão direcionados corretamente para os perfis mais propensos a adquirir o item.

Lembre de datas comemorativas

Outra vantagem do CRM é que facilita o contato como um todo, permitindo o agendamento de notificações e compromissos especiais. 

Nesse sentido, com um simples cadastro, você receberá informações como a data de aniversário do cliente e poderá criar campanhas personalizadas para esses eventos, demonstrando valorização sem impactar a rotina do negócio.

Posteriomente, é só planejar um cartão de aniversário com uma oferta especial para os aniversariantes. Existem ferramentas que podem automatizar essa tarefa. 

Invista no marketing de recomendação

Feedbacks positivos sobre determinados produtos incentivam os clientes a recomendar a marca para amigos e familiares.

O chamado marketing de recomendação é feito a partir da base de clientes que é mais engajada, os chamados embaixadores da marca.

Além disso, como parte do marketing de recomendação, existem campanhas ativas para atrair novos clientes. É o caso das indicações que podem envolver benefícios.

Em geral, essas campanhas funcionam da seguinte forma: quando um cliente indica alguém para fazer negócios com a empresa, tanto o cliente quanto os amigos recebem benefícios como cupons de desconto e outros bônus. 

Dessa forma, o cliente atua como representante de vendas da empresa.

Considerações finais

A arte das vendas demanda paciência e atenção a todo momento. O pós-venda é um dos estágios essenciais de todo relacionamento comercial.

Neste texto explicamos como essa estratégia funciona, quais são as vantagens de aplicá-la sistematicamente e como fazer isso de maneira eficaz.

Agora você está pronto para empregar os princípios do atendimento pós-venda ao serviço de atendimento e melhorar os resultados a longo prazo.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Portal de notícias atualizado diariamente para você. Nossa curadoria de conteúdo é pensada exclusivamente para informar e entreter nossos leitores diários. Tenha a certeza de que em nosso portal de conteúdo, você terá sempre a melhor fonte de informação a sua disposição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dez − 10 =