6 estratégias para expandir sua geração de leads

Estratégias de geração de leads são o foco das empresas atualmente, tendo em vista todas as mudanças trazidas pela internet e pelo marketing digital. As coisas só vão funcionar se a organização tiver contato com seus potenciais clientes.

Os leads são pessoas que demonstraram interesse genuíno pelos produtos de serviços em algum momento da jornada de compras, como ao acessarem o site da empresa e preencherem um formulário.

São usuários que querem saber um pouco mais sobre a solução, e por isso, se transformam em uma grande oportunidade de gerar negócios. Todas as estratégias de marketing digital são voltadas para o público-alvo justamente para gerar leads.

Uma vez que a empresa se concentra em se comunicar com pessoas que têm perfil para ser cliente, fica muito mais fácil despertar o interesse delas. Uma coisa está relacionada à outra, por isso, é fundamental ter um bom planejamento.

Começando bem desde o início, fica muito mais fácil alcançar os objetivos da corporação. Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é lead, qual a sua importância e mostrar algumas estratégias para a geração de leads. Confira!

O que é lead?

Lead é um potencial cliente que demonstrou interesse pelos produtos e serviços de alguma forma, ao entrar em contato com a empresa. Um exemplo disso é quando o usuário preenche o formulário de contato com o seu nome e-mail.

Quando o visitante realiza essa ação, a empresa o converte em lead, e a partir disso inicia um relacionamento com ele, de modo a atravessá-lo pelo funil de vendas e gerar oportunidades de negócio.

Para trabalhar todo esse processo, um fabricante de cômoda branca para quarto precisa de uma boa gestão de leads. Só assim ela vai atravessar essas pessoas pelo funil de vendas, nutri-las e prepará-las para a compra.

Importância de gerar leads

Para que a empresa cresça constantemente, é fundamental conquistar clientes e assim expandir o negócio. Se não houver quem compre, dificilmente as finanças estarão no positivo.

Só que para vender é necessário dedicação para gerar leads, uma tarefa um pouco complexa. Assim como o seu negócio, os concorrentes também estão disputando a atenção do cliente em potencial.

Essas pessoas têm mais chances de comprar do que as outras, e atraí-las é muito importante para acelerar o tempo de venda.

As organizações precisam procurar maneiras de reduzir o tempo necessário para fechar uma venda, pois isso implica em menos recursos e esforços. Por outro lado, se a marca demora muito, o lucro também vai levar mais tempo para aparecer.

Uma boa estratégia de atração de leads é fundamental para acelerar o processo de compra e venda, além de valorizar os potenciais clientes que podem aumentar as fontes de renda do negócio.

Embora um consultório de atendimento de psiquiatria seja procurado com mais frequência pelos pacientes, ainda assim, deve despertar o interesse de outras pessoas.

Esse processo também é essencial para aumentar a produtividade da equipe. O objetivo é atrair consumidores para manter a receita equilibrada e previsível. Mas o número de visitantes convertidos precisa ser maior do que aqueles que deixam de comprar.

Inclusive, vale a pena atrair clientes menores, mas que pensam com mais frequência, do que aqueles que compram uma única vez e gastam mais.

Se o seu negócio tem esse propósito, deve trabalhar na atração e na fidelização de seus clientes. Cabe ao departamento de marketing desenvolver métodos para isso e assim fazer um esforço coordenado, que traz bons resultados.

Investir em uma boa estratégia para gerar leads também é uma forma de aproveitar as oportunidades, afinal, muitas mudanças acontecem na realidade empresarial.

O público muda constantemente e as organizações precisam se adaptar a isso, pois as alterações podem fazer com que a base de clientes atual deixe de ser rentável.

Algumas mudanças podem ser feitas, como trocar a comunicação visual da marca, uma vez que elas ajudam a atrair novos públicos e assim acompanhar o ritmo do mercado.

São ações que podem até mesmo ajudar a organização a descobrir um grupo novo de clientes que serão muito mais rentáveis no futuro, ou então, pode perceber que uma migração do serviço para outros perfis demográficos também vale a pena.

Como expandir a geração de leads?

Para aproveitar todas as vantagens que a geração de leads pode trazer para o negócio, trazemos algumas maneiras de expandir esse processo. Dentre as principais estratégias estão:

1.    Criar uma página de captura

Existem muitas maneiras de capturar leads, como o cadastro do usuário do blog, assinatura de newsletter e landing pages.

Também conhecida como página de captura, esse recurso é criado exclusivamente para gerar leads e reúne todos os elementos essenciais para isso, como:

  • Título e subtítulo;
  • Imagem;
  • Oferta;
  • Chamada para ação (CTA);
  • Formulário.

As páginas de captura de uma autoescola categoria de cnh carro precisam reunir todas essas informações para que o visitante se disponha a trocar informações pessoais por outros conteúdos.

2. Fazer uma boa oferta

O inbound marketing, também conhecido como marketing de atração, é uma das principais estratégias para atrair potenciais clientes. Isso acontece porque é totalmente focado no público da marca e nas coisas que essas pessoas precisam.

A companhia precisa conhecer sua audiência para que possa desenvolver conteúdos relevantes e que realmente agregue valor para o dia a dia dos indivíduos. Consequentemente, vão se sentir muito mais interessados pela empresa.

Os conteúdos oferecidos podem ter diferentes formatos, como textos, imagens, infográficos, áudio, planilhas, banner, e assim por diante.

Independentemente de qual seja o tipo de material oferecido, ele precisa atrair o público e ser importante para os potenciais clientes.

É assim que os visitantes vão fornecer algumas informações para que a organização possa estabelecer um contato e começar a trabalhar o relacionamento com os futuros clientes.

3. Inserir chamada para ação

Diariamente, nos deparamos com muitas mensagens que despertam a necessidade de compra, como “últimas unidades”, “apenas para as x primeiras pessoas”, entre outros casos.

Essas frases são conhecidas como call to action, uma chamada que leva o visitante a realizar uma ação esperada pela empresa.

O consumidor não tem muito tempo para amadurecer a ideia de comprar ou não determinado produto, mas de fato se sente interessado e precisa agir de alguma forma, seja aceitando ou declinando o convite.

4. Criar formulário objetivo

O propósito do formulário é capturar algumas informações básicas do visitante, como nome, e-mail e telefone, portanto, precisa ser objetivo e sucinto.

Formulários muito longos acabam espantando os visitantes, principalmente se tiverem perguntas muito pessoais ou que acabam acuando o indivíduo.

Uma empresa de laudo de insalubridade precisa pensar por esse lado e criar um formulário simples e rápido, mas que ajude a companhia a desenvolver seu relacionamento com os leads aos poucos.

É fundamental ter muita paciência durante essa estratégia e entender que a pessoa talvez ainda não conheça a empresa, por isso não vai se dispor a passar muitas informações logo no primeiro contato.

5. Mostrar autoridade de mercado

Mostrar autoridade de mercado é fundamental para conquistar a confiança do visitante e fazê-lo se sentir mais seguro. A melhor forma de gerar leads é na base da confiança, pois certamente essa pessoa saberá desde o início que pode fazer negócio com você.

Pense em uma pessoa que precisa contratar acompanhante cuidador de idoso. Ela vai dar preferência para quem é formado em enfermagem, pessoas que fizeram um curso de cuidador ou que têm experiência na área.

Da mesma forma, você só vai confiar em um médico formado e que, preferencialmente, tenha uma especialidade. A confiança é ainda maior se ele for recomendado por alguém.

Essas mesmas situações se aplicam aos consumidores, ou seja, eles querem confiar no potencial do negócio, e para isso procuram depoimentos de outras pessoas, o que elas falam nas redes sociais, cases de sucesso, entre outras provas.

No site ou blog da marca, um fabricante de criolipólise para homem pode reunir todas essas informações e ainda publicar conteúdos que reforçam ainda mais sua autoridade de marca.

6. Investir em um bom design

Por fim, garanta que a landing page tenha um design de primeira, pois isso vai facilitar a navegação e melhorar a experiência do usuário.

É fundamental que ela seja atrativa e que realmente faça o visitante pensar a respeito da proposta, sempre utilizando cores e elementos pertencentes à marca.

Considerações finais

Gerar leads é necessário atualmente, tendo em vista todas as mudanças no comportamento de consumo, provocadas pela internet e pela era da informação.

É assim que a empresa conquista a confiança das pessoas, desperta o interesse pelos produtos e serviços e consegue fechar boas vendas com quem realmente está interessado em comprar.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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