Sistema para Loja

O que é o Onboarding de clientes?

A primeira impressão sempre é a que fica, certo? E isso vale para qualquer lugar e em qualquer circunstância, o contato inicial pode ter muito mais valor do que você imagina, é a partir dele que se desenvolve o interesse e começa a criar um vínculo e um relacionamento que pode, ou não, ser duradouro e marcante. 

Se sua empresa contrata um novo colaborador, é preciso apresentar a ele todas as funcionalidades, suas atividades, o ambiente, local de trabalho, e todas as informações necessárias para que ele possa executar sua função de maneira primorosa, certo?

O mesmo vale na hora de realizar a locação de gerador de energia, é preciso mostrar ao locatário, todas as funções, como ele é ligado, tempo de duração, carga máxima, voltagem, entre outros fatores. Esse “conhecimento de terreno”, é crucial para mostrar o interesse, e fazer com que se crie um vínculo e a pessoa saiba mais sobre você, sua empresa ou determinada situação. 

E é claro que isso também se aplica com seus consumidores, se você vender seu produto de forma seca, sem interação e explicação, na hora de usá-lo, o consumidor pode ficar completamente perdido e criar até um certo desinteresse, e é exatamente aí que entra o Onboarding. 

Esse é um termo muito comum no mundo comercial, bem utilizado por vendedores durante toda a sua jornada de trabalho, no texto de hoje, iremos te explicar detalhadamente o que é o Onboarding de clientes, bora conferir? Então vamos lá!

Onboarding de clientes: o que significa?

Em uma tradução livre para o portguês, o termo Onboarding pode ser interpretado como “integração”, dessa forma, esse conceito se refere a integrar os clientes, de forma resumida, esse é o processo de orientar novos consumidores a respeito da utilização de todos os produtos e serviços que uma empresa pode oferecer até eles. 

Ele funciona como uma introdução, mostrando aos novos clientes, todas as funcionalidades que aquela corporação pode fornecer para eles com seus novos produtos ou serviços adquiridos, ajudando a entender melhor como aquilo pode ser usado ao seu favor, decifrando possíveis dúvidas e auxiliando durante toda a sua jornada de compras. 

Pense na seguinte situação: um consumidor acaba de comprar um rack para sua televisão, esse veio desmontado, no início, a empolgação é grande para montá-lo, mas conforme vai lendo o manual, tudo vai ficando mais complicado, a dobra de chapa não encaixa no lugar certo, e o cliente acaba desanimando por achar que, aquele produto é muito complexo, e que não vale mais a pena comprar nenhum outro item de sua loja, realizando a devolução e fazendo até mesmo uma reclamação. 

Agora, imagine que no ato da compra, você forneceu um suporte de montagem, ou explicou para ele, cada detalhe de como montar aquele rack, peça por peça. mostrou vídeo, passou seu contato para possíveis dúvidas, e o ajudou durante toda a jornada, por consequência, ele conseguiu montá-lo, e aproveitar o máximo aquele produto, ficando muito mais satisfeito, isso basicamente, é o Onboarding de clientes.

Para que serve essa estratégia?

Como vimos acima, o Onboarding de clientes ajuda a introduzir novos consumidores para conhecerem tudo sobre sua empresa, no caso acima, o consumidor entendeu como montar o produto comprado, para que serve cada gaveta, e onde vai cada peça, o que fez com que ele explorasse ao máximo, a sua experiência de compra, e aumentasse o seu índice de satisfação. 

Essa integração, ajuda justamente o cliente a entender melhor sobre o seu negócio, suas funcionalidades, benefícios, e para que aquele produto recém adquirido pode ser útil, otimizando sua jornada de compra, e trazendo uma experiência extremamente positiva e agradável. 

Quais são suas vantagens?

Existem várias vantagens ao usar essa estratégia, primeiro é a otimização na jornada de compra do cliente, que mantém um alto índice de satisfação desde o seu primeiro contato, até o pós-venda. 

Os seus produtos ou serviços são usados da maneira correta, e as pessoas conseguem usufruir totalmente de suas funcionalidades, colando as suas etiquetas adesivas em locais adequados e recomendados, o que diminui o índice de falhas nos produtos, potenciais defeitos, e ainda faz com que eles funcionem da melhor forma possível.

Por fim, a satisfação do cliente influencia em três pontos chaves, o primeiro é o reconhecimento e autoridade da marca, mostrar que se importa com seu público, faz com que você cresça dentro do mercado e estabeleça uma vantagem competitiva perante a sua concorrência. 

O segundo ponto é a retenção dos clientes, usufruindo ao máximo daquele produto ou serviço, e utilizando ele da maneira correta, a chance de comprar novos itens da mesma marca é muito grande. 

E em terceiro, está justamente a propaganda e o aumento da sua visibilidade, clientes satisfeitos tendem a fazer uma publicidade gratuita do seu negócio, o que ajuda a conquistar novos clientes, e popularizar sua marca cada vez mais. 

O que achou do texto de hoje? Já tinha escutado falar sobre o Onboarding de clientes? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha curtido o conteúdo, até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

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