“A melhor propaganda é feita por clientes satisfeitos”, essa emblemática frase de Philip Kotler, é só uma entre os milhares de benefícios de manter o seus clientes satisfeitos, com um mercado cada vez mais competitivo, a satisfação representa um diferencial, uma vantagem perante a concorrência, podendo resultar em fidelizações e até mesmo, atrações de novos usuários até a sua empresa.
Afinal, um cliente satisfeito não só se torna um consumidor fiel, como pode fazer a propaganda de sua marca, o que te ajuda em diversos sentidos, como no aumento do reconhecimento, autoridade, autoafirmação da empresa dentro do mercado, e por aí vai.
Mas, por mais que os benefícios sejam muitos, para que você alcance o nível de satisfação desejada, talvez a tarefa seja um pouco mais complicada, assim como uma porta de aço, alguns clientes podem ser mais resistentes e difíceis de agradar, enquanto outros podem possuir algumas peculiaridades que tornam a missão ainda mais complexa.
Para te ajudar nessa jornada, resolvemos separar 5 dicas para manter um cliente satisfeito bora conferir? Então vamos lá!
- Aprimore e invista na qualidade do atendimento
A grande chave para a satisfação dos clientes está conectada justamente com o atendimento, grande parte dos consumidores consideram a forma como as empresas os atendem até mais importante do que o preço, e alguns usuários pagam um valor a mais para ter um suporte de qualidade.
Dessa forma, o investimento no atendimento é algo fundamental para aumentar o nível de satisfação dos consumidores, procure sempre ser atencioso, educado e disposto a resolver problemas, tenha uma equipe pronta para fornecer suporte e se disponibilize a encontrar soluções de forma eficaz.
Nunca deixe o cliente na mão, cumpra sempre o combinado, se ele está com um problema na bomba centrífuga que acabou de comprar da sua empresa, preste todo o suporte, dê atenção encontre soluções e capriche em um atendimento cada vez mais aprimorado.
- Esteja presente em diversos canais e responda de forma rápida
Além da qualidade, um bom atendimento também está relacionado a velocidade e a presença que sua empresa marca em diferentes veículos de comunicação, procure estar presente em múltiplos canais, como redes sociais, telefone, sites, entre outros, tudo de forma integrada, isso ajuda e faz com que o cliente possa escolher qual a melhor forma de ser atendido e aquela que ele se sente mais confortável.
Também é importante zelar pela velocidade, procure oferecer respostas rápidas, para isso, automatize o seu chat, utilize chatbots se necessário, e procure sempre fazer um atendimento personalizado, em múltiplos canais e de forma ágil.
- Receba feedbacks e entenda as dores, desejos e sonhos dos clientes
Você até pode achar que o seu cliente está satisfeito, mas essa confirmação provavelmente só chegará através de feedbacks, por este motivo, crie um canal para que os consumidores falam com você, apontem erros, acertos, satisfações e insatisfações e o que o seu negócio precisa melhorar.
Isso ajuda sua empresa a ter uma visão geral de quais ações devem ser feitas para otimizar o seu trabalho, além de entender melhor as dores, desejos e sonhos dos clientes, montando novas estratégias e baseando o seu fluxo de trabalho, de acordo com as exigências e falas coletadas dos usuários.
- Busque oferecer soluções
Vender um produto só por vender não vai gerar satisfação, muito pelo contrário, empresas que procuram empurrar goela abaixo sem pensar no cliente visando apenas o lucro, costumam gerar insatisfação e aborrecimento por parte dos usuários.
Antes de pensar em fechar sua caixa de madeira para transporte e enviar seu produto, procure oferecer soluções, pense nos feedbacks coletados do tópico acima, entenda melhor os seus clientes, saiba o que eles procuram e como você pode resolver seus problemas, entregando valor, e indo muito além das vendas.
- Estabeleça um vínculo sólido e valorize seus clientes
Um cliente satisfeito muitas vezes é aquele que se sente valorizado e consegue enxergar os esforços que a empresa fez por ele, e para isso acontecer, é preciso estabelecer um vínculo sólido entre sua marca e o seu consumidor.
Procure oferecer algumas regalias, cupons de desconto, frete grátis, mensagens no dia do aniversário, personalização na comunicação, tudo isso ajuda o cliente a se sentir mais importante, valorizado e consequentemente, mais satisfeito com o seu negócio.
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Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.