5 dicas para manter um cliente satisfeito

“A melhor propaganda é feita por clientes satisfeitos”, essa emblemática frase de Philip Kotler, é só uma entre os milhares de benefícios de manter o seus clientes satisfeitos, com um mercado cada vez mais competitivo, a satisfação representa um diferencial, uma vantagem perante a concorrência, podendo resultar em fidelizações e até mesmo, atrações de novos usuários até a sua empresa. 

Afinal, um cliente satisfeito não só se torna um consumidor fiel, como pode fazer a propaganda de sua marca, o que te ajuda em diversos sentidos, como no aumento do reconhecimento, autoridade, autoafirmação da empresa dentro do mercado, e por aí vai.

Mas, por mais que os benefícios sejam muitos, para que você alcance o nível de satisfação desejada, talvez a tarefa seja um pouco mais complicada, assim como uma porta de aço, alguns clientes podem ser mais resistentes e difíceis de agradar, enquanto outros podem possuir algumas peculiaridades que tornam a missão ainda mais complexa. 

Para te ajudar nessa jornada, resolvemos separar 5 dicas para manter um cliente satisfeito bora conferir? Então vamos lá!

  1. Aprimore e invista na qualidade do atendimento

A grande chave para a satisfação dos clientes está conectada justamente com o atendimento, grande parte dos consumidores consideram a forma como as empresas os atendem até mais importante do que o preço, e alguns usuários pagam um valor a mais para ter um suporte de qualidade. 

Dessa forma, o investimento no atendimento é algo fundamental para aumentar o nível de satisfação dos consumidores, procure sempre ser atencioso, educado e disposto a resolver problemas, tenha uma equipe pronta para fornecer suporte e se disponibilize a encontrar soluções de forma eficaz.

Nunca deixe o cliente na mão, cumpra sempre o combinado, se ele está com um problema na bomba centrífuga que acabou de comprar da sua empresa, preste todo o suporte, dê atenção encontre soluções e capriche em um atendimento cada vez mais aprimorado. 

  1. Esteja presente em diversos canais e responda de forma rápida

Além da qualidade, um bom atendimento também está relacionado a velocidade e a presença que sua empresa marca em diferentes veículos de comunicação, procure estar presente em múltiplos canais, como redes sociais, telefone, sites, entre outros, tudo de forma integrada, isso ajuda e faz com que o cliente possa escolher qual a melhor forma de ser atendido e aquela que ele se sente mais confortável. 

Também é importante zelar pela velocidade, procure oferecer respostas rápidas, para isso, automatize o seu chat, utilize chatbots se necessário, e procure sempre fazer um atendimento personalizado, em múltiplos canais e de forma ágil. 

  1. Receba feedbacks e entenda as dores, desejos e sonhos dos clientes

Você até pode achar que o seu cliente está satisfeito, mas essa confirmação provavelmente só chegará através de feedbacks, por este motivo, crie um canal para que os consumidores falam com você, apontem erros, acertos, satisfações e insatisfações e o que o seu negócio precisa melhorar. 

Isso ajuda sua empresa a ter uma visão geral de quais ações devem ser feitas para otimizar o seu trabalho, além de entender melhor as dores, desejos e sonhos dos clientes, montando novas estratégias e baseando o seu fluxo de trabalho, de acordo com as exigências e falas coletadas dos usuários. 

  1. Busque oferecer soluções

Vender um produto só por vender não vai gerar satisfação, muito pelo contrário, empresas que procuram empurrar goela abaixo sem pensar no cliente visando apenas o lucro, costumam gerar insatisfação e aborrecimento por parte dos usuários. 

Antes de pensar em fechar sua caixa de madeira para transporte e enviar seu produto, procure oferecer soluções, pense nos feedbacks coletados do tópico acima, entenda melhor os seus clientes, saiba o que eles procuram e como você pode resolver seus problemas, entregando valor, e indo muito além das vendas. 

  1. Estabeleça um vínculo sólido e valorize seus clientes 

Um cliente satisfeito muitas vezes é aquele que se sente valorizado e consegue enxergar os esforços que a empresa fez por ele, e para isso acontecer, é preciso estabelecer um vínculo sólido entre sua marca e o seu consumidor. 

Procure oferecer algumas regalias, cupons de desconto, frete grátis, mensagens no dia do aniversário, personalização na comunicação, tudo isso ajuda o cliente a se sentir mais importante, valorizado e consequentemente, mais satisfeito com o seu negócio. 

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Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

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