O meio outdoor pode ser um dos principais meios para divulgar o Agro”, destacou Ricardo Nicodemos, presidente da ABMRA, em palestra na Central de Outdoor

O evento “Agro: Um Campo de Oportunidades para o meio Outdoor” abordou o crescimento do agronegócio brasileiro e o consumo da mídia outdoor no setor produtivo.

“O óbvio não existe.” A frase de Marcel Telles, sócio da Inbev, Burguer King e Kraft Heinz, foi destacada mais uma vez por Ricardo Nicodemos, presidente da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro (ABMRA), na abertura da palestra on-line “Agro: Um Campo de Oportunidades para o meio Outdoor”, promovido pela Central de Outdoor. “Em nosso dia a dia, temos colocado essa citação em prática. Nós imaginamos que a população em geral conheça o Agro e sua importância. No entanto, isso não acontece. Por essa razão, é importante fomentar alguns caminhos e informações que ajudem a mostrar o tamanho desse setor essencial par ao país”, explica Ricardo Nicodemos.

O presidente da ABMRA também abordou o crescimento consolidado do agronegócio nos últimos anos, respaldado pela incorporação de novas tecnologias, aumento da produtividade e ações de Marketing. “Precisamos entender que a cadeia produtiva do Agro é muito extensa e contempla diferentes fatores e em cada um deles existem segmentações e profissionais envolvidos”.

Embora o agronegócio brasileiro seja complexo, muitas pessoas – especialmente das cidades – não sabem o trajeto de um alimento até chegar à mesa. “Vejam a batata frita congelada no supermercado. Esse é um alimento bastante presente na casa dos brasileiros. Mas poucos sabem que o processo é longo e delicado. Tudo começa nos órgãos de pesquisas, responsáveis pelo desenvolvimento das melhores opções para cultivo. Depois a batata vai para o solo, recebe insumos, é colhida pelos produtores depois de meses. Na sequência, ‘sai da porteira’ e chega às cooperativas, indústrias de alimentos, distribuidores, varejo ou no food service e, finalmente aos consumidores. Em cada etapa do caminho estão os profissionais de comunicação e mídia, cumprindo uma função essencial”, destaca Nicodemos.

Quanto ao trabalho do Marketing no fortalecimento da cadeia produtiva e a própria imagem do agronegócio brasileiro, o presidente da ABMRA expõe que existem três grandes pontos que devem ser ressaltados: os heróis – aqueles que estão no campo, trabalhando incansavelmente – a história e, por fim, a comunicação. Para falar sobre o produtor rural, definido como “herói”, o dirigente enfatiza que é preciso mostrar que os produtos não “brotam” nas prateleiras do supermercado.

Pesquisas realizadas pelo Movimento Todos A Uma Só Voz, do qual a ABMRA é apoiadora, ouviu crianças, jovens e mães sobre a origem da batata frita congelada e do leite de caixinha. Segundo Nicodemos, raramente as respostas mencionam o agricultor, o pecuarista ou o produtor rural. “Nós trabalhamos firmemente para mostrar quem realmente está por trás de cada alimento na mesa. Queremos revelar que existe um produtor, uma família ou alguém que cuidou sete dias por semana, seja na chuva ou no sol. Estamos incentivando todos os envolvidos na cadeia da comunicação e do marketing a mostrar cada vez mais esse lado humano do Agro”, diz.

“A comunicação é a forma mais eficaz de contar as histórias do setor. A forma de comunicar deve ser simples e rápida, assim como um título de um outdoor. É importante levar em consideração que são diferentes perfis de pessoas e essa comunicação precisa impactar e emocionar todos os brasileiros. Esse é o objetivo da mídia outdoor, que pode ser ainda mais valorizada”.

O presidente nacional da Central de Outdoor, João Batista, reforçou: ”O Agro é um importante representante da economia e na vida do brasileiro. Principalmente no momento da pandemia, segurou o nosso PIB.”

O diretor da ABMRA, Alberto Meneghetti, finalizou: ”Quando embalamos uma ideia de maneira profissional e bem pensada, ela atinge um objetivo e as pessoas se emocionam. Posso afirmar que nos últimos planos de mídia tenho inserido a mídia outdoor e os clientes se sentem satisfeitos. Essa é uma mídia muito importante e as agências precisam saber trabalhar de forma correta. São inúmeras as possibilidades do outdoor, mas cabe a nós entendermos a maneira de aproveitar todo o seu potencial”.

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