Má Oclusão Dentária: Quais são as causas

A maioria das pessoas sofre de má oclusão dentária e, enquanto algumas apresentam sintomas de angústia e mudanças no estilo de vida, outras desconhecem o problema. No entanto, permitir que o problema persista pode levar a uma situação mais grave.

Por isso, é importante que haja um acompanhamento de um dentista, seja por meio de consultas de um convênio odonto empresarial ou então, em consultórios particulares.

Neste artigo, falaremos sobre as causas e tratamentos da má oclusão dentária. Continue lendo!

O que é uma mordida dentária?

A oclusão dentária possui relação funcional entre os dentes, gengivas, articulação temporomandibular e todos os outros componentes deste sistema. Manter o equilíbrio é essencial para mastigar, engolir e falar.

Uma má oclusão ocorre quando esta mordida não está em um estado normal. Em suma, uma má oclusão dentária acontece quando a pessoa não possui um bom alinhamento dos dentes superiores e inferiores.

Para saber se é o seu caso, é importante se consultar com um dentista do seu plano odontologico para empresas – caso tenha e, assim, conseguir realizar exames e procedimentos de forma mais simples, ágil e eficiente.

Quais são os tipos de mordidas dentárias?

Existem basicamente três tipos de mordidas dentárias:

Nível 1: O arco superior se encaixa perfeitamente no arco inferior;

Nível 2: O arco superior é muito maior que o inferior, dando a impressão de ausência de queixo;

Nível 3: O arco superior é bem menor que o inferior, dando a impressão de queixo grande;

Em alguns casos, a má oclusão é menor e não requer intervenção, mas às vezes são necessárias visitas ao dentista e tratamento.

Quais são as causas da má oclusão?

Dentes desalinhados podem ser causados ​​por:

  • Usar mamadeira, chupar os dedos ou certos movimentos da língua; 
  • Defeitos na mandíbula, geralmente desde o nascimento;
  • Dentes ausentes;
  • O tamanho das mandíbulas e dentes não combinam;
  • O caso mais comum é a incompatibilidade de tamanho.

Uma oclusão dentária ideal tem várias características, nomeadamente centralização, distribuição proporcional da retenção e espaço adequado entre os dentes. Fragmentos do arco superior também tendem a cobrir levemente os dentes inferiores.

Existem outras características, mas seu dentista deve analisar qualquer anormalidade, como citamos anteriormente e caso você possa usufruir dos beneficios plano odontologico empresas, essa investigação pode ficar ainda mais simples para o paciente.

Dentes desalinhados: quais são as consequências?

Um dente desalinhado pode ter sérias consequências. Os problemas de má oclusão são:

  • Desgaste do esmalte e dos próprios dentes;
  • Desconforto durante certos esportes;
  • Possível perda de dentes;
  • Dores de cabeça mais frequentes; e
  • Problemas na articulação da mandíbula.

De fato, a má oclusão pode levar a distúrbios da articulação temporomandibular.

Essa condição também pode levar ao aparecimento de bruxismo. O bruxismo é caracterizado pelo apertar ou ranger dos dentes, que pode ocorrer durante o dia ou até mesmo durante o sono.

A causa exata desse problema não é conhecida, mas ansiedade, estresse, distúrbios do sono e má oclusão são fatores de risco.

Se uma má oclusão causa bruxismo, há algumas mudanças no estilo de vida de uma pessoa, por exemplo, uma pessoa pode acordar com enxaqueca após uma noite de sono.

Por isso, caso você sinta alguma anormalidade em sua mordida ou então, tenha percebido diferenças em sua mastigação, busque por um plano dental para empresa e busque pela rede credenciada.

Como é feita a avaliação?

Como mencionado anteriormente, algumas pessoas obtêm uma boa qualidade de vida por causa de seus dentes desalinhados. No entanto, isso nem sempre é possível. 

Nesses casos, o primeiro passo, como já citamos anteriormente, é procurar um dentista para avaliar o problema (podendo ser inclusive, um do plano dentario empresarial caso sua empresa ofereça).

Um exame físico pode ser suficiente para o dentista chegar à sua conclusão, mas às vezes podem ser necessários exames adicionais.

Se a má oclusão for detectada precocemente, o tratamento pode ser mais fácil e os resultados podem ser eficazes. Em fases posteriores, os resultados serão diferentes.

Uma maneira de detectar esse problema precocemente é por meio de consultas frequentes e de rotina.

Qual é o tratamento para a má oclusão?

Se você chegou até aqui, pode sentir que está enfrentando esse problema. Nesse caso, marcar uma consulta com seu dentista é a melhor opção. No entanto, para mantê-lo informado e menos ansioso, daremos uma breve visão geral dos tratamentos disponíveis.

Atualmente, existem tratamentos para a má oclusão devido aos avanços da tecnologia. A escolha do tratamento dependerá da gravidade do seu problema.

Os tratamentos para má oclusão incluem:

  1. Aparelhos

Neste caso, o objetivo é mover seus dentes para que fiquem alinhadas corretamente, geralmente com aparelhos.

Este aparelho geralmente deve ser usado por 6 meses a 2 anos, mas o tempo varia dependendo da gravidade da condição. Durante o tratamento, a extração do dente pode ser recomendada se necessário.

  1. Facetas Dentárias

Neste tratamento, os dentes são modificados em comprimento, forma e superfície com a utilização das facetas. Assim, se a forma dos dentes não for adequada, o problema será resolvido facilmente.

  1. Implantes dentários

Às vezes, ocorre um desequilíbrio devido à falta de dentes. Se este for o caso, os implantes podem ajudar a restaurar o equilíbrio na boca, resolvendo assim os problemas oclusais.

  1. Cirurgia oral

Em casos mais graves, as opções acima podem não ser suficientes para colocar os dentes na posição correta, então a cirurgia permanece.Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Portal de notícias atualizado diariamente para você. Nossa curadoria de conteúdo é pensada exclusivamente para informar e entreter nossos leitores diários. Tenha a certeza de que em nosso portal de conteúdo, você terá sempre a melhor fonte de informação a sua disposição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

4 × 4 =