Fibromialgia: entenda como a Cannabis Medicinal ajuda no tratamento

A Fibromialgia atinge mais de 150 milhões de pessoas em todo o mundo. São pacientes que precisam conviver com uma dor intensa durante todo o dia, em crises que perduram por meses.

Felizmente, os estudos e protocolos para o tratamento da doença vem evoluindo bastante. Atualmente, muitos profissionais da saúde buscam por cursos de Cannabis Medicinal — uma tendência que pode trazer mais qualidade de vida a quem recebe o diagnóstico.

É para falar sobre essa novidade e esclarecer alguns pontos importantes sobre a doença que preparamos este post. Confira!

O que é Fibromialgia?

A Fibromialgia pode ser definida como uma doença que se manifesta pela presença de uma dor crônica e generalizada no corpo. A dor é intensa e surge de repente, podendo durar por mais de três meses.

Considerada uma síndrome, essa doença atinge a musculatura e gera muito desconforto e transtornos aos pacientes. Exatamente por isso, é comum que a pessoa busque ajuda médica e realize diversos exames em busca de uma causa para a sua dor — sem sucesso. 

O que causa a Fibromialgia?

Assim como a maioria das doenças reumatológicas, não há como afirmar o que provoca a Fibromialgia. A verdade é que, mesmo com muitos estudos sobre a enfermidade, seus gatilhos ainda não foram totalmente esclarecidos.

O que já se sabe é que os pacientes com essa síndrome são mais sensíveis à dor. Com isso, o problema parte do centro de dor do sistema nervoso da pessoa. Nesse caso, seu cérebro e nervos não respondem bem aos estímulos dolorosos, que são mais intensos do que em indivíduos saudáveis.

Quais os principais sintomas da Fibromialgia?

Pessoas que sofrem com a Fibromialgia enfrentam um quadro de sintomas nem sempre específico. Aliás, esse é um dos motivos que mais dificultam o rápido diagnóstico e o início do tratamento adequado.

Em resumo, cada paciente pode manifestar reações distintas e em intensidades diferentes. Porém, os médicos estão sempre atentos a alguns sinais de alerta, como:

  • dor forte e que dura mais de três meses;
  • existência de pontos de dor em músculos — existem 18 pontos já rastreados; 
  • sono prejudicado e de má qualidade;
  • fadiga excessiva;
  • sinais de depressão ou ansiedade;
  • distúrbios gastrointestinais;
  • queda na concentração.

Como é feito o diagnóstico da doença?

Fechar um diagnóstico de Fibromialgia nem sempre é fácil. O médico precisa ser experiente e ter uma boa capacidade de rastrear os sinais mencionados anteriormente.

Além disso, não existem exames específicos que ajudem a definir que a dor que a pessoa tanto se queixa é em razão dessa doença reumatológica. Isso não significa que o diagnóstico não possa ser ágil, já que os profissionais da saúde avaliam alguns critérios na primeira consulta.

Nesse sentido, é interessante destacarmos os principais critérios utilizados para o diagnóstico da Fibromialgia:

  • dor que persiste por mais de três meses em todo o corpo e
  • existência de dor em, pelo menos, 11 dos 18 pontos já estabelecidos pela Medicina.

Lembrando que, ainda que o paciente não sinta dor nos 11 pontos mencionados, alguns médicos optam pelo início do tratamento. Isso porque, esses critérios não são taxativos e uma rigidez na análise pode prejudicar a qualidade de vida de quem sofre com a doença.

A Fibromialgia tem cura?

Infelizmente, a Fibromialgia é uma doença sem cura. Porém, é importante dizer que os tratamentos atuais para a doença permitem que o paciente tenha uma vida normal, com mais qualidade e menos dor.

Mais uma vez, fica claro o quanto é importante procurar ajuda médica assim que os primeiros sintomas são percebidos. Afinal, quanto mais precoce é feito o diagnóstico, mais rápido se inicia o tratamento.

Como a Cannabis Medicinal pode ajudar no tratamento?

Depois de esclarecer todos esses pontos importantes sobre a Fibromialgia, podemos abordar melhor uma novidade no tratamento: o uso da Cannabis Medicinal.

Como estamos lidando com uma doença crônica, todas as intervenções realizadas são direcionadas para o controle dos episódios de dor. Nesse sentido, os médicos podem prescrever vários protocolos, como:

  • medicamentos;
  • exercícios físicos;
  • acupuntura.

Mas o que há de mais moderno é o uso do Canabidiol como um recurso a mais para devolver qualidade de vida a esses pacientes. Saiba mais!

Pesquisa de Israel atesta a eficiência da Cannabis Medicinal

A pesquisa foi conduzida por dois pesquisadores de Israel, no ano de 2017 e seus resultados foram publicados em 2018, na edição online do Journal of Clinical Rheumatology — porém, as dificuldades referentes à comercialização da substância atrasaram seu acesso ao público brasileiro.

Ao todo, 26 pessoas diagnosticadas com Fibromialgia participaram do experimento. Eles responderam a questionários antes e depois de iniciar o tratamento com a Cannabis medicinal por, em média, 11 meses.

Os resultados foram surpreendentes, uma vez que 100% desses pacientes perceberam melhora nos sintomas da Fibromialgia, especialmente no que se refere à dor. Além disso, metade dos pacientes relataram ter interrompido o tratamento tradicional.

Sobre os efeitos colaterais, a pesquisa observou que foram poucos e leves. Apenas 30% dos pacientes disseram ter sentido dores de cabeça, episódios de náuseas, sensação de boca seca, sono e aumento da fome.

Como o Canabidiol reduz a dor da Fibromialgia

É simples entender como a Cannabis pode ajudar no tratamento da Fibromialgia. Isso porque, já se sabe que os canabinoides atuam de maneira global no organismo, reduzindo a sensação de dor e gerando bem-estar.

Portanto, o paciente que vem sofrendo com dores prolongadas e intensas, além de insônia e depressão, experimenta uma melhora considerável dos sintomas e volta a ter prazer em viver.

Conclusão

Como é possível perceber o uso da Cannabis Medicinal no tratamento da Fibromialgia já é uma realidade, inclusive no Brasil. Mesmo com todos os mitos e resistência em torno do uso do Canabidiol, as discussões e a própria legislação estão avançando.

Portal de notícias atualizado diariamente para você. Nossa curadoria de conteúdo é pensada exclusivamente para informar e entreter nossos leitores diários. Tenha a certeza de que em nosso portal de conteúdo, você terá sempre a melhor fonte de informação a sua disposição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

5 × um =