A importância da indústria do alumínio

Nesse artigo, você vai entender sobre a importância da indústria do alumínio, além de entender um pouco mais sobre sua história, propriedades, onde ele pode ser aplicado e seus impactos na economia.

Um dos metais mais importantes e abundantes no mundo, o alumínio também é essencial para o funcionamento de muitas indústrias.

Podemos encontrar o alumínio em vários produtos do nosso cotidiano, como em utensílios de cozinha, janelas, móveis, portas, eletrodomésticos, entre outros.

Um dos elementos mais utilizados na indústria, esse elemento é muito importante para o desenvolvimento vários setores industriais.

História da Indústria do alumínio

A primeira vez que o alumínio foi isolado em 1825, pelo físico e químico dinamarquês Hans Christian Ørsted, ele utilizou a alumina para produzir o cloreto de alumínio.

Esse cloreto de alumínio, teve seu tratamento feito através de uma liga de mercúrio e potássio, e dessa forma foi obtido uma liga de alumínio.

O alumínio só teve um maior reconhecimento em 1855 com uma demonstração da obtenção do alumínio com uma redução eletrolítica da alumina, essa dissolvida em banho fundido de criolita e uma exposição de um lingote de alumínio em Paris, na França.

Como é encontrado na natureza?

Na natureza, ele só pode ser encontrado na forma de minério, fazendo assim parte de um composto de uma substância mineral específica.

O alumínio na natureza geralmente está junto a outros elementos como por exemplo o oxigênio, silício e hidrogênio, formando assim alguns compostos.

Eles estão presentes de algumas maneiras na maioria das rochas, também em plantas, assim como em animais.

As rochas que tem em sua composição esses compostos, são os minérios de alumínio, sendo o mais comum um minério chamado bauxita, nele é possível encontrar óxido de alumínio hidratado.

Propriedades do alumínio

O alumínio tem uma densidade de cerca de 1/3 do aço, sendo esse elemento bastante promissor na indústria automobilista por conta dessa propriedade.

Seu ponto de fusão é de 660° C, e sua condutibilidade térmica é cerca de 4,5 vezes maior que a do aço, assim como também tem um maior poder de condutibilidade elétrica.

Esse metal também é bastante resistente a corrosão, devido a uma invisível e fina camada de óxido que protege o alumínio de oxidações subsequentes.

O alumínio tem propriedades antimagnéticas, ou seja, além de não ser magnético, ele também não produz faíscas, o que é um excelente produto para ser utilizado para a proteção de equipamentos eletrônicos.

Alumínio no Brasil

O Brasil possui uma das 3 maiores reservar de bauxita do mundo, além de ser o segundo que mais produz bauxita e o quarto país que mais produz alumina no mundo.

O Pará é o principal produtor de alumínio, e é no estado que está abrigado uma das maiores concentrações de minério do Brasil.

O Brasil tem conseguido aumentar as exportações desse minério, principalmente por ser um dos países mais produtores do mundo.

Como se sabe, a bauxita é a principal matéria prima do alumínio, e com a expansão tecnológica das instalações de produção do metal, as refinarias brasileiras estão consumindo uma parte considerável dessa matéria-prima. 

Alumínio e economia

Sendo esse um dos metais mais abundantes no mundo, o alumínio é matéria prima de inúmeros setores industriais.

Principalmente para o Brasil, o alumínio tem uma grande importância no setor econômico, estando entre os primeiros colocados em exportação, e ainda conseguindo suprir as demandas internas.

Sua versatilidade é o principal motivo desse metal ser tão importante na economia de muitos países, sendo utilizado em diversos setores industriais.

Ele é um metal leve e bem resistente a corrosão, além de possuir um alto poder de condutividade, fazendo com que o mesmo seja uma excelente matéria-prima para a fabricação de vários produtos.

Indústria de Alumínio e tecnologia

É possível observar que empresas do setor de alumínio estão buscando desenvolver a indústria 4.0 no território brasileiro.

É importante destacar que, esse metal está se destacando principalmente pelo seu grande potencial de sustentabilidade.

Algumas indústrias estão investindo em tecnologias de ponta para desenvolver processos de produção dessa matéria-prima, de forma que o gasto de energia seja menor.

Esse desenvolvimento tecnológico da indústria do alumínio, está voltado para fabricar produtos que possam usar o alumínio de forma sustentável.

Outro investimento diz respeito a implementação de novas tecnologias para otimizar sua produtividade, em conjunto com a sua eficiência energética e a diminuição de emissões nos processos.

Onde ele pode ser aplicado?

O alumínio pode ser aplicado na produção de inúmeros produtos que utilizamos no nosso cotidiano, dessa forma, vamos apresentar algumas produções onde o metal é utilizado.

Latas – o alumínio é utilizado na fabricação daquelas latinhas de refrigerante e cerveja que tanto conhecemos do nosso cotidiano.

Indústria aeronáutica – por ser resistente à corrosão, e leve, o alumínio pode ser utilizado na fabricação de equipamentos dessa indústria.

Cozinha – com certeza você já viu algum utensílio de cozinha feito de alumínio, dessa forma, essa matéria-prima é responsável pela fabricação de panelas, assim como talheres e canecas.

Janelas e portas – Janelas e portas também são itens do nosso cotidiano que podem ser feitas com o alumínio.

Sustentabilidade e eficiência

O Alumínio é um material que pode ser reciclado várias vezes, o que traz um grande benefício para a sociedade em geral.

Por conta de seu poder de condução, o setor elétrico utiliza muito ele como linhas subterrâneas, assim como as de transmissão.

Ele também é muito eficiente para a preparação de alimentos, pois seu alto poder de condução de calor, faz com que a comida seja cozinhada em menos tempo.

Indústria do alumínio e construção civil

Por ser muito resistente as mudanças externas, o alumínio é um material muito utilizado na construção civil.

Além dessa característica, a versatilidade também é outra que atrai muito o setor da indústria civil, principalmente por conseguir substituir alguns materiais como plástico e madeira.

A indústria do alumínio é muito importante para a sociedade no geral, tanto por ser uma matéria-prima versátil e poder ser aplicada em muitos setores, como também por conta da sua sustentabilidade.

Dessa forma, a indústria do alumínio é essencial para o desenvolvimento econômico e tecnológico da sociedade.Esse conteúdo foi desenvolvido em parceria com o site Mineração Brasil, um site especializado em mineração para você atento sobre o assunto.

Portal de notícias atualizado diariamente para você. Nossa curadoria de conteúdo é pensada exclusivamente para informar e entreter nossos leitores diários. Tenha a certeza de que em nosso portal de conteúdo, você terá sempre a melhor fonte de informação a sua disposição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dois × 2 =