Etiqueta profissional no WhatsApp e no dia a dia

Etiqueta profissional no WhatsApp e no dia a dia

Fonoaudióloga apresenta dicas de como se portar profissionalmente no trabalho on-line ou presencial

O WhatsApp é uma das ferramentas de mensagens instantâneas mais populares no Brasil e no mundo. De acordo com um relatório da We Are Social e Meltwater, 2 bilhões de pessoas espalhadas pela Terra utilizam o aplicativo. No Brasil, é a rede social mais utilizada, com cerca de 169 milhões de usuários.

Muitos usuários da plataforma a utilizam para manter relações de trabalho, por esse motivo, é extremamente importante saber como se posicionar profissionalmente.

A Fonoaudióloga Mentora e Especialista em Comunicação e Oratória, Fernanda de Morais, apresenta dicas de etiqueta profissional para o WhatsApp. Confira:

Dicas de boas maneiras e etiqueta para o uso do WhatsApp

As conversas profissionais no WhatsApp devem ser cuidadosas. Por exemplo:

1 – Cuidado com emojis com pessoas que você não tem intimidade. O diálogo é profissional, por isso, caso seu cliente envie um emoji, você também pode usá-lo com parcimônia e bom senso. Evite emojis de beijos e corações, que podem dar uma conotação exagerada.

2 – Não escreva em letras maiúsculas, pois isso equivale a “gritar”.

3 – Evite mensagens longas. O WhatsApp é um meio de encurtar a informação, por isso, seja objetivo, e caso o conteúdo seja extenso, telefone.

4 – Nem todos podem escutar os áudios de WhatsApp por estarem sem fone de ouvido, em ambientes abertos ou sem privacidade. Por isso, pergunte antes se pode enviar um áudio.

5 – Evite áudios longos, acima de 1 minuto. Isso cansa demais o ouvinte.

6 – Evite também mensagens fora do horário comercial. Respeite o horário de trabalho dos outros.

7 – Outro erro bastante comum é não ter o seu nome no perfil. Como o cliente vai identificar de onde veio a mensagem? É um cuidado importante.

8 – Lembre-se de ser educado. Cumprimente e agradeça!

Qual a diferença do WhatsApp Business para o aplicativo comum?

A grande diferença é a maneira como nos apresentamos nessas diferentes mídias. No WhatsApp comum podemos incluir nossa foto pessoal sem muitas preocupações, já que somente pessoas íntimas terão aquele contato. Já no WhatsApp business, a foto por exemplo, deve ser cuidadosa, mais profissional e que transmita um ar de seriedade, claro que de acordo com a sua atuação.

Recomenda-se evitar fotos de biquíni, sem camisa, bebendo, dando preferência a uma foto mais limpa e sem esses ruídos. O WhatsApp Business traz diversas vantagens como: respostas automáticas, informações como o endereço comercial, site, redes sociais, horários de funcionamento, a facilidade de segmentar os contatos e fazer campanhas personalizadas.

O que escrever no perfil profissional do WhatsApp?

Seu nome completo, contatos de site, e-mail, redes sociais profissionais e horário de funcionamento.

Para além do mundo digital, Fernanda destaca que é extremamente importante saber se posicionar profissionalmente em reuniões e eventos e, para isso, os bons modos podem ajudar. “A etiqueta profissional é um conjunto de comportamentos e normas de conduta que são considerados apropriados e esperados no ambiente profissional. Isso inclui as maneiras de se comunicar verbalmente e por meio da escrita, se vestir, se comportar em reuniões e eventos empresariais, e como tratar os colegas, clientes, líderes e liderados”, explica.

Sobre o impacto da etiqueta profissional no ambiente corporativo, Fernanda destaca que a maneira como somos vistos é extremamente importante. “Quando seguimos as regras de etiqueta profissional temos mais chances de construir bons relacionamentos, de melhorar a nossa reputação e também aumentar as chances de crescer profissionalmente”.

Por fim, Fernanda separou dicas de como se portar em reuniões presenciais:

“São vários os comportamentos importantes na etiqueta profissional, por exemplo:

1 – Vista-se adequadamente ao ambiente profissional: tenha certeza que o seu dress code (vestimenta) é coerente e respeitoso.

2 – Seja pontual: chegue na hora combinada para uma reunião, termine de falar no prazo acordado e caso atrase, informe ao responsável.

3 – Seja respeitoso: evite comentários negativos ou fofocas, isso pode “manchar” a sua reputação.

4 – Tenha uma comunicação clara e sem ruídos: ouça e fale de maneira organizada, evite interromper quando os outros estiverem falando.

Lembre-se que o seu comportamento vai além das palavras”, finaliza.

Fernanda de Morais

Diretora Voice Care Treinamentos e Palestras

Fonoaudióloga Mentora e Especialista em Comunicação e Oratória

Instagram: @fe.demorais

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