Entenda o que é Cloud Computing e os benefícios que pode trazer para sua empresa

Toda empresa se beneficia grandemente de soluções e estratégias que reduzam custos. Uma delas é a adoção do Cloud Computing.

O armazenamento de arquivos em nuvem traz acessibilidade e agilidade à execução de operações diárias.

Por isso mesmo, trata-se de uma solução de TI cada vez mais utilizada por organizações de várias partes do mundo.

Os benefícios são amplos, especialmente depois da pandemia de COVID-19. Para conhecê-los e também se informar a respeito das origens, formas de implementação, funções, manutenção e benefícios do Cloud Computing, leia o texto a seguir.

As origens do Cloud Computing

O início da computação em nuvem remonta aos anos 50, em que só grandes empresas possuíam algumas máquinas.

A partir da década de 1960, o conceito foi tomando forma mais definida. Especialistas desenvolveram a noção de utility computing, isto é, o uso simultâneo de um mesmo computador por mais de uma pessoa.

Alguns anos mais tarde, foi criada a ARPANET, primeira rede que possibilitava a troca de dados entre computadores que não se localizavam no mesmo lugar.

A ARPANET tinha como atrativos a permissão de se conectar de qualquer local e em qualquer horário.

Até os anos 90, essas tecnologias não haviam chegado ao grande público, restringindo-se à teoria. Isso mudou quando empresas de telecomunicações criaram redes virtualizadas.

As redes virtualizadas representaram uma das primeiras oportunidades que os usuários comuns tiveram acesso compartilhado a uma mesma infraestrutura.

Hoje em dia, a computação em nuvem pode ser vista em plataformas de streaming, empresas de varejo e muito mais.

Cloud Computing e pandemia

Quando a pandemia de COVID-19 começou a afetar o mundo todo, foi necessário estudar formas de continuar trabalhando sem sair de casa.

Foi aí que entrou em cena a computação em nuvem. Empresas que estavam adiando a adoção dessa tecnologia perceberam a oportunidade que se revelava.

As principais fornecedoras de armazenamento em nuvem, como Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud, experimentaram um grande aumento de demanda no início de 2020.

Com as ferramentas de computação em nuvem à disposição, os membros do escritório de manutenção hidráulica predial puderam seguir trabalhando sem se expor aos perigos do vírus.

Agora, que a pandemia já apresenta sinais de arrefecimento, pode-se dizer que a computação em nuvem veio para integrar permanentemente as operações corporativas.

Saiba como implementar a Cloud Computing

A decisão de investir em computação em nuvem deve ser feita com bastante planejamento e previsibilidade de resultados.

Abaixo, apontamos os estágios principais que o transporte de máquinas pesadas deve percorrer para que a implementação seja a melhor possível.

Conheça as suas necessidades

Por que a sua empresa precisa da Cloud Computing? Faça um diagnóstico aprofundado das razões pelas quais essa tecnologia trará benefícios à organização.

Contrate um especialista de TI para que ele verifique quais sistemas podem (ou devem) ser migrados para a nuvem.

O processo de migração de sistemas tem que ser muito planejado. Cabe ao especialista em TI estudar a dinâmica de funcionamento da empresa de equipamentos para laboratórios para identificar o que pode ser melhorado e como isso será feito.

Defina quais aplicativos serão modificados

Tome cuidado: nem todas as aplicações podem ser hospedadas na nuvem. Nuvens híbridas ou privadas podem fornecer melhor desempenho nesses casos.

Este é o momento de verificar quais operações valem a pena ser modificadas e quais não devem ser mudadas.

Toda a arquitetura do controle tecnológico de concreto tem que ser conhecida para garantir que as decisões tomadas sejam as mais acertadas.

Saiba escolher o provedor da nuvem

A qualidade da empresa que proverá a nuvem é determinante para a implementação adequada.

Isso envolve a qualificação do time de especialistas, as ferramentas disponíveis, o grau de segurança, a qualidade do suporte e as garantias oferecidas no contrato.

Converse com colegas e faça pesquisas para confirmar a experiência e o histórico de qualquer empresa com a qual o serviço de transporte de medicamentos entre em contato.

Coloque a implantação para acontecer

Por fim, chega a hora de dar início à implantação. Não deixe de contar com o auxílio de colaboradores competentes aqui.

Existem empresas especializadas em migração de sistemas. Pesquise-as, entre em contato e se prepare para se aproveitar dos benefícios da computação em nuvem.

Conheça as modalidades de Cloud Computing

Os serviços que a computação em nuvem oferece variam quanto ao modelo de serviços e ao modelo de instalação.

Abaixo, vamos explicar todos os tipos de serviços e instalações possíveis.

Infraestrutura como Serviço (IaaS)

O objetivo da IaaS, ou Infraestrutura como Serviço, é desenvolver um ambiente tecnológico sob demanda para a oficina automotiva.

A camada mais profunda da nuvem, ela serve para criar máquinas virtuais, memórias virtuais e sistemas operacionais no geral.

Plataforma como Serviço (PaaS)

É formada por hardwares vendidos como serviços específicos. O PaaS é aplicado para integrar aplicativos e frameworks.

Ele garante que os aplicativos sejam desenvolvidos independentemente da capacidade dos servidores. Também comporta testes, integrações com bancos de dados e análises de dados.

Software como Serviço (SaaS)

Esta é a camada mais básica da nuvem. O SaaS consiste em um conjunto de aplicativos todos executados virtualmente.

A interface é totalmente disponibilizada pela web. As funções mais recorrentes são para acessar:

  • E-mail;
  • ERP;
  • CRM;
  • Plataformas de assinatura eletrônica.

Isso faz com o que o SaaS seja muito comum em vários tipos de negócios.

Nuvem pública

Em nuvens públicas, todos os usuários compartilham a interface que a empresa provedora fornece. Isso diminui custos – logo, não é à toa que é o modelo de Cloud Computing mais utilizado.

No entanto, é preciso ficar atento à segurança mais vulnerável nesse formato.

Nuvem privada

A nuvem particular funciona da seguinte forma: um único usuário reserva ou aluga os serviços que deseja. Então, todo o servidor é operado por uma pessoa só.

Isso gera maior flexibilidade, segurança e oportunidade de personalização. Como ponto negativo, há o custo maior, mas que compensa no longo prazo.

Como cuidar da manutenção

A Cloud Computing, como você pode perceber, revoluciona o modo como os profissionais da Fábrica isopor lidam com as tarefas diárias.

De forma complementar, ela também contribui para o aumento da assertividade e a otimização da manutenção. Veja como a seguir.

Reúna e compartilhe informações

Com uma interface à disposição, todos os membros de um empreendimento podem consultar dados em tempo real.

Assim, o compartilhamento de informações se torna muito mais simples e veloz. Nada melhor do que dados qualificados para embasar estratégias de manutenção.

Acesse os históricos

Ter a possibilidade de conferir todo o histórico de manutenção de uma máquina é indispensável para conhecer a verdadeira realidade da empresa.

Com a Cloud Computing isso é possível e fácil de realizar. Ela conta com softwares que informam os históricos completos de sistemas ou maquinários.

Escolha o tipo de manutenção

Manutenção preventiva, corretiva, periódica, de calibragem, detectiva… Há várias modalidades de manutenção.

Mesmo profissionais treinados podem ter dificuldades de gravar tudo o que cada tipo de manutenção demanda. Para isso, a nuvem funciona como um reforço dos treinamentos.

Avalie métricas

Depois que a manutenção é completa, chega o momento de verificar se os resultados esperados foram atingidos.

A computação em nuvem também auxilia nessa parte, dando acesso a métricas e dados qualificados para esse fim.

Os benefícios da Cloud Computing

Para terminar, é pertinente ficar atualizado quanto aos impactos positivos que a computação em nuvem proporciona.

Confira os principais motivos pelos quais você deve considerar seriamente adotar essa tecnologia!

Traz segurança

Todos os dados cadastrados em uma plataforma em nuvem estarão seguros. Bons provedores possuem políticas de segurança de dados bastante avançadas.

Dessa forma, todos os clientes do motoboy SP Zona Sul terão suas informações resguardadas e livres de qualquer tipo de corrupção.

Aumenta a mobilidade

Quando uma empresa possui plataformas virtuais, os colaboradores podem trabalhar de qualquer lugar que estiverem.

Tal mobilidade é um grande trunfo nos tempos de hoje. Afinal, depois da pandemia, o home office se tornou uma tendência cada vez mais consolidada em vários setores.

Facilita a escalabilidade

À medida que o negócio cresce, é natural que seja necessário contratar novos recursos e serviços. Com a computação em nuvem, basta um clique para fazer isso.

A escalabilidade é tremendamente simples e rápida de ser aplicada. Ou seja, o desenvolvimento corporativo ganha um grande aliado.

Reduz os custos

A Cloud Computing é notória pela diminuição de gastos. Afinal, toda a manutenção fica por conta do provedor e as empresas contratantes pagam apenas pelos recursos que foram contratados.

Não é necessário realizar investimentos altos em TI, por exemplo.

Portanto, o Cloud Computing é um sistema que ajuda todos os setores. Agora que você já conhece os benefícios e a importância desse sistema, invista e otimize o seu negócio. Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Portal de notícias atualizado diariamente para você. Nossa curadoria de conteúdo é pensada exclusivamente para informar e entreter nossos leitores diários. Tenha a certeza de que em nosso portal de conteúdo, você terá sempre a melhor fonte de informação a sua disposição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

11 − 1 =