Comunicação bidirecional: você sabe o que é?

Comunicação bidirecional é um tipo de comunicação direta e permite que os participantes interajam entre si, algo fundamental para o relacionamento entre empresas e consumidores nos dias de hoje.

As organizações buscam cada vez mais maneiras diferentes e inteligentes de se aproximar dos clientes. É dessa forma que elas conseguem conquistar a confiança deles e despertar seu interesse.

Por meio da comunicação bidirecional e outras estratégias de marketing, é possível se relacionar melhor com o público e fortalecer uma troca que traz benefícios para os negócios, independentemente do tamanho ou do segmento da corporação.

Um exemplo disso são as estratégias omnichannel e outras práticas de interação, mas o objetivo é focar no cliente e buscar maneiras de facilitar a relação entre as marcas e os consumidores.

Outra estratégia muito voltada para isso é o marketing de conteúdo, que mesmo não tendo como foco os produtos e serviços da empresa, busca esclarecer as dúvidas dos usuários e resolver seus problemas.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o conceito de comunicação bidirecional, mostrar suas vantagens e de que maneira ela colabora com o marketing de conteúdo. Acompanhe.

O que é comunicação bidirecional?

Comunicação bidirecional nada mais é do que uma interação entre os participantes de uma conversa, possibilitando que tanto o locutor quanto o ouvinte possam falar. Por conta disso, não precisa de intermediários e outros filtros.

Também é uma comunicação interna e externa, que pode acontecer por meio de diferentes canais, como:

  • Chat;
  • Aplicativos de mensagem instantânea;
  • Atendimento online;
  • E-mail.

Ao utilizar esse tipo de comunicação, uma confecção de uniforme feminino social minimiza conflitos, melhora o clima organizacional e fortalece o relacionamento com seus clientes.

Mas, para que funcione, é necessário estabelecer alguns canais que favorecem o diálogo, como no caso das estratégias omnichannel.

Os fóruns de discussão, blogs, redes sociais e outros canais do tipo não são ferramentas para comunicação bidirecional, embora possibilitem comentários e outros tipos de interação.

Eles são mais voltados para a comunicação unidirecional, que é quando o diálogo parte apenas de uma direção, que no caso é o interlocutor. Esse formato é muito comum em jornais e revistas e não existe espaço para interação.

A comunicação bidirecional, por sua vez, favorece o diálogo entre 2 ou mais interlocutores, por meio da interação simultânea e direta.

Esse tipo vem se fortalecendo desde que a internet passou a ser o principal meio de comunicação, pois trouxe consigo princípios que se baseiam na interatividade e na formação de comunidades dentro da web.

Quando uma empresa de cirurgia do sistema digestivo produz textos, vídeos, áudios e outros tipos de materiais que permitem comentários e interações, está trabalhando com formas de comunicação bidirecional, que a tornam mais democrática.

Por que ela é vantajosa?

Quando a companhia se comunica com clientes e colaboradores, se mostram marcas mais humanas e possibilitam que seus prospects e clientes se sintam parte da organização, uma vez que podem dar seu feedback e iniciar um diálogo.

Trata-se de uma troca que aumenta a confiança no negócio e ele se mostra preocupado com a opinião do público, críticas e sugestões, buscando maneiras de implementar melhorias.

Por conta disso, a comunicação bidirecional traz muitas vantagens para as empresas, dentre elas:

Favorece o relacionamento com os clientes

Esse tipo de comunicação melhora o relacionamento com os clientes, por isso, a companhia consegue conhecer um pouco mais sobre eles.

Ao estabelecer um diálogo, é possível compreender quem são essas pessoas, o que elas valorizam, quais são suas preocupações e o tipo de expectativa que possuem em relação ao negócio, seus produtos e serviços.

Também é uma forma de fazer com que os consumidores entendam que estão sendo ouvidos e que sua opinião é muito importante. Consequentemente, a companhia passa a ser mais respeitada e valorizada.

Ao longo do tempo, uma empresa de prestação de serviço de recepcionista desenvolve melhor seu relacionamento com os consumidores e melhora sua reputação.

Aumenta as vendas

O feedback oferecido pelos clientes ajuda a melhorar os produtos e serviços da marca, afinal, a organização pode fazer todos os ajustes necessários para que suas soluções estejam adequadas às necessidades e expectativas do público.

É um conjunto de ações que vai impactar o número de vendas, fazendo com que elas cresçam e a organização consiga lucrar mais.

Evita crises

O objetivo de qualquer corporação é ser bem avaliada pelos consumidores, evitando reclamações e avaliações negativas, mas a comunicação bidirecional pode abrir espaço para esse tipo de situação.

Mas, as marcas não devem temer uma crise ou a repercussão que ela pode trazer, na verdade, o correto é buscar maneiras de resolver o problema de quem está reclamando.

Ao agir dessa forma, uma loja de consertar celular mostra que está disposta a ouvir o cliente e oferecer uma solução para ele.

Qualquer companhia que seguir por esse caminho, vai evitar crises maiores e resolver os conflitos rapidamente.

Aumenta a confiança e a transparência

Uma comunicação onde ambas as partes podem participar ajuda a humanizar a marca e os consumidores se sentem importantes por dar seu feedback, ser ouvido e conseguir dialogar com a marca.

Como resultado, fica mais fácil estabelecer uma relação de confiança, tendo em vista que a companhia mostra sua preocupação com o público e considera suas sugestões, utilizando-as para melhorar seus processos.

Mas, além de beneficiar os negócios de várias maneiras, a comunicação bidirecional ajuda a fortalecer as estratégias de marketing de conteúdo.

Comunicação bidirecional e marketing de conteúdo

Um fabricante de folha de seda personalizada não precisa de muito planejamento para começar uma comunicação bidirecional entre ele e seus clientes.

Utilizando o marketing de conteúdo, é possível coletar feedbacks que vão ajudar a melhorar estratégias, processos, produtos e serviços.

A produção de materiais ricos inicia esse tipo de comunicação, uma vez que exige um pouco mais de dedicação das partes envolvidas.

Por exemplo, ao publicar um conteúdo no blog, a organização estabelece uma comunicação mais consistente com sua audiência.

Mas, ela deve permitir que as pessoas deixem seus comentários e deve respondê-los, sempre com cordialidade, para estabelecer uma comunicação de fato. Isso vai estimular outras pessoas a fazerem o mesmo.

A comunicação também acontece em experiências interativas, como questionários e avaliações, que precisam da participação do público para funcionar.

As experiências interativas demandam engajamento por parte dos usuários, ou seja, elas só acontecem com pessoas que estão dispostas a enviar mensagens e interagir com a marca.

Se um fabricante de agenda executiva quer coletar feedback, talvez seja necessário estabelecer um objetivo mais específico.

Uma maneira de fazer isso é encaminhar uma pesquisa de satisfação, que permite a comunicação bidirecional e incentiva os consumidores a opinarem sobre os produtos e serviços.

Inclusive, a organização pode enviar uma pesquisa logo após a conversão ou trabalhar com atividades que incentivam uma resposta por parte do público.

As redes sociais também são plataformas que, atualmente, colaboram com a comunicação bidirecional, mesmo exigindo um pouco mais de tempo por parte das marcas.

Elas podem se sair muito bem quando atingem níveis altos de sucesso, comparados com alguns concorrentes.

Para alcançar bons resultados, uma empresa de gesso deve responder os comentários nas redes sociais o mais rápido possível, enviar mensagens diretas e abertas e procurar oportunidades de conversar com os usuários.

Além disso, procure compartilhar publicações que incentivam o diálogo e atraiam as pessoas até o negócio.

Por fim, a comunicação bidirecional gera impactos no marketing de conteúdo por meio das avaliações online, mais uma maneira de coletar feedback dos clientes.

Essas avaliações, no entanto, podem ser influenciadas e atrair novos leads e clientes para a corporação. Por exemplo, se a empresa tiver muitas avaliações negativas, pode prejudicar oportunidades futuras.

Só que também é um erro deletar comentários negativos, tendo em vista que o ideal é utilizá-los como uma forma de estabelecer uma comunicação com clientes insatisfeitos.

Pedir desculpas e procurar uma maneira de solucionar a questão também ajuda a humanizar a empresa. Portanto, se ela tiver uma avaliação negativa, as pessoas verão que está trabalhando para reverter o quadro.

São estratégias que podem ser utilizadas por qualquer tipo de empresa, como no caso de um fabricante de armário aéreo escritório.

Considerações finais

Sendo assim, já faz tempo que o consumidor moderno deixou de assumir uma posição totalmente passiva na relação de consumo. Hoje em dia, ele precisa se relacionar com a empresa para adquirir seus produtos e serviços.

Todo relacionamento funciona à base de comunicação, onde ambas as partes falam e ouvem. A comunicação bidirecional trabalha exatamente nesse sentido e pode ser utilizada nas estratégias de marketing de conteúdo de muitas maneiras.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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