Como investir no Tesouro Prefixado

Afinal, como investir no Tesouro Prefixado? Essa é uma dúvida comum de muitos investidores iniciantes que querem aplicar seus recursos em um título sem riscos de ativo variável e que seja mais rentável que a poupança.

Este tipo de investimento é uma das opções disponíveis pela secretaria do Tesouro Nacional. O melhor de tudo é que adquirir esse título é super fácil e qualquer pessoa, até aquelas com pouco capital pode investir nele. Para saber como fazer isso, confira a matéria que preparamos para você!

O que é o Tesouro Prefixado?

Um título de Renda Fixa bastante procurado é o Tesouro Prefixado, este título conta com taxas que são determinadas no momento da contratação. Logo, ao emprestar seu dinheiro ao governo, você já sabe exatamente quanto receberá no prazo final do título.

Por essa razão, este investimento é denominado como “Prefixado”, já que suas taxas são definidas no momento da aquisição do título e não sofrem alterações até o prazo final deste. A saber, o prazo de vencimento de um título é de dois a cinco anos.

Durante esse período o investidor fica recebendo juros sobre o valor que investiu até o dia do vencimento, quando o Tesouro Nacional realiza a devolução do valor e junto com ele, vem acrescido os juros contratados.

É importante ressaltar que, como os juros são fixos, se a taxa de juros de mercado subir após a compra do título, seu valor de mercado pode cair. No entanto, se a taxa de juros cair, o título se valoriza. Portanto, o Tesouro Prefixado é considerado um investimento de renda fixa com retorno conhecido, mas sujeito a flutuações de valor no mercado secundário.

Passo a passo de como Investir no Tesouro Prefixado

Agora que você já entendeu o que é o Tesouro Prefixado, vamos ao passo a passo de como investir neste título.

  1. Verifique se sua instituição financeira possui habilitação para este tipo de investimento, caso não, procure uma instituição financeira habilitada para intermediar investimentos no Tesouro Direto;
  2. Abra uma conta no Tesouro Direto por meio da instituição escolhida, você pode fazer isso diretamente pela internet;
  3. Transfira os valores que deseja investir para o Tesouro Direto, vale lembrar que existe um valor mínimo para o investimento e este oscila ao longo do tempo;
  4. Acesse o Tesouro Direto para conferir os títulos disponíveis, para isso use as credenciais fornecidas por sua instituição financeira;
  5. Dentro do sistema, selecione o Tesouro Prefixado como opção de investimento. Verifique as condições do título, como a taxa de juros, o prazo de vencimento e o valor mínimo de investimento;
  6. Assim que escolher o título, informe o valor que será investido e confirme a compra;
  7. Com a compra realizada, agora é só acompanhar seus investimentos.

Ao contrário do que muitos pensam, comprar um título público é muito simples. Todavia, é importante sempre analisar bem seus objetivos, necessidades e perfil antes de tomar qualquer decisão, em muitos casos é interessante contar com o auxílio de um profissional financeiro para te ajudar na escolha ideal dos investimentos.

Vale a pena?

No mercado financeiro é possível encontrar diferentes tipos de opções para investir, logo, cada uma dessas combina melhor com o perfil do investidor. Assim sendo, o Tesouro Prefixado é um título perfeito para aqueles investidores que são mais conservadores e moderados e possuem objetivos de médio e longo prazo.

Todavia, para aqueles investidores que desejam uma renda extra periódica, provavelmente, este tipo de investimento não é o mais interessante. A não ser que o investidor opte por investir no Tesouro Prefixado com juros semestrais.

Essa é uma alternativa para aqueles que querem obter os rendimentos mais rápidos, já que a cada seis meses ocorre a antecipação dos juros. Vale ressaltar que no geral, independente do perfil investidor, o Tesouro Prefixado é bastante interessante, pois é de fácil aplicação e resgate, a rentabilidade é exata e conta com baixo risco.

Detalhe, indica-se este tipo de investimento apenas quando as taxas prefixadas estão mais altas que as taxas de juros básicos da economia (Selic). Por essa razão deve-se sempre comparar os investimentos para ficar com a melhor opção.

Tesouro prefixado ou Selic?

A escolha entre o Tesouro Prefixado ou Selic, vai depender principalmente do perfil do investidor e de seus objetivos. Visto que, cada um desses investimentos possui características distintas.

Como já abordado anteriormente, o Tesouro Prefixado conta com taxas de juros fixas. Assim é indicado para quem tem uma perspectiva de queda nas taxas de juros futuros, pois, nesse caso, o título pode ser superior.

Enquanto que o Tesouro Selic é pós-fixado, isto é, sua rentabilidade é atrelada à taxa Selic. Logo, esta taxa sofre influência da política monetária do país, e costuma variar ao longo do tempo.

Portanto, o melhor título entre Tesouro Prefixado e Tesouro Selic dependerá do horizonte de investimento, da perspectiva de movimentação das taxas de juros e do nível de risco que o investidor está disposto a assumir. Por isso, é recomendável avaliar as condições de mercado, analisar o cenário econômico e buscar orientação financeira antes de tomar uma decisão de investimento.

Portal de notícias atualizado diariamente para você. Nossa curadoria de conteúdo é pensada exclusivamente para informar e entreter nossos leitores diários. Tenha a certeza de que em nosso portal de conteúdo, você terá sempre a melhor fonte de informação a sua disposição