Como cuidar da pele seca nas mãos

As mãos são uma carta de apresentação e refletem nossa idade, por isso devemos cuidar delas e protegê-las corretamente de agentes externos que podem danificar sua pele.

Nossas mãos são uma carta de apresentação tão importante quanto nosso rosto.

Nós os usamos para cumprimentar, acariciar e trabalhar nossas relações sociais, emocionais e de trabalho, de modo que sua suavidade e aparência determinam a imagem que refletimos de nós mesmos.

Além disso, a pele do dorso de nossas mãos reflete nossa idade, com o passar dos anos, perde elasticidade, fica mais fino e pigmentado.

Também reflete nossa saúde, já que algumas doenças de pele se manifestam nas mãos.

Como é a pele das mãos

A pele das mãos difere do resto do corpo pela espessura e pelo número e tipo de glândulas e terminações nervosas que possui.

Enquanto as palmas têm pele grossa e resistente, a pele do dorso é mais sensível e fina, semelhante à do contorno dos olhos e do pescoço.

As principais características da pele das mãos são as seguintes:

As palmas das mãos têm pele grossa e são desprovidas de pelos. Eles também não têm glândulas sebáceas, embora tenham muitas glândulas sudoríparas.

Sob a pele das palmas há uma boa camada de gordura que serve como uma almofada protetora.

Os dedos têm muitas terminações nervosas, por isso são muito sensíveis ao frio, calor e dor.

A pele das pontas dos dedos nos identifica, pois, a impressão digital única e intransferível.

A pele do dorso das mãos é muito fina e dificilmente pilosa. As glândulas sebáceas a este nível também são pequenas e produzem pouca oleosidade (por isso a camada lipídica da pele que a hidrata e protege é escassa).

Sob a pele do dorso das mãos quase não há gordura, e é por isso que podemos ver os vasos sanguíneos que passam por baixo dela.

O que pode danificar a pele das mãos

A pele das mãos está continuamente exposta à sujeira, ao atrito, ao ar, ao sol e às diversas substâncias que tocamos.

Quando os expomos com frequência (ou sem a devida proteção) a um ou mais desses fatores, a pele fica irritada e aparecem sintomas como ressecamento, coceira, vermelhidão, rachaduras dolorosas ou calos.

Normalmente a mão mais danificada é a que mais usamos (a mão direita nos destros e a esquerda nos canhotos).

As causas mais frequentes são:

  • Manuseie substâncias irritantes sem luvas (detergentes, lixívias, produtos químicos necessários ao nosso trabalho ou aos nossos hobbies).
  • Sujeitando-os a atritos constantes (como ocorre em certos ofícios ou na prática de alguns esportes).
  • Lave as mãos com sabonetes agressivos ou sabonetes que ressecam a pele (por exemplo, géis hidroalcoólicos).
  • Lave as mãos com muita frequência. Se for necessário, devem ser usados ​​produtos muito suaves e a frequência de hidratação deve ser aumentada.
  • Cozinhar alimentos ácidos e açucarados e não lavar adequadamente as mãos ao terminar.
  • Não os hidratar adequadamente para compensar a falta de camada lipídica natural.
  • Ter alergia a substâncias que tocamos (corantes, cimentos e colas são algumas das substâncias que mais frequentemente causam alergias).
  • Não os proteja do sol, frio e vento.

Além dos agentes externos, algumas doenças como psoríase, eczema disidrótico ou certas doenças genéticas se manifestam especificamente nas mãos.

Como cuidar da pele das mãos

Qualquer coisa que danifique a pele de nossas mãos deteriora muito nossa qualidade de vida e afeta nossas relações sociais, emocionais e de trabalho. Por isso, é importante levar em consideração as seguintes dicas:

Hidratar as mãos

A hidratação nutre, regenera e protege a pele das mãos, hidrate-os diariamente, mesmo várias vezes ao dia, se os lavar com frequência ou aplicar géis hidroalcoólicos com frequência.

Use cremes que não contenham substâncias que causem alergias e procure aqueles especialmente indicados para eliminar áreas espessas.

Higiene

A higiene adequada permite que as substâncias nocivas sejam removidas antes que danifiquem a pele.

Use sabonetes suaves que respeitem o pH da pele e não causem irritação, ressecamento ou aperto, e não se esqueça de secar bem as áreas entre os dedos.

Use luvas se tiver que usar detergentes, produtos de limpeza, tinturas de cabelo ou qualquer outro produto químico agressivo.

Evite sol excessivo

Use protetor solar, a radiação solar se acumula na pele das mãos e provoca o aparecimento de manchas de sol e perda de elasticidade da pele.

Lembre-se que as mãos são um reflexo da idade e mãos bem cuidadas rejuvenescem você.

Lembre-se que se, apesar de todas as precauções, a pele das mãos ainda estiver danificada, deve consultar o seu médico.

Conheça procedimentos estéticos que vão te ajudar a manter sua saúde. Saiba mais como cuidar da pele de suas mãos, clique aqui.

Portal de notícias atualizado diariamente para você. Nossa curadoria de conteúdo é pensada exclusivamente para informar e entreter nossos leitores diários. Tenha a certeza de que em nosso portal de conteúdo, você terá sempre a melhor fonte de informação a sua disposição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

12 + sete =