Como aproveitar melhor a energia solar na sua casa? Confira 3 dicas do que fazer para reduzir os custos!

Existem várias maneiras de aproveitar a luz solar em casa, embora as duas principais formas de utilização atuais sejam a energia térmica e a geração fotovoltaica.

O Brasil é um país de proporções continentais, com uma diferença muito grande de clima nas diferentes regiões.

Por esse motivo, a energia térmica é muito mais utilizada nas regiões Sul e Sudeste do país. Em compensação, a energia fotovoltaica é muito mais utilizada no Norte e no Nordeste brasileiro.

Como você já deve saber, a produção da energia se dá a partir da coleta de luz e calor através de painéis solares. Esses painéis são muito comuns em residências, clubes, escolas, restaurantes, indústrias, hotéis e outros estabelecimentos.

Enquanto a energia térmica produz a energia através do calor, a fotovoltaica através da luz, produzindo energia elétrica.

Acontece também que existem diferentes sistemas de produção fotovoltaica.

Você gostaria de saber quais são esses diferentes sistemas? Então, acompanhe as informações que separamos para você neste artigo. Boa leitura!

Diferentes sistemas fotovoltaicos

Podemos citar para você pelo menos 4 sistemas diferenciados de produção de energia solar.

Sistema Híbrido

Em um sistema híbrido, não há uso apenas de energia solar. Como o próprio nome diz, outras fontes de energia são misturadas, podendo ser, por exemplo, diesel, gasolina ou mesmo a energia eólica.

São sistemas bem mais complexos, já que é necessário ter uma estrutura mais completa para suportar as diferentes fontes de energia.

Sistema Isolado

Os sistemas isolados de energia solar geralmente são usados em áreas onde não há produção de energia elétrica. Por exemplo, no sertão nordestino brasileiro, ou em regiões rurais muito afastadas.

Nesse caso, é necessário ter uma grande bateria capaz de armazenar a energia produzida. Esses sistemas podem ser mais simples ou mais complexos, a ponto de abastecer apenas uma casa ou uma comunidade inteira.

Sistema Conectado à Rede

Esse é o sistema de produção de energia mais utilizado por residências e indústrias.

A principal diferença do sistema conectado à rede é o fato de ele possuir um inversor. O papel desse inversor é pegar a energia e transformar a corrente contínua em corrente alternada.

Assim, toda energia gerada pelos painéis acaba sendo convertida em energia elétrica, que pode ser utilizada para diversas finalidades dentro de uma casa ou de uma indústria.

3 Formas de você mesmo adaptar a sua casa e aproveitar melhor a energia solar

1- Piscinas

Uma maneira de você aproveitar a energia solar é para aquecer a água de uma piscina. Você já imaginou quanta energia elétrica poderia economizar?

Você pode utilizar os próprios aquecedores ou bombas de calor para aquecer a água. Só para você saber, é possível economizar algo entre 60-70% de energia elétrica. E para a quantidade de água que uma piscina média comporta, imagina só quanto dinheiro você economizaria.

2- Luzes naturais

Outra maneira interessante de você utilizar a energia solar é através da instalação de claraboias. Assim, você permitirá que a luz solar entre no ambiente e ilumine de forma natural.

A instalação de uma claraboia pode ser feita em qualquer cômodo, garantindo que você tenha fornecimento gratuito de luz durante o dia e economize bastante dinheiro com a energia elétrica.

Existem diversos modelos de claraboias diferentes, e você poderá escolher aquele que melhor se adequa ao seu ambiente.

Instalar uma claraboia não é difícil, e você mesmo pode fazer se tiver o conhecimento. Caso não tenha, o ideal é contratar uma empresa especializada em serviços domésticos, como uma seguradora, por exemplo.

3- Ilumine seu jardim

Outra forma de aproveitar a energia solar é criar um sistema de iluminação para o seu jardim. Assim, além de você economizar bastante dinheiro, poderá evitar aquele monte de fios atravessando o seu jardim.

Existem lâmpadas solares capazes de armazenar a energia captada ao longo do dia todo. Assim, elas continuam emitindo luz durante à noite.

Existem diferentes tipos de lâmpadas com diferentes capacidades. Algumas podem continuar emitindo luz durante toda à madrugada.

Mas essas não são as únicas aplicações da energia solar. Se você observar bem a sua demanda de energia elétrica ao longo dos dias, perceberá que com um pouco de criatividade poderá criar sistemas que cada vez menos demandem energia elétrica.

Fazer a instalação das lâmpadas é bem simples. Tudo o que você precisa é fazer um planejamento para saber onde e quantas lâmpadas instalar, de forma que elas tomem a maior quantidade de luz solar durante o dia.

Dependendo do tipo de lâmpada, algumas guardam uma reserva em uma bateria para que possam ser utilizadas por muito mais tempo do que as convencionais. Assim, será possível ter luz do início da noite ao início da manhã!

Gostou de saber como modificar o seu jardim e área externa para aproveitar melhor a luz solar?

O ideal é que você tenha um seguro residencial no caso de incidentes. Portanto, clique aqui para conhecer o melhor seguro residencial do mercado!

Portal de notícias atualizado diariamente para você. Nossa curadoria de conteúdo é pensada exclusivamente para informar e entreter nossos leitores diários. Tenha a certeza de que em nosso portal de conteúdo, você terá sempre a melhor fonte de informação a sua disposição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

1 × cinco =