4 dias de festa, bloquinhos para cá, festas para lá, o Carnaval é uma das festas mais esperadas pelos brasileiro, e por conta das altas expectativas, principalmente após a pandemia, é comum que todas as energias sejam exaladas durante a folia. Por conta disso, é normal que a quarta-feira de cinzas faça jus ao seu nome e seja o dia em que muitos foliões percebam que precisam recarregar suas baterias.
“É muito comum que os dias de folia gerem um pouco de desidratação, muitas pessoas esquecem de beber água ou estão mais focados em ingerir bebidas alcóolicas, o que não é nem um pouco benéfico para o corpo. podendo gerar uma intoxicação. Para reverter essa situação, é indicado o consumo de água e de sucos naturais, podendo também optar pelos shots detox, para melhorar o organismo”, afirma a infectologista Flavia Cohen.
Já que ajudam a melhorar a imunidade, possui uma ação anti-inflamatória, anti-oxidante e também ajudam o corpo a eliminar toxinas.
“A imunidade fica fragilizada durante os dias de Carnaval, há uma grande exposição ao sol e à chuva, que é comum ter no fim do dia durante o verão, é comum que os foliões durmam pouco e só de madrugada, as pessoas não comem direito e quando vão se alimentar optam pelo fast food por ser mais rápido. Tudo isso diminui a imunidade, e aí fica mais ainda propenso a contrair gripes e resfriados”, explica a infectologista.
Pensando nisso, a médica indica o shot da imunidade:
Ingredientes:
20 gotas de própolis verde
1 limão
1 colher de chá de cúrcuma
50 ml de água
Modo de preparo:
Com os 50ml de água, esprema o limão inteiro, adicione as 20 gotas de própolis verde e a cúrcuma, misture os ingredientes até ficar homogêneo e beba.
“É importante investir numa boa alimentação após os dias de Carnaval, é a hora de repor os nutrientes que foram perdidos, então é indicado adicionar em suas refeições alimentos leves, como vegetais, se forem cozidos no vapor é melhor ainda, dê preferência em carnes magras como o peixe e o frango, as saladas também são boas opções”, indica Flavia.
A infectologista relembra que os bloquinhos sob o sol claramente causam uma grande produção de suor, deixando as roupas úmidas, e uma das principais consequências disso é a candidíase. A proliferação do fungo, que já vive normalmente na região genital, é decorrente do calor e da umidade, gerando uma coceira da região e aumento nas secreções.
“Se você percebeu que há algo de errado na região, se há uma coceira maior, se há ardor no local e na hora de urinar, se há dor durante as relações sexuais, se está tendo uma secreção fora do comum, principalmente se for branco, parecido com a nata do leite, procure um ginecologista imediatamente”, indica a médica.