Agora, qualquer estabelecimento que aceita Pix, aceita cripto

Hoje já é possível pagar o cafezinho ou receber o salário em criptomoedas, por meio do PiX, sem se preocupar com a volatilidade desse ativo. Agora, qualquer estabelecimento que aceita PiX, aceita cripto

A assistente administrativa Angélica Hinckel não é uma investidora ferrenha de criptomoedas, ela passou a comprar algumas cripto em 2022 para entender como funcionava. Durante um evento, ela conheceu uma ferramenta chamada Swapix que permitia a compra de cripto via PiX direto do aplicativo bancário; conversão dessa cripto para Real também via PiX; e pagamento de estabelecimentos com cripto.

Hinckel conta que esse movimento a salvou de uma situação. “Nas semanas seguintes, tive um problema com o meu PIX, não conseguir fazer nenhuma transferência. Minha mãe estava do outro lado do país e precisava de dinheiro. Lembrei dessa ferramenta e que tinha comprado Tether (stablecoin lastreada no dólar) na semana do evento. Busquei o tutorial de como transformar essa cripto em Real e, em segundos, minha mãe tinha o dinheiro na conta”, lembra.

Foi pensando em democratizar o acesso, não só dos brasileiros, mas dos estrangeiros que passam ou vivem no Brasil, às criptomoedas que Rocelo Lopes criou o Swapix, uma ferramenta que faz a conversão de cripto pra Real em segundos.

De acordo com Lopes, que é CEO da Smartpay, quando se fala em criptomoedas todos pensam logo em Bitcoin e Ethereum – famosas e já consolidadas no mercado. Outro pensamento muito comum é a forma de utilização das criptos de um modo geral. A grande maioria ainda vê esses ativos como uma forma de investimento e nada mais.

“Com a evolução desse mercado vieram as stablecoins e a possibilidade de incluí-las no dia a dia das pessoas, seja como meio de pagamento, transferência e, até, recebimento de salários. Uma stablecoin é uma cripto lastreada em alguma moeda oficial, entre muitas temos o Tether (Dólar) e o BRZ (Real), por exemplo. Nesse caso não há volatilidade, a não ser no caso de moedas onde é preciso fazer o câmbio, como o dólar”, afirma Rocelo Lopes, CEO da Smartpay.

Quem está no exterior e precisa enviar dinheiro para algum parente no Brasil, ou simplesmente fazer uma simples transferência em território nacional já pode usar o SWAPiX, por exemplo, que converte Reais(BLR-PiX) em Tether(USDt-TRC20) e vice-versa por meio do PiX.

De acordo com Lopes, qualquer pessoa ou estabelecimento pode aceitar Tether(USDT-TRC20) como forma de pagamento via PiX. “Se você está em um restaurante e quer pagar com Tether(USDT-TRC20) é só abrir sua carteira, escanear o QR Code do PIX do estabelecimento (inserir esse endereço no campo de mensagem), colocar o valor e a pessoa recebe em Reais na sua conta-corrente em questão de segundos”, revela.

O próprio Rocelo comenta um caso no qual a ferramenta salvou o seu dia. “Já era madrugada quando recebemos a notícia que o avô da minha esposa tinha falecido. Eu estava tentando comprar uma passagem de avião às 4h da manhã para um voo que sairia às 9h. Nesses casos, você não consegue comprar via cartão de crédito. Fui na 123 Milhas, que permite o pagamento em PiX, e por algum motivo não conseguia fazer o PiX do app bancário. Foi quando resolvi testar o SWAPiX e, em segundos, estava com a passagem em mãos”, lembra.

Receber salários em cripto também já é uma possibilidade. Já existem empresas que oferecem esse serviço. Segundo Rocelo Lopes, é preciso somente ter atenção quais criptos a plataforma aceita e a taxa de conversão dessa cripto para Real. “Hoje, com o SWAPiX, quem recebe salário em Tether ou tem a cripto na carteira pode converter para Reais sem pagar nenhuma taxa extra, você converte US$ 1 e recebe o valor do câmbio do dia em Real, e melhor, direto na sua conta bancária”, explica Lopes.

O CEO reforça que o SWAPiX vai facilitar muito para qualquer pessoa adquirir produtos e serviços de forma rápida. “Queremos que todos, independente da nacionalidade, e que possuam Tether ou PiX, possam usar o SWAPiX. No futuro, a porta de entrada e saída para uma exchange vai ser via Stablecoin. E é por isso que estamos aqui, somos especialistas em converter FIAT para cripto e vice versa”, explica.

Portal de notícias atualizado diariamente para você. Nossa curadoria de conteúdo é pensada exclusivamente para informar e entreter nossos leitores diários. Tenha a certeza de que em nosso portal de conteúdo, você terá sempre a melhor fonte de informação a sua disposição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

oito + vinte =