Quando devo tirar as fraldas noturnas do meu filho?

Mesmo que desfralde diurno tenha corrido bem e seu filho permaneça seco durante o dia, geralmente levará um pouco mais de tempo para que ele fique seco à noite.

Paciência é fundamental. Algumas crianças demoram alguns meses para ter noites secas, enquanto outras continuam a sofrer acidentes durante anos. Cada criança é diferente. Saber que a bexiga do seu filho ainda está se desenvolvendo e continua a se desenvolver até os cinco anos de idade pode ajudá-lo a entender o que pode ser um grande passo para o desfralde noturno.

Para crianças que ainda estão em treinamento diurno o ideal é esperar que essa fase termine com a ajuda do Kit de treinamento para desfralde e só então iniciar o desfralde noturno.

Como posso saber se meu filho está pronto para o desfralde noturno?

Existem alguns sinais de prontidão a serem observados. Identificar essas pistas o ajudará a ficar mais confiante ao iniciar a próxima etapa do treinamento de desfralde com seu filho.

Os sinais de prontidão para o treinamento noturno no banheiro incluem:

  • Acordar com a fralda sequinha ou levemente úmida por algumas manhãs seguidas.
  • Pedir para não usar fraldas à noite.
  • Tirar a fralda ou as calças compridas durante a noite.
  • Acordar à noite para dizer que fez xixi ou quer fazer xixi.


Se o seu filho está mostrando esses sinais de prontidão, pode ser um bom momento para experimentar o treinamento penico à noite.

Como devo começar o treinamento noturno?

Explique ao seu filho o que você está fazendo e por quê. Diga-lhes que isso significa que ele precisará usar o penico ou ir ao banheiro se precisar fazer xixi durante a noite. Incentive seu filho dizendo o quão crescido ele está e o quão orgulhoso você está por ele estar pronto para tentar usar o penico à noite.

Aqui estão algumas dicas práticas para ajudar no treinamento à noite:

  • Coloque um lençol impermeável ou protetor de colchão embaixo do lençol do seu filho para proteger o colchão. Ou você pode usar colchonetes descartáveis ​​que contenham materiais absorventes semelhantes aos usados ​​nas fraldas. 
  • Dobrar a proteção na cama do seu filho pode ser útil quando você está começando. Prepare a cama com colchonete, depois lençol, depois outro tapete ou protetor de colchão e mais um lençol. Desta forma, se o seu filho sofrer um acidente durante a noite, você pode facilmente tirar a primeira camada e a cama está pronta para ele voltar a dormir.
  • Coloque um penico perto da cama do seu filho e incentive-o a praticar como ir da cama até o penico para usá-lo. Certifique-se de que não há brinquedos ou livros no chão, caso seu filho tropece no meio da noite a caminho do penico.
  • Coloque uma luz noturna no quarto para que, quando acordarem, possam ver para onde estão indo. Se o seu filho estiver usando o banheiro em vez de um penico, mantenha a luz acesa para ele e verifique se o caminho é seguro.
  • Como parte de sua rotina no banheiro, incentive-os a fazer um último xixi depois de escovar os dentes e antes de dormir. Tenha em mente que a bexiga pode estar três quartos cheia antes de percebermos que precisamos fazer xixi. Então, você pode querer levá-los para uma tentativa extra após a história de ninar, apenas para ter certeza de que eles começam a noite com a bexiga vazia. Faça o primeiro xixi ao acordar como parte de sua rotina diária também.
  • Tenha um conjunto completo de roupas de cama e pijamas frescos à disposição em caso de acidentes.

Alguns pais levam seus filhos ao banheiro à noite quando já estão quase adormecidos. Isso é chamado de ter um ‘sonho de xixi’. Enquanto muitos pais dizem que funciona para seus filhos, é possível que isso encoraje seu filho a se acostumar a fazer xixi durante o sono. Para evitar isso, o ideal é que seu filho esteja acordado o suficiente para ter uma conversa. Você pode tentar por algumas noites e ver o que acontece.

Elogiar e encorajar seu filho é fundamental quando ele teve uma noite sem escapes, mas caso isso não tenha acontecido não coloque muita ênfase no ocorrido, manter a calma, especialmente durante a noite, ajudará a tranquilizar seu filho de que acidentes acontecem. Deixe-os saber que tudo faz parte do processo de aprender algo novo e que você não está com raiva da cama molhada ou dos lençóis molhados.

Muitas crianças de três e quatro anos ainda precisam de uma fralda noturna, e fazer xixi na cama é considerado normal até os cinco anos de idade. Entre as crianças de cinco anos, uma em cada cinco ainda faz xixi na cama. Se seu filho é mais velho e ainda faz xixi na cama, não se desespere.

Esteja preparado que o treinamento noturno do penico pode levar algum tempo e saiba que contratempos acontecerão. Ficar seco à noite é uma grande conquista para o seu pequeno. Nem todas as crianças conseguem lidar com isso facilmente, mesmo que tenham dominado o treinamento diurno e consigam ficar secos durante o dia. Se o seu filho continuar tendo acidentes, pode valer a pena fazer uma pausa e tentar novamente em um momento que pareça certo para você.

Constipação em crianças (de um a cinco anos)

Quando se trata dos movimentos intestinais de uma criança, não há um número ou horário “normal” – apenas o que é normal para o seu filho. Ela pode fazer cocô após cada refeição, ou pode haver um ou dois dias (ou mais!) entre as evacuações. 
Observar as fezes do seu filho ajudará a descobrir se ele está constipado. Os sinais incluem:

  • Cocôs duros e grandes que são desconfortáveis ​​de passar.
  • Pequenos cocôs secos que parecem fezes de coelho.
  • Cocô muito líquido. Quando os intestinos do seu filho estão bloqueados, as fezes líquidas podem escapar do bloqueio e acabar na fralda do seu filho, ou na cueca/calcinha, se ele já tiver aprendido a usar o penico. Se você vir isso, não assuma que é diarréia – pode ser evidência de constipação.

Por que meu filho está constipado?

É bastante comum que as crianças fiquem constipadas de vez em quando, especialmente na época do desfralde ou do início da escola.

As causas mais comuns de constipação em crianças pequenas são:

  • Falta de fibra ou água suficiente na alimentação
  • problemas com o treinamento do desfralde
  • estresse geral ou ansiedade

Artigo escrito por: Equipe Petit Papillon Bebê & Criança

Portal de notícias atualizado diariamente para você. Nossa curadoria de conteúdo é pensada exclusivamente para informar e entreter nossos leitores diários. Tenha a certeza de que em nosso portal de conteúdo, você terá sempre a melhor fonte de informação a sua disposição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

quatro × dois =