consultoria ambiental

Serviço de consultoria ambiental: o que é, importância e vantagens

Um dos pontos mais discutidos atualmente é a relação de grandes empresas com a natureza, é com essas preocupações que surgem os serviços de consultoria ambiental.

A responsabilidade humana na destruição e exploração do ambiente tem crescido drasticamente nos últimos anos, esse impacto é extremamente negativo.

Quando empresas, independentemente do porte ou do setor em que atuam, têm algum tipo de relação com a natureza, podendo ser de exploração para obtenção de recursos ou até proximidade geológica, se faz necessário ter uma consultoria ambiental.

Alguns exemplos de empresas que possuem essa relação podem ser:

  • Madeireiras;
  • Fábricas com rejeitos prejudiciais;
  • Empresas de mineração;
  • Petroleiras;
  • Que possuem sede próximas a áreas de preservação;
  • Construtoras.

As normas que regem esse tipo de relação estão presentes no Código Florestal, conhecido atualmente como Lei de Proteção da Vegetação Nativa, buscando proteger a fauna nativa do Brasil.

Para que essas empresas não descumpram nenhuma dessas normas, é importante obter um licenciamento ambiental.

Com esse licenciamento é como se a empresa assumisse um compromisso perante a sociedade de preservação e cuidado, estando então autorizada, diante da lei, a realizar suas atividades.

Garantir então que esse compromisso seja executado da forma correta e com responsabilidade é justamente umas das principais funções desse tipo de consultoria.

O que é uma consultoria ambiental?

Muitas empresas de grande porte possuem equipes inteiramente dedicadas para estudos e análises ambientais.

Mas a maioria não consegue dispor desse sistema de gestão ambiental e é nesse panorama que entram todos os serviços de consultoria voltados para esse setor.

Uma das principais funções desse serviço é garantir que as obrigações da empresa para a qual presta serviços estão sendo cumpridas.

Esse cumprimento pode evitar que sanções da lei sejam aplicadas sobre a empresa. Em muitos casos essas multas podem ser muito altas, causando prejuízos para a emrpesa.

Em casos conhecidos de desastres ambientais, causados pelos problemas de execução das atividades ambientais da empresa, geram danos financeiros que fizeram a organização declarar falência.

Antes de iniciar um novo projeto, se faz necessário a realização de alguns estudos ambientais para garantir que sua implementação ocorra da melhor forma.

Essa análise está dentro das atividades propostas pela consultoria ambiental, então conheça algumas outras atividades realizadas por esse serviço.

Estudos do meio

A localização geográfica em que um projeto será realizado é um dos fatores que mais podem trazer reconhecimento.

Mas para que esse espaço seja escolhido, é necessário realizar um estudo do meio, sem ele os danos causados ao equilíbrio do local podem ser irreversíveis.

O dever da consultoria ambiental, nesse caso, é analisar os arredores. Caso haja a presença de áreas de preservação, nascentes de rios ou áreas sensíveis de biodiversidade, planos de ação devem ser traçados para contornar esses pontos.

Os planos de ação devem ser tangíveis, ou seja, possíveis de executar e também devem considerar todos os pontos que foram localizados no estudo, a fim de não gerar problemas quando o projeto já estiver em fases finais.

Restaurações de rios e mananciais

A presença de grandes cidades próximas a nascentes de rios pode ser muito prejudicial, principalmente pela ausência de tratamento de efluentes.

Quando há a contaminação desses recursos, mesmo não sendo intencional, pode acarretar multas e graves problemas para a empresa responsável.

Para que não haja esse tipo de problema, a análise inicial do estudo de campo deve contemplar a presença destes recursos.

Mas caso essa etapa não tenha sido bem desenvolvida, os profissionais que realizam a consultoria ambiental após o prejuízo devem incluir saídas no plano de ação para amenizar ou mitigar essa questão.

Ações de reflorestamento

Alguns tipos de exploração de recursos ambientais podem causar prejuízos que durarão décadas para ser reparados, como o desmatamento de florestas nativas do país para exploração da madeira.

Nesse tópico é importante relembrar que existem dois tipos de atividades que envolvem o meio ambiente: atividades de pequeno impacto e atividades de maior impacto ambiental.

No caso de empresas que exercem atividades de pequeno impacto, que são explorações que não irão comprometer os recursos a médio ou longo prazo, a autorização para funcionamento pode vir de uma via rápida ambiental, por exemplo.

Já nos casos de atividades que oferecem alto impacto, como madeireiras, mesmo sendo de madeira legal, é necessário níveis mais altos de permissões, como um AUTEX, sigla para autorização de exploração.

Com essas atividades de alto impacto as medidas de prevenção devem ser aplicadas buscando a maior eficiência.

O plano de ação montado pelos profissionais da consultoria ambiental do caso deve trazer formas de compensação para que o impacto se torne menor e preserve as reações futuras.

Importância de contratar uma consultoria ambiental

Ampliar a visão sobre questões ambientais é um dos pontos mais importantes desse serviço. É importante que as empresas entendam que o principal problema na utilização de recursos naturais é o uso indiscriminado, sem pensar em ações compensatórias.

A natureza consegue se recuperar sozinha da maioria desses prejuízos causados, mas isso levaria séculos, tempo esse que a humanidade pode não ter disponível caso os recursos se esgotem.

Do mesmo modo que a ação humana pode acelerar esse esgotamento, ela também pode frear. Essa é justamente a importância de contratar uma consultoria ambiental especializada.

Além da questão ética, este serviço pode facilitar o acesso da empresa a vários tipos de permissões ou documentos que podem ser necessários para seu funcionamento.

Como citado anteriormente, algumas atividades precisam de permissões especiais para funcionar. Quando se tem o auxílio de profissionais da área, é muito mais simples regularizar essa documentação.

Órgãos governamentais específicos podem pedir seus próprios documentos regulatórios, como o IBAMA, por exemplo, que solicita o certificado de regularidade Ibama, atestando que o portador exerce atividades que são controladas por esse órgão específico.

Esse conhecimento técnico do prestador de serviço funciona como um facilitador, proporcionando para a empresa benefícios que vão além da própria operação das atividades contratadas.

Quando se é contratada uma empresa de consultoria para qualquer setor da empresa, espera-se justamente que as atividades dela sejam portadores de soluções, proporcionando mudanças no modo em que estão sendo feitas essas atividades.

Uma consultoria em segurança do trabalho, por exemplo, além de adequar a empresa às normas do Ministério do Trabalho, ela melhora a qualidade de vida do funcionário, aumentando a satisfação do empregado com o trabalho.

Uma vantagem que a empresa tem quando opta pela contratação da consultoria é a economia, pois ela não precisará abrir um departamento dedicado à questão ambiental, reduzindo assim os custos com funcionários.

Outro ponto de grande importância nessa contratação é a oferta de muitos estudos essenciais, como alguns já citados aqui. Além destes, o EIA e o PCA são estudos indispensáveis para o funcionamento de uma empresa com impacto ambiental.

Conheça esses estudos abaixo.

Estudo de Impacto Ambiental (EIA)

É com esse estudo que a fase de análise se inicia. Ele irá avaliar quais as probabilidades das atividades executadas causarem um impacto ambiental, desde o mais leve até o mais severo.

Quando todas as conclusões possíveis sobre as questões socioeconômicas e ambientais forem tiradas, os profissionais da consultoria devem montar um relatório RIMA.

O RIMA, Relatório de Impacto Ambiental, deve conter todas as constatações, apresentando também sugestões de maneiras para resolver essas questões.

Nesse passo devem ser identificados tanto os pontos negativos para serem apresentadas soluções, quanto os positivos para desenvolver ações que os potencializem.

Plano de Controle Ambiental (PCA)

Materiais de trabalho são essenciais para atividades importantes, sem os corretos equipamentos para laboratório, por exemplo, seria impossível obter os bons resultados das pesquisas científicas.

O PCA serve justamente para conseguir os materiais necessários para a liberação das operações de uma empresa com impacto ambiental.

Ao apresentar em suas conclusões os projetos para solucionar as questões ambientais de empreendimentos, os órgãos responsáveis por cada liberação avaliam e assim deliberam para conceder ou não a autorização.

Todos estes estudos devem ser feitos exclusivamente pela equipe especializada de uma consultoria ambiental.

Benefícios de contratar uma consultoria ambiental

Com todos os pontos e ações realizadas pela consultoria apresentados aqui, é muito mais fácil identificar todos os pontos benéficos desse serviço.

O primeiro ponto que pode ser tirado de uma boa aplicação das decisões tomadas com a consultoria é a aproximação da sociedade.

Quando a empresa assume compromissos com a questão ambiental, ela consegue agregar um maior valor à marca, pois o público cria uma empatia por ela, gerando assim um engajamento em suas pautas.

Outro benefício muito palpável, como citado aqui, é a economia gerada pela ausência de um departamento dedicado especialmente a questões relacionadas a diagnósticos ambientais.

Essa economia pode ser revertida inclusive para um investimento maior no momento de colocar em prática os projetos sugeridos no plano tático presente no Estudo de PCA.

Muitas dessas medidas sugeridas podem ser inovadoras no mercado, fazendo com que a empresa ganhe destaque como pioneira no campo da preservação ambiental.

Investir em progresso sustentável é investir na longevidade do negócio, pois enquanto houver recursos para ser preservado, compensando o uso como matéria-prima, haverá vida no planeta.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.