condomínios fechados

Conheça 5 vantagens de morar em condomínios fechados

Foi-se o tempo em que morar em condomínios fechados era um luxo ou uma oportunidade para poucos. Este tipo de empreendimento é cada vez mais procurado por quem busca um imóvel para viver que traga uma série de vantagens.

O sonho de ter a casa própria sempre foi algo presente na vida dos brasileiros, pois todas as pessoas desejam ter um cantinho para chamar de seu e para conseguir viver com segurança e o máximo de tranquilidade.

Para ter ideia em relação a esse ponto, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, cerca de 66,4% dos lares brasileiros são próprios, demonstrando, de fato, o quanto boa parte das pessoas buscam conquistar sua casa.

Logo, diante desse cenário uma das melhores opções para quem deseja conquistar seu lar e ao mesmo tempo viver com qualidade, segurança e o máximo de conforto são os tão conhecidos condomínios fechados.

Ou seja, por atender às principais necessidades dos moradores, como segurança e praticidade, os edifícios residenciais fechados também proporcionam uma melhor qualidade de vida e bem-estar.

Por isso, ao decidir morar em um condomínio fechado, as vantagens tendem a ser incríveis, pois se tem o máximo de precisão desde um controle de acesso externo até os momentos de diversão e descontração nesse local.

Pensando nisso, para que fique claro o quanto vale a pena morar em um condomínio fechado, hoje iremos destacar justamente o significado em relação a esse termo e principalmente as vantagens de morar nesse local e o quanto vale a pena realizar esse investimento. Vamos lá!

O que são os condomínios fechados ?

Os condomínios funcionam como grandes espaços privados onde cada interessado compra uma fração para uso individual e divide outros ambientes com outros moradores. 

Trata-se basicamente de um grupo de pessoas interessadas em compartilhar determinadas infraestruturas, como espaços de divertimento e serviços, sem abrir mão do espaço pessoal, no caso sua própria casa ou apartamento.

Os condomínios podem ser abertos, semi abertos ou fechados. Exatamente, quem tem acesso às áreas comuns varia. Por exemplo, em prédios abertos, qualquer pessoa, inclusive não residente, pode andar na rua. Então, poderá usar o playground e o pátio. 

Isso porque, é grátis para usar esses aparelhos que devem ser fiscalizados pelo poder público e não geram muito ônus para os moradores do condomínio. 

No entanto, em uma comunidade fechada, as coisas funcionam de maneira diferente, pois possuem algumas regras e até mesmo um serviço eficaz de uma administradora de condomínios para manter tudo em ordem e funcionando perfeitamente.

Ou seja, um condomínio fechado é aquele em que todas as áreas comuns são consideradas propriedade privada e os moradores têm total controle sobre as idas e vindas dos visitantes. 

Essa característica é um dos principais atrativos para quem procura esse tipo de casa, pois aumenta a sensação de segurança.

Sendo assim, diante dos serviços que são prestados por uma empresa de portaria e até mesmo por toda a organização estabelecida, os condomínios fechados destacam a segurança e um bem-estar único aos moradores.

Benefícios de morar em um condomínio fechado 

Diante dos benefícios e até mesmo das situações citadas em que a segurança se mostra em destaque, fica claro que morar em um condomínio fechado tende a atender às suas necessidades de uma forma precisa e totalmente impecável.

Além do mais, diferente do que muitos imaginam, os condomínios fechados atualmente se mostram mais acessíveis, fazendo com que o investimento neste imóvel seja totalmente positivo e uma ação certeira.

Sendo assim, para que fique claro, destacamos os principais benefícios de morar em um condomínio fechado, fazendo com que tenha ainda mais motivos para investir nesse tipo de imóvel.

  • Segurança durante 24 horas por dia;
  • Infraestrutura diferenciada;
  • Qualidade de vida e experiências incríveis;
  • Interação com vizinhos e senso de comunidade;
  • Praticidade e tranquilidade no dia a dia.

Logo, desde uma automação residencial a todos os pontos destacados, morar em condomínio fechado te permite viver uma vida muito mais leve, agradável e totalmente segura.

Dessa forma, para que fique ainda mais claro as vantagens e os motivos para morar em um condomínio fechado, veja as características de cada ponto destacado e entenda o quanto esse investimento tende a fazer a diferença em sua vida.

1 – Segurança durante 24 horas por dia 

Não se pode negar que a segurança é um dos maiores benefícios de residir em um um condomínio fechado. Hoje em dia, esse é um aspecto decisivo na hora de escolher um imóvel.

Afinal de contas, hoje, para que o investimento em um imóvel seja positivo deve se levar em conta, algo muito além da beleza, e se importar com questões como a adm de condomínios e toda a segurança e praticidade que eles tendem a estabelecer.

E, nesses empreendimentos, é notável o esforço para maior segurança dos moradores. Muitos dos condomínios fechados contam com por exemplo:

  • Portaria 24 horas;
  • Cerca elétrica;
  • Monitoramento CFTV;
  • Sistema de controle de acesso.

Além do mais, alguns condomínios visando estabelecer ainda mais segurança e um cenário positivo para os moradores têm implantado até mesmo uma portaria virtual e outros recursos fundamentais para a segurança e bem-estar de todos.

Logo, tudo isso ao ser aplicado de uma forma eficaz, minimiza a possibilidade de riscos e proporciona mais tranquilidade aos moradores

2 – Infraestrutura diferenciada

Outra vantagem é a infraestrutura completa para os moradores. Uma característica típica dos condomínios fechados é um espaço de lazer diferenciado, que proporciona funcionalidade, conforto e qualidade de vida. Isso porque, está a poucos passos da sua casa. Você também pode aproveitar:

  • Sala de jogos;
  • Uma piscina de água;
  • Churrasqueira;
  • Campo poliesportivo;
  • Academia. 

Isto é ainda mais benéfico para as famílias com crianças, pois garante um excelente espaço de lazer aliado à segurança exigida por todos os pais.

Ou seja, se antes com seus amigos você buscava quadra de futsal para alugar toda semana, ao morar em um condomínio fechado essas áreas de lazer tendem a permitir esse momento de descontração e totalmente único.

Por isso, morar em um condomínio fechado, de fato, te permite uma qualidade de vida e momentos de lazer que tendem a ser precisos ao se tratar do seu bem-estar e rotina no geral.

3 – Qualidade de vida e experiências incríveis  

Um condomínio residencial fechado, geralmente, vai além do simples conceito de morar, sendo ideal para quem busca viver com mais qualidade de vida e bem-estar. 

Assim, além de uma infraestrutura completa, algumas residências oferecem alguns diferenciais para oferecer melhores experiências aos moradores.

O empreendimento pode oferecer, por exemplo, áreas arborizadas, parques e amplos espaços verdes. Outros diferenciais exclusivos dos condomínios residenciais, como campos de golfe e áreas verdes de 85 mil metros quadrados, também proporcionam uma experiência de vida única.

Além do mais, com boa parte dos condomínios fechados colocando em prática o estudo de impacto de vizinhança, a qualidade de vida e bem-estar das pessoas tende a ser sempre uma prioridade.

Vale ressaltar também que como o espaço é muito amplo, é possível investir em projetos sustentáveis, como compostagem de jardins, reuso de água, energia solar, entre outros.

Ou seja, os condomínios fechados permitem com que você colabore para o meio ambiente e ao mesmo tempo, preza por sua qualidade de vida e por um bem-estar totalmente único.

4 – Interação com vizinhos e senso de comunidade

Na rotina agitada em que vivemos, geralmente, não sobra tempo para socializar e curtir o convívio, não é mesmo? Porém, um condomínio fechado pode trazer essa experiência tão importante para o nosso bem-estar.

Como neste tipo de imóveis existem regras de convivência e maior proximidade nas áreas de lazer e nas usuais. Isso acaba por criar um maior sentido de colegialidade, laços de amizade entre vizinhos e uma comunicação mais saudável entre os locatários.

Sendo assim, a troca e os momentos com a vizinhança tendem a ser positivos, fazendo com que o convívio venha ser único, podendo aproveitar os espaços do condomínio e até mesmo criar laços que ultrapassem esse local.

5 – Praticidade e tranquilidade no dia a dia

Outra vantagem é a tranquilidade em termos de limpeza. Nos condomínios fechados, há sempre um síndico para cuidar da manutenção das instalações da limpeza da área de lazer e da administração geral.

Ou seja, questões tecnológicas como elétrica e hidráulica ou serviços de rotina como limpeza de áreas usuais e jardinagem são de responsabilidade da administração.

Logo, ao destacar esses fatores aqui estão os benefícios de morar em um condomínio fechado. Por isso, diante das informações apresentadas, já comece a buscar esses empreendimentos e realize um investimento certeiro e totalmente positivo para a sua vida.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.