Quando falamos sobre o espaço conquistado pelo público femino na sociedade, é preciso olhar para os mais diversos tipos de campos, o que inclui a sua presença no campo acadêmico, médico, sendo possível citar até o espaço obtido pelas mulheres na indústria.
Por mais que atualmente seja comum ver as mulheres ocupando uma posição dentro de todos esses segmentos, estamos longe de lidar com um cenário de igualdade, sendo preciso que uma luta ainda tenha que ser vista em prática para conquistar seu ambiente.
De fato muitas vitórias foram obtidas com o passar das décadas, permitindo que uma garota possa sonhar em alcançar qualquer tipo de posição dentro de suas carreiras almejadas, no entanto, essas meninas ainda precisam passar por uma trajetórias muito mais difícil.
Mesmo quando chegamos na posição onde uma mulher pode ocupar um cargo do seu interesse, tal como no setor empresarial, tendo a mesma importância que um diodo schottky dentro de um sistema elétrico, o seu reconhecimento muitas vezes não existe.
Tal afirmação pode parecer uma surpresa para alguns, contanto que a pessoa a ser surpreendida seja do gênero masculino, já que todas as mulheres reconhecem as suas dificuldades diárias que surgem em suas vidas unicamente por causa do seu gênero.
Para evitar que esse tipo de situação continue a ocorrer, é importante reconhecer todas as vitórias conquistadas com o passar do tempo, o que inclui desde o seu direito ao voto, a concorrer em cargos públicos, até chegarmos à posição das mulheres na indústria.
Tudo isso a chegar a um cenário no qual é possível encontrar por uma mulher trabalhando dentro de uma fábrica, conseguindo lidar com qualquer tipo de equipamento, tal como uma rosca transportadora helicoidal, sem que uma especialização responda ao seu gênero.
O ponto aqui é que para que seja possível garantir com que esse destaque feminino dentro do mercado seja algo não apenas momentâneo, mas também a ser repetido de forma contínua, é preciso reconhecer tudo o que foi conquistado, de forma a valorizar tais vitórias.
A posição da mulher na sociedade e no mercado
Se atualmente ainda podemos ver pessoas do gênero feminino sendo excluídas de certos espaços unicamente por serem mulheres, a situação costumava ser ainda pior décadas antes, quando falamos de períodos onde essa exclusão era até legalmente apoiada.
Vindo de um preconceito que encontra origem até em questões religiosas, infelizmente era comum que as mulheres fossem vistas de maneira inferior dentro de uma composição familiar, cujo seu papel era justamente de apenas ocupar um espaço dentro de casa.
Aos poucos essa situação foi se modificando, tendo tal público seus direitos sendo conquistados a partir da luta de diferentes associações, tais como as sufragistas nos EUA, que defendiam o direito feminino ao voto, ao que veio então a ser conquistado.
Mas até chegarmos ao cenário atual, onde uma mulher pode usar de uma fresa de topo para abrir um buraco na parede e pendurar um quadro sozinho ou até mesmo prestar serviços como reparos domésticos, um longo processo teve que ser vivido.
Quando falamos especificamente sobre as conquistas das mulheres no mercado de trabalho, é importante citar também um pouco do cenário histórico, o que inclui o conflito da Primeira Guerra Mundial, no qual os homens tiveram que sair de casa para ir para a guerra.
Com a população trabalhista diminuindo, coube às mulheres que ficaram passar a ocupar tais funções, atuando então não apenas como chefes de família, mas passando também a ocupar posição dentro das fábricas, lidando com tubo de aço inox e outros materiais.
O problema ocorre quando esse conflito chega ao fim e os seus maridos voltam para casa, sendo socialmente exigido que essas mulheres tivessem que abandonar sua independência conquistada, tendo agora que se contentar com o espaço que ocupavam em casa.
Obviamente o que ocorreu foi uma grande sensação de desconforto, existindo um grande movimento de luta para que fosse garantido o direito conquistado dessas mulheres de permanecerem atuando em tais fábricas além de muitos outros locais de trabalho.
Foi a partir disso que podemos chegar hoje a um cenário onde o gênero femino pode ser visto ocupando as mais diversas posições que existem no mercado, seja na presidência de uma fábrica ou lidando com uma válvula agulha dentro desses espaços industriais.
O espaço das mulheres na indústria
O mercado de trabalho costuma ser bastante misógino, isso é um fato, mas quando olhamos para o setor industrial esse tipo de prática acaba sendo ainda maior, como resultado de um perfil social foi sendo criado sobre quem atua dentro desses espaços.
A ideia trabalhada socialmente de quem atua na indústria são pessoas suadas, sofrendo com o desgaste diário de se lidar com diversos equipamentos. Situação essa que fez com que o perfil de um profissional fabril estivesse associado unicamente aos homens.
Isso por si só já seria um erro, pois se trata de uma situação que enxerga as mulheres na indústria como um gênero frágil, quando na verdade é possível encontrar pelo mesmo perfil profissional de alguém capaz de lidar com uma válvula de alívio e outros equipamentos.
No entanto, o que encontramos hoje são máquinas cada vez mais responsáveis por todo o trabalho pesado, com a tecnologia permitindo a existência de funções cada vez mais abrangentes, sendo preciso apenas de pessoas preparadas para lidar com tais peças.
E é com isso que podemos ver o número de mulheres na indústria crescendo exponencialmente, tal como aponta o atual órgão do Ministério do Trabalho e Previdência, que entre 1995 e 2015 viu um crescimento de 14,3% de mulheres dentro do ambiente fabril.
Dentro desses 20 anos analisados, foi possível então perceber um grande crescimento em relação não apenas à posição da mulher no mercado na indústria, mas também sobre como essa inclusão pode ser vista através de diferentes variações.
Esse cenário quebra a ideia de que tal segmento trata-se de um ambiente em sua maioria masculino, apontando para um ambiente ao qual as mulheres vêm conquistando uma presença cada vez maior, com isso podendo ser visto se repetir em muitas outras áreas.
Apesar de existir uma maior frequência em relação ao número de mulheres dentro do quadro de funcionários de uma fábrica, ainda existem desafios que precisam ser combatidos diariamente, de modo a garantir uma inclusão cada vez maior do gênero.
Os desafios da mulher na indústria
Da mesma forma em que é possível enxergar um grande avanço em relação ao papel da mulher na indústria, ocupando não apenas cargos menores, como também podendo ser vista em uma posição de gerência, ainda existem desafios em relação aos seus direitos.
Quando falamos de coisas que ainda precisam de uma grande luta para serem não só conquistadas, como mantidas, é possível citar elementos como:
- Igualdade salarial;
- Reconhecimento profissional;
- Auxílio familiar;
- Apoio durante a gravidez.
Todos esses são pontos que merecem atenção quando vemos uma mulher lidando com um manômetro petroquímico ou outro equipamento, sendo preciso oferecer as melhores condições para que todos os funcionários possam então se destacar em suas funções.
Igualdade salarial
Por mais que possamos ver um alto número de mulheres na indústria, ocupando funções que antes eram exclusivas aos homens, não é como se ela estivesse sendo remunerada da forma que espera por realizar tais operações.
A questão da disparidade salarial se mostra ainda mais impactante quando olhamos para os cargos de maior posição nas fábricas, se tratando de algo que conversa com outro tópico que merece atenção aqui.
Reconhecimento profissional
Para que mulheres na indústria possam se destacar tanto quanto seus colegas homens, recebendo uma remuneração similar, primeiro é preciso que elas sejam reconhecidas como profissionais da mesma capacidade, algo que não ocorre tanto assim nas indústrias.
Ainda existe o desafio desse público em provar o seu valor, como se não tratasse de uma parcela que possui a mesma capacidade de trazer informações quando o assunto zincagem a frio preço possa surgir dentro do mercado fabril.
Auxílio familiar
Quando falamos sobre os desafios das mulheres na indústria é preciso olhar também para como isso se expande para a sociedade, já que muitas dessas mulheres podem agir também como chefes de família, responsáveis pela criação única dos filhos.
Nesse sentido, é preciso que elas contem com todo o auxílio para exercer suas atividades profissionais, o que pode incluir desde um auxílio creche até o apoio dos seus familiares.
Apoio durante a gravidez
Por mais que não se trate de uma doença, é importante que o período de afastamento de uma mulher de funções na fábrica, algo a ser causado por uma gravidez, seja algo a ser visto com naturalidade por parte das empresas, sem que isso afete sua posição ali.
Esses são apenas alguns dos desafios diários sofridos pelas mulheres na indústria, sendo dificuldades a serem combatidas, mas que estão longe de afastar o gênero de ocupar sua posição dentro do mercado de trabalho, com destaque para a área industrial. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.