O que é networking e como tornar suas relações potencializadoras

O networking é um conceito muito importante dos novos tempos e um dos que mais geram dúvidas na mente dos empreendedores e pessoas em geral.

Como o próprio nome sugere, o termo networking advém de trabalhar com a “rede de contatos”.

Essa rede de contatos é determinada pelas pessoas que fazem parte do fluxo de amizades, sobretudo dentro do ciclo de relações interpessoais que fazem parte da sua vida profissional e comercial.

Se você é um profissional especializado em fazer manutenção de elevadores, por exemplo, cultivar boas relações de networking pode lhe trazer uma série de benefícios, como por exemplo:

  • Parcerias de trabalho;
  • Desenvolvimento profissional;
  • Aumento de lucratividade e rentabilidade;
  • Novas oportunidades de mercado;
  • Reconhecimento empresarial;
  • Relações potencializadas.

Em outras palavras, o networking se trata de um processo sobretudo natural, do qual determinada pessoa expande seus contatos de forma esporádica, otimizando suas relações sociais em busca de interesses em comum.

Tornar essas relações potencializadoras não é das tarefas mais simples. Sabendo da importância de criar conexões potencializadas, resolvemos escrever esse artigo.

A seguir, confira algumas dicas de como potencializar o networking com pequenas ações que vão fazer a diferença na sua vida profissional a médio e longo prazo. 

Esteja presente em feiras e eventos

Feiras e eventos são excelentes oportunidades de qualificar networking e potencializar as suas relações pessoas e interpessoais.

Dentro das feiras e eventos você encontrará pessoas que têm pensamentos similares, que compactuam dos mesmos interesses e uma visão similar no mundo de negócios.

Em suma, o empreendedor expande aqui sua rede de contatos de forma natural, não forçada e sobretudo de maneira qualificada.

Uma rede de contatos qualificada é aquela que pode abrir portas em determinados momentos e consequentemente servir de alicerce para o desenvolvimento profissional ou corporativo.

Promova encontros

É importante valorizar a sua rede de contatos dentro e fora do âmbito comercial. Encontros esporádicos entre pessoas que fazem parte de diferentes empresas, mas que atuam em ramos similares, é muito importante para criar relações potencializadas.

Recomendamos que nesse encontro você leve alguma lembrancinha, como por exemplo, uma caixa de papelão com brindes que levem a sua marca de sua empresa.

São pequenos gestos que estreitam relações de pessoas e empresas. 

Cuide da etiqueta

Lembre-se que estamos falando de relacionamentos networking. Não é exatamente o mesmo tipo de amizade que você tem com seu vizinho ou amigo de infância. Portanto, tome cuidado com etiqueta, para que sua imagem seja sempre valorizada.

Mas também adiantamos, não fique engessado. Cada pessoa age de uma forma, é importante que você apenas tenha um ‘feeling’ para detectar até que ponto você pode ser ‘informal’ com determinada pessoa.

Se você vai se encontrar com um diretor de uma empresa que fornece oxigênio medicinal e você não vê há muito tempo, por exemplo, tenha um trato no vocabulário e também na vestimenta. 

Já para outros contatos networking do qual você já está mais acostumado, você pode ser mais informal, desde que a própria ocasião lhe permita isso.

Dicas finais

Por fim, mas não menos importante, gostaríamos de ressaltar que aquilo que faz verdadeiramente o seu networking gerar relações potencializadas, é estar presente!

Sim! Estar presente junto às pessoas e compartilhar momentos. Contribuir com sua presença de forma agradável e agregadora sempre vai ser a sua melhor ferramenta de networking.

Esperamos que nossas dicas o ajude nessa jornada de construir uma rede de contatos potencializada. Se gostou do nosso conteúdo compartilhe e nos siga para mais dicas de marketing e empreendedorismo. 

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

Portal de notícias atualizado diariamente para você. Nossa curadoria de conteúdo é pensada exclusivamente para informar e entreter nossos leitores diários. Tenha a certeza de que em nosso portal de conteúdo, você terá sempre a melhor fonte de informação a sua disposição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dois × dois =