5 dicas para economizar ao cozinhar

Veja as maneiras de poupar o seu dinheiro com as despesas de casa

A cada dia mais os brasileiros vêm se conscientizando da importância de criar hábitos econômicos. Seja com intuito de comprar um carro, trocar de fogão ou diminuir os custos com a alimentação, o assunto economia doméstica nunca despertou tanto o interesse das pessoas como nos últimos anos.

A razão disso está relacionada com o crescimento da inflação, que vem aumentando os preços dos alimentos e do gás constantemente. Logo, economizar na cozinha deixou de ser uma opção e passou a ser uma necessidade. Se deseja saber como usar seu dinheiro de maneira inteligente, reduzindo as despesas até mesmo com comida, continue a leitura até o final e confira as dicas práticas que te ajudarão a evitar os desperdícios bem como os gastos excessivos.

Economia doméstica: o que é e por que é importante?

A economia doméstica é um conceito da educação financeira, que estuda o comportamento de consumo e gastos individuais, familiares e da sociedade em geral. Assim, é por meio dela que conseguimos criar estratégias que nos ajudam a ter o controle financeiro para cuidar dos gastos pessoais e das despesas de casa.

Logo, ter as finanças organizadas vai afetar diretamente a qualidade de vida das pessoas. Por isso, fazer mudanças nos hábitos cotidianos é fundamental. Ter conhecimento sobre os gastos dentro de casa vai facilitar equilibrar as contas mensais, já que os custos para manter uma casa é o que compromete a maior parte do orçamento dos brasileiros.

Portanto, a inflação impacta significativamente nas despesas de casa. Segundo os dados levantados pelo Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) e Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o não entendimento sobre economia doméstica resulta na desorganização financeira, que é responsável pelo aumento do endividamento do país.

Para mudar esse quadro, é necessário que as pessoas aprendam a construir uma relação saudável com o dinheiro, para administrar corretamente tanto o dinheiro pessoal quanto a quantia destinada ao orçamento familiar, pois a maior parte dos gastos são para pagar o aluguel, supermercado, conta de luz, de água, entre outros.

Portanto, praticar a economia doméstica ajuda as pessoas a entender melhor seus comportamentos de consumo, a controlar os gastos para não ficarem negativados. Além disso, ao economizar, é possível poupar dinheiro para emergências, uma vez que contribui para contornar os problemas provindos da inflação, sem comprometer, mensalmente, toda renda familiar.

5 formas de economizar na cozinha

A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) forneceu dados que comprovam que o botijão de gás teve um aumento de 23,2% entre março de 2021 a março de 2022.

Em alguns estados brasileiros, o valor do gás teve superfaturamento, chegando a quase R$150,00. São gastos como esse que causam grandes impactos no bolso da população. No entanto, podemos reduzir as despesas excessivas com pequenas atitudes. Para isso, aplicar as técnicas da economia doméstica é uma ótima alternativa até mesmo na hora de cozinhar.

1 – Sempre faça lista de compras

Primeiramente, verifique a data de validade dos alimentos da despensa. Dessa maneira, é possível antecipar o uso do produto, sem precisar jogar a comida no lixo. A despensa organizada otimiza o tempo gasto para elaborar a sua lista. Logo, separe os alimentos em grupos, por exemplo, guarde os óleos junto do azeite, o açúcar com o sal e assim por diante.

Por fim, nunca vá ao supermercado sem uma lista de compras. O objetivo dela é manter o foco do que realmente precisa ser comprado.

2 – Elabore um cardápio semanal

O objetivo do cardápio semanal está para além de melhorar a qualidade da sua alimentação, ele colabora com sua rotina alimentar, ajudando a prever os ingredientes necessários para a receita. Assim, quando for ao supermercado vai gastar somente com o produto específico que será utilizado.

Outra forma de economizar é comprar frutas e verduras da estação, isso porque, geralmente, a oferta é alta e os preços são mais baixos.

3 – Substitua os ingredientes

Substitua os ingredientes mais caros por outros mais acessíveis. Dessa forma, criam-se diferentes pratos com a carne bovina e a carne suína, novos tipos de receitas com grãos e proteínas vegetais. Além disso, acompanhe as promoções e descontos oferecidos pelos supermercados e hortifrútis.

4 – Não jogue fora as sobras

Com as sobras dos alimentos, além de reduzir os desperdícios, há possibilidade de surgirem novas receitas. Por exemplo, com os restos de frango assado desfiado pode ser feita uma salada ou torta saborosa.

5 – Faça marmitas

As marmitas economizam tempo e dinheiro, pois com elas congeladas basta chegar em casa e aquecer. Assim, evita que a preguiça de cozinhar te leve a tentação de pedir comida fora.

Portal de notícias atualizado diariamente para você. Nossa curadoria de conteúdo é pensada exclusivamente para informar e entreter nossos leitores diários. Tenha a certeza de que em nosso portal de conteúdo, você terá sempre a melhor fonte de informação a sua disposição