Taxa de conversão: como monitorar essa métrica?

Para garantir o sucesso de uma empresa em um setor do mercado, torna-se importante saber como considerar algumas dinâmicas fundamentais. Nesse sentido, ater-se à taxa de conversão pode ser um fator de extrema importância para todos esses elementos.

Desde os primórdios do mundo comercial, há um apelo bastante sólido a respeito de como lidar com o cliente para garantir sua conversão. Sendo assim, todas as abordagens de venda estão elaboradas com base na intenção de converter um cliente.

Afinal de contas, há todo um esforço de marketing e uma orientação bastante sólida para atrair o cliente. Assim, se não há conversão, nenhum desses aspectos consegue se justificar e, por isso, é possível entender isso como um fator nocivo para a empresa.

Esse fator, apesar de ter ganhando algumas qualificações com o passar dos anos, é um elemento perene dentro das mais diversas elaborações empresariais. Sempre houve uma necessidade bastante grande de se elaborar meios para viabilizar as vendas.

Com base em tudo isso, não há como pensar em uma qualificação de marketing ou de vendas sem que haja uma perspectiva consolidada a respeito das abordagens de conversão.

Portanto, quanto mais o tempo passa, mais as ferramentas podem se destinar a esse tipo de elaboração. Considerar, portanto, esses aspectos podem fazer toda diferença no sucesso da empresa em seu segmento.

Ao instituir uma boa estratégia de conversão, um fornecedor especializado em caneca personalizada atacado pode, em grande medida, garantir uma dinâmica ainda mais eficiente para o seu marketing.

Lidar, portanto, com todos esses elementos pode fazer todo sentido e, por conta disso, é essencial pensar em formas de elaborar algumas dessas dinâmicas.

Mundo digital e a atração de lead

Com o mundo digital, esses elementos ganharam ainda mais elaborações. Afinal de contas, há uma diversidade bastante grande de ferramentas a serem percebidas dentro de cada um desses padrões estabelecidos.

Todos esses processos são importantes, mas para qualificar ainda mais as dinâmicas nesse sentido, é essencial ter em mente quais são os objetivos da empresa e, assim, garantir uma atuação mais sólida nesse sentido.

Atualmente, há toda uma qualificação do marketing para lidar com possíveis clientes. O conceito de lead, de fato, conseguiu revolucionar essas dinâmicas.

Essa é uma categoria de mercado determinante para garantir uma elaboração de conversão, pois ela lida com o possível cliente em todas as suas etapas. Sendo assim, da atração até a conversão, o lead é fundamental.

Pensar nesse aspecto estratégico é, também, saber como lidar com as dinâmicas de inbound marketing, também conhecido como marketing de atração.

Assim, quando um cliente pesquisa por laboratório veterinário perto de mim, o trabalho dessa estratégia é identificá-lo como lead e criar meios para atrair, reter e converter.

Elementos como SEO, links patrocinados, marketing de conteúdo, estratégia de CX e todos esses pontos são essenciais para a consideração de alguns padrões em todos esses sentidos.

Tudo isso precisa estar sustentado, também, em uma dinâmica de retenção e conversão. A atração, portanto, é um fator essencial, mas ela precisa se justificar dentro de todas as outras perspectivas.

Assim, quando um cliente pesquisa por cortador de batata palito industrial, a empresa em questão precisa atrair seu clique e viabilizar sua compra a partir de uma série de estratégias fundamentais.

Garantir, portanto, uma alta conversão é, inclusive, um dos pontos determinantes para entender a respeito do sucesso de uma estratégia.

Para garantir esse tipo de elaboração, torna-se importante saber como criar um bom site próprio, sobretudo para garantir uma visibilidade ainda mais consolidada a respeito de todos esses aspectos.

Desta forma, seja em uma venda de crachá com Chip para empresas ou em uma lógica de varejo, pensar em meios para elevar a lógica de conversão é, de fato, um dos pontos centrais para qualquer empresa.

O que é taxa de conversão?

Com base em todos esses aspectos, há uma série de apelos para a instauração de métricas nos sites das empresas. Esses recursos são utilizados, justamente, para trazer uma visibilidade a respeito da eficiência de cada estratégia.

A elaboração, portanto, desses aspectos pode fazer toda diferença na hora de criar novas estratégias ou definir melhorias para aquelas que já estão consolidadas nesse sentido.

Seja como for, esses são aspectos importantes a serem considerados e, portanto, há uma diversidade de meios para se obter todos esses números.

Portanto, é possível pensar em uma das métricas mais importantes para uma empresa: a taxa de conversão. Afinal de contas, esse é um aspecto que tem a ver com a capacidade de venda de uma plataforma empresarial.

Nesse sentido, ela se fundamenta na capacidade de um site de floricultura especializada em muda de mamey aparecer uma pesquisa e garantir que esse leads se tornem clientes.

Ou seja, quanto maior for a taxa de conversão, mais os custos com a atração podem se justificar dentro de todas essas instâncias.

Quais métricas podem ajudar?

Logicamente, para lidar com esse número, é importante saber como calcular outras dinâmicas de um site. Assim, há uma qualificação ainda maior a respeito da percepção sobre a taxa de conversão.

De uma forma geral, quando se fala em conversão, a empresa precisa compreender qual é a relação do número de vendas com o tráfego de um site.

Nesse sentido, os tráfegos podem se manifestar de duas formas e, ao perceber a origem de cada um, é possível entender a respeito do seu potencial de conversão.

O primeiro elemento a ser considerado é a respeito da capacidade que o tráfego pago consegue se sustentar. Ou seja, o quanto um anúncio de piso paviflex emborrachado consegue atrair para um site.

O tráfego pago, portanto, é toda atração para um site criado a partir de um anúncio pago em alguma plataforma digital.

Já o tráfego orgânico tem a ver com a capacidade de uma empresa aparecer em uma pesquisa do cliente sem pagar. Sendo assim, o SEO é um ponto essencial para lidar com esses pontos.

Compreender, nesse sentido, a respeito dessas duas métricas pode ajudar a trazer ainda mais visibilidade a respeito da capacidade de conversão de um site.

Como calcular a conversão?

De uma forma geral, calcular a capacidade de conversão de um site é bastante simples. Contudo, é preciso entender o que fazer com esse número.

Ou seja, se a empresa está com um bom percentual de vendas de piso elevado para CPD, é preciso entender como criar ainda mais meios para elevar ou manter essa lógica de conversão.

Além disso, compreender, também, o porquê da baixa de vendas pode ajudar a trazer novos recursos para garantir uma maior taxa de conversão.

Por esse motivo, cada passo dado precisa ser estabelecido a partir de algumas orientações determinantes para uma métrica.

Para calcular a taxa de conversão, basta considerar o número de leads que visitou uma página em um recorte temporal e, também, as vendas nesse mesmo período.

Assim, divide-se as vendas pelo número de leads e multiplica por 100. Ao fim de tudo, a empresa terá um percentual para considerar.

Para saber se esse número é alto ou baixo, é preciso considerar as dinâmicas do mercado. Afinal de contas, tudo vai depender do grau de competitividade e, também, a respeito da complexidade das vendas.

Apesar disso, é sempre importante trazer estratégias para elevar essa dinâmica. Assim, uma clínica especializada em mamografia convencional bilateral pode garantir algumas dinâmicas nesse sentido.

Como melhorar a conversão?

Falar a respeito do grau de conversão de um site é, sobretudo, entender como ele lida com a experiência do cliente.

Esse é um ponto determinante, uma vez que não há como pensar em meios para qualificar as vendas de um site sem pensar nas demandas desses mercados.

Com base em tudo isso, há alguns pontos a serem considerados para elevar a lógica de conversão dentro de todos esses padrões estabelecidos:

  • Melhorar na experiência;
  • Focar em conteúdos relevantes;
  • Elaborar preços competitivos;
  • Esclarecer dúvidas;
  • Disponibilizar atendimento;
  • Disponibilizar formas de pagamento.

Esses são elementos determinantes para a qualificação de um projeto de aumento de conversão de clientes e, portanto, é preciso considerar cada um desses aspectos.

Considerações finais

Passam-se os anos e a ideia de vendas foi ganhando uma série de qualificações importantes. Hoje em dia, esses aspectos estão fundamentados em uma dinâmica de conversão.

Garantir, portanto, uma estratégia que consiga lidar com essas demandas é, atualmente, um dos pontos centrais para qualquer um desses pontos.

Por essa razão, é essencial pensar em meios para elevar as perspectivas dentro de todos esses aspectos de interações.

A experiência do cliente e os mecanismos de competitividade são pontos essenciais para garantir um aumento representativo de vendas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Author: Ana Beatriz