experiência do cliente

Saiba melhorar a experiência do cliente em 6 passos

Hoje em dia, muito se fala sobre experiência do cliente, mas nem todos os gestores ou empreendedores realmente compreendem o que esse termo significa. No entanto, ele vem sendo muito discutido nos últimos anos.

O assunto é tema entre os profissionais de marketing, vendas e gestão, tendo em vista que o comportamento do consumidor moderno mudou e por isso as organizações estão voltadas para a era do cliente.

Ele é essencial para qualquer negócio, e além de um bom atendimento, precisa de uma experiência de consumo bem qualificada. Mas isso é um desafio para muitas organizações, principalmente para as que utilizam vários canais.

Quando o negócio possui vários canais de atendimento, pode sentir mais dificuldade para criar uma estratégia boa o suficiente em todas as suas plataformas. Mesmo assim, a experiência do cliente deve ser priorizada.

É fundamental conhecer todos os aspectos desse processo, para implementá-lo do jeito certo e colher bons resultados.

O empreendedor precisa conhecer o conceito de experiência do cliente, como fazer com que ele se sinta satisfeito, a importância de trabalhar essa estratégia e como melhorar a experiência oferecida pelo negócio, e tudo isso será discutido aqui.

Conceito e definição de CX

Experiência do cliente, também conhecida como Customer Experience (CX) é o nome para a impressão que o consumidor tem de uma marca depois de interagir com ela de alguma forma.

Para a empresa, é a imagem que transmite para o público durante o processo de interação, a qual se compreende desde o momento em que o cliente descobre o negócio até o pós-vendas.

Uma empresa de monitoramento à distância também precisa entender a diferença entre experiência do cliente e atendimento ao cliente.

O atendimento ao cliente se refere ao atendimento prestado pela marca durante o processo de compra, portanto, quando o usuário tem contato com a organização de alguma forma.

Por outro lado, a experiência do cliente é mais ampla e trabalha toda a jornada do consumidor, que vai desde o momento em que ele conhece a companhia, passando por outras etapas, até finalmente finalizar uma compra.

Inclusive, depois da compra, caso precise de algum atendimento ou a própria empresa entre em contato, também ela trabalha com a experiência do cliente.

Como satisfazê-los?

Hoje em dia, as empresas podem contar com a tecnologia para facilitar a relação com os consumidores, que vai desde o mapeamento dos processos até a disponibilidade dos produtos de serviços na internet.

Não existe um modelo pronto de planejamento que ajuda a melhorar a experiência do cliente, entretanto a marca pode trabalhar algumas ações. São elas:

  • Engajar a equipe;
  • Ouvir o cliente;
  • Trabalhar a personalização;
  • Mapear a jornada;
  • Usar as redes sociais.

A cultura organizacional de um fabricante de cortina rolô para varanda é voltada para o cliente, isso parte do líder e é replicado para os colaboradores. Mas eles precisam se sentir satisfeitos para que possam garantir a satisfação do cliente.

O consumidor moderno quer que o negócio saiba o que ele deseja, então é fundamental abrir espaço para que ele possa conversar e até fazer avaliações.

É interessante saber o que faz as pessoas procurarem a marca, os problemas que possuem, como pensam em resolver, entre outras questões. Também é importante coletar feedback para fazer melhorias nas soluções oferecidas.

Cada cliente tem sua própria percepção daquilo que é bom, isso parece complicar na hora de oferecer uma boa experiência. Para lidar com isso, cada etapa da jornada deve ser bem trabalhada para que o comprador se sinta satisfeito.

Toda a jornada do consumidor deve ser trabalhada, pois assim, o cliente terá uma experiência positiva o tempo todo enquanto estiver se relacionando com o negócio, então, é importante conhecer os pontos de interação.

Uma empresa especializada em instalações hidráulicas prediais e industriais utiliza as redes sociais porque elas aproximam a marca do público e melhoram ainda mais a experiência.

É uma forma de manter a presença na vida do cliente, mesmo depois da venda, e ainda ter a oportunidade de disponibilizar conteúdos de valor.

Por que a experiência do consumidor é de tanta relevância?

Trabalhar com experiência do cliente tem como objetivo conquistar a preferência do público e fidelizar os compradores. O atendimento precisa ter qualidade em todos os pontos de contato, do início ao fim da jornada.

Trata-se de um cuidado muito importante porque retém os consumidores e faz com que as pessoas gastem mais. Além disso, as pessoas começam a divulgar os produtos e serviços naturalmente.

Isso porque, quando o consumidor tem uma experiência de atendimento satisfatória, passa a recomendar a empresa com pessoas de seu convívio. Também vai comprar mais vezes porque recebeu um bom atendimento.

Essa realidade se aplica a qualquer tipo de negócio, seja em uma empresa de demarcação de vagas estacionamento, seja em uma instituição de ensino.

Agora, quando a experiência é negativa, as propagandas também serão negativas e isso pode levar a perda de faturamento. Assim como os consumidores compartilham experiências positivas, também compartilham experiências negativas.

Consequentemente, são pessoas que vão procurar os concorrentes quando precisarem novamente dos produtos e serviços. Isso envolve o atendimento ao cliente, independentemente do canal usado pela corporação.

Tanto o atendimento quanto a experiência são medidos pelas relações que o consumidor estabelece em todos os canais de interação, como redes sociais, site institucional, chat, suporte, aplicativos de mensagens, entre outros.

Melhorando-a

Para evitar os prejuízos de uma experiência ruim, é fundamental investir em algumas estratégias que vão melhorar o contato entre o consumidor e a marca. São elas:

1.    Conhecer o cliente

Conhecer o cliente não se trata apenas de saber o que ele espera dos produtos e serviços. Um fabricante de cortina trilho suisso sob medida também precisa saber qual é o canal de atendimento preferido e como atender as necessidades do público.

De acordo com uma pesquisa realizada, 38% dos consumidores não conseguem falar com o atendimento ao cliente usando seu canal preferido, e isso acaba proporcionando uma experiência negativa.

Além do mais, para 32%, ter uma boa opção de comunicação valoriza a experiência e por isso 49% desejam mais opções para entrar em contato.

2.    Atentar-se à jornada

Muitas organizações acabam focando apenas em atrair o cliente e vender, mas quando se trata de melhorar sua experiência, é fundamental levar em conta todos os pontos de contato.

Para isso, é recomendável mapear a jornada do cliente para identificar os caminhos que ele percorre em cada fase da jornada de compra, que vai da descoberta, passando pelo reconhecimento, até à decisão de compra.

Uma empresa de inspeção de recebimento de materiais precisa saber como as pessoas interagem com sua marca, os canais que usam para isso, quais geram mais a gritos, quais aumentam as conversões, entre outros.

São perguntas que ajudam a melhorar os processos, aumentar o nível de satisfação e melhorar a experiência do cliente.

3.    Investir em atendimento humanizado

Não compensa investir nos melhores e mais sofisticados meios de comunicação se o negócio não consegue oferecer atendimento humanizado, outra ponto fundamental para melhorar a experiência do cliente.

O consumidor precisa ser tratado com empatia e exclusividade, por meio de um diálogo atencioso que eu faça perceber que a organização está disposta a resolver seu problema.

4.    Superar as expectativas

Um consultório de nutricionista infantil introdução alimentar deve superar as expectativas de seu cliente. Trata-se de ir além daquilo que a pessoa procurou inicialmente.

O negócio deve resolver as questões trazidas pelos compradores, mas também oferecer brindes, presentes, descontos e outras formas de atenção com o público.

5.    Considerar as preferências do público

A marca precisa saber de que forma o cliente quer receber o retorno de um atendimento, visto que isso pode ser feito por telefone, WhatsApp, e-mail e outras possibilidades.

Conhecer as preferências do público é primordial para melhorar a experiência e elas podem se estender a outros pontos de contato.

Ao fazer isso, um fabricante de braquete porcelana consegue atrair o público e aumentar o engajamento por parte de seus clientes.

É um trabalho que envolve criação de conteúdos e campanhas que agregam valor e respondem às principais dúvidas do público-alvo.

6.    Usar boas ferramentas

A empresa precisa contar com todos os recursos que ajudam a melhorar a experiência do cliente, e existem ferramentas que centralizam as informações para prestar um atendimento de excelência.

São plataformas que priorizam os tickets, permitem receber contatos de diferentes canais e ainda garantem uma conversa fluida e livre de desentendimentos.

Considerações finais

Oferecer uma boa experiência ao cliente é fundamental para qualquer marca que queira conquistar os consumidores e se destacar em seu mercado de atuação.

Isso envolve o atendimento e todas as etapas presentes na jornada de compra. Se tudo for trabalhado adequadamente, o consumidor terá uma experiência satisfatória, volta a comprar mais vezes e fala bem da marca para outras pessoas.

 Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Author: Ana Beatriz