bucomaxilofacial

Prótese Bucomaxilofacial: Tudo o que você precisa saber

Hoje nós vamos falar de uma área da odontologia que não é muito conhecida, mas que faz a diferença na vida de muitas pessoas e estamos falando da prótese bucomaxilofacial. Embora tenha algumas exceções, a prótese tem a capacidade de restabelecer algumas funções perdidas.

Antes de entender melhor para que serve essa prótese, vamos contar de forma resumida, sobre as primeiras próteses faciais. Uma mulher mudou as vidas de veteranos da Primeira Guerra Mundial restaurando seus rostos desfigurados.

Essas incríveis máscaras foram criadas por Anna Coleman Ladd, uma escultora e socialite de Boston. Tudo começou quando ela leu sobre o estúdio de fabricação de máscaras para soldados britânicos em Londres.

Ela se inspirou para criar o seu próprio estúdio no país, muitos homens e mulheres ficaram feridos na primeira guerra mundial e a desfiguração facial foi considerado um ferimento mais traumático. E foi assim que foram surgindo as próteses faciais.

Ao longo do texto, poderemos enxergar a importância que essas próteses trazem para o bem-estar e a qualidade de vida do paciente, e mostrará a importância do profissional que atua.

Lembrando que, o paciente sempre deve ter o acompanhamento completamente profissional do plano familiar odontológico.

Para que a prótese serve?

Como foi dito, a prótese tem a capacidade de restabelecer algumas funções perdidas, além de restaurar e manter o conforto, auxiliar nos distúrbios de aparência que o paciente venha desenvolver, nos defeitos faciais, além de ajudar nas funções de fala, mastigação e deglutição.

Essa prótese é responsável pela reabilitação protética de perdas e malformações faciais intra e extra orais, sendo ocasionada por traumas, patologias, distúrbios ou problemas no desenvolvimento.

As próteses servem para ajudar o paciente principalmente em casos de fissuras lábio-palatinas, tratamento de perdas maxilares, mandibulares e faciais, como a parte dos olhos e do nariz.

Além disso, o profissional do convênio odontológico empresarial fará o acompanhamento e auxílio no tratamento de pacientes oncológicos em algumas disfunções da articulação temporomandibular, mais conhecida como dtm e por fim o acompanhamento no tratamento e prevenção de pacientes atletas.

Quais são os objetivos da utilização desse tipo de prótese?

Essa é uma especialidade da odontologia que tem como objetivo a reabilitação anatômica, funcional e estética por meio de substituto aloplásticos de regiões da maxila e mandíbula e da face, é extremamente necessário ter esse tratamento como um profissional de qualidade do plano familiar odontológico.

A prótese, além desses pontos, possuem um papel importante social, pois devolve a autoestima e auxilia o retorno do paciente ao convívio social, pois em alguns casos esses pacientes possuem um receio de serem tratados de forma pejorativa, devido à sua aparência.

A prótese consegue desenvolver essa confiança para se inserir novamente na sociedade, as áreas de competências para a atuação do especialista em prótese bucomaxilofacial inclui diagnóstico, prognóstico e planejamento.

É importante estar dentro dos parâmetros eficientes de todos os riscos possíveis, por isso é muito relevante entender como funciona o plano odontológico da empresa. Antes do tratamento é importante o paciente sanar todas as dúvidas com especialista, para que não fique nenhuma pergunta e também siga as suas orientações, para melhores resultados.

Quais são os tipos de próteses bucomaxilofacial?

Quando o paciente passa por algum trauma ou acidente, é extremamente importante ele ter um plano odonto para reparar a sua face. Existem dois tipos de próteses, as que são intra-orais e as extra-orais. Dentro das próteses intra-orais, existem aquelas próteses que servem para a algumas situações, como:

  • Grande perda dos maxilares;
  • Próteses obturadoras de palato;
  • Próteses cirúrgicas imediatas;
  • Dispositivos de proteção;
  • Protetores de radioterapia.

Dentro das próteses extraorais tem aquelas que fazem a substituição do membro perdido, por exemplo, aqueles pacientes que sofrem com a perda do nariz, da orelha do globo ocular, além daquelas próteses que podem fazer a substituição de outras regiões da face.

O aumento de caso de câncer de pele, principalmente de orelha e nariz, as síndromes, a violência no trânsito e nas áreas urbanas, tem gerado também o aumento de mutilados faciais, por isso, é extremamente importante essa prótese bucomaxilofacial e o acompanhamento dos dentistas dos convênios odontológicos.

Esse tipo de especialista têm um papel imprescindível na sociedade, reabilitando e devolvendo a qualidade de vida, e o convívio social para esses pacientes, por isso, é fundamental não hesitar no tratamento do profissional.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.