O que é um sistema de Informação de Marketing e como usá-lo?

Na era do big data, os sistemas de informações de marketing são mais necessários do que nunca.

Imagine que estamos lidando com quantidades cada vez maiores e infinitas de dados, e tomar decisões com tantas variáveis ​​está se tornando cada vez mais difícil.

A sensação é de que vamos nos perder em meio a tantas métricas, novidades, tendências e mudanças que afetam diretamente a estratégia de marketing de uma empresa.

Felizmente, os gerentes regionais se cansaram de juntar as peças do quebra-cabeça de informações e desenvolveram um sistema de informação de marketing.

O que é um sistema de informação de marketing?

Um sistema de informação de marketing, ou SIM, é uma estrutura especializada para planejar, coletar e analisar dados internos e externos para apoiar a tomada de decisões.

Com ele, você pode usar a inteligência de dados para formular estratégias de marketing precisas e ampliar a vantagem competitiva da sua empresa, independente do setor, como por exemplo, em uma ouvidoria hospitalar.

A estrutura depende de profissionais de marketing, tecnologia e processos para funcionar corretamente.

Essencialmente, o SIM organiza todas as informações relevantes para ajudar os gerentes de marketing a atingir suas metas de negócios.

Os SIMs também costumam ser integrados ao sistema de BI (Business Intelligence) de uma empresa, que coleta dados estratégicos de todas as áreas do negócio, como por exemplo, de cursos para gerente comercial.

Quais são as principais funções de um sistema de informação de marketing?

A principal função do sistema de informação de marketing é gerar informações precisas e suficientes para apoiar a tomada de decisão dos gestores.

De posse dessas informações, os líderes são capazes de analisar, planejar e implementar suas estratégias para atingir os objetivos de marketing da empresa.

Alguns exemplos de dados fornecidos pelo SIM incluem informações sobre hábitos, perfis e necessidades dos clientes, movimentos de mercado, tendências de marketing e outros essenciais.

Ou seja, é possível usar este sistema para ter maiores insights de alunos de jogos digitais curso.

Assim, o SIM permite às empresas combinar o monitoramento de informações com a criação de estratégias de negócios.

Esse processo reduz consideravelmente os erros e fornece uma visão panorâmica da posição da empresa no mercado, do conhecimento da marca e do relacionamento com os clientes – como os costumes dos alunos do curso de gestão comercial.

Os benefícios de usar um sistema de informação de marketing

Agora que você já entendeu como funciona um sistema de informação de marketing, precisa saber se vale a pena implementá-lo em seu negócio.

Para fazer isso, dê uma olhada nos principais benefícios deste sistema.

  1. Fácil para pesquisa de mercado

Imagine ter uma biblioteca personalizada para pesquisar os movimentos do seu mercado e identificar as principais tendências de uma formação em oratoria curso.

Um sistema de informação de marketing proporciona essa experiência, pois reúne todos os dados relevantes para entender o contexto em que sua empresa está inserida.

Caso a busca seja feita manualmente, a equipe poderia levar horas ou dias para reunir todas as pesquisas, estudos, relatórios e conteúdos relacionados à inteligência de marketing.

  1. Amplie os horizontes do sistema

As empresas são sistemas complexos, inter-relacionados com inúmeros fatores internos e externos.

Sem o auxílio de ferramentas, é quase impossível imaginar essa vasta rede de conexões, cuja magnitude ultrapassa a capacidade humana.

Por sua vez, o marketing é apenas uma das células que constituem esse imenso corpo corporativo.

  1. Aumentar a produtividade

Quando todas as informações de marketing estão organizadas e disponíveis, e prontas para a próxima etapa, os ganhos de produtividade são automáticos.

Antes do SIM, muitas decisões eram tomadas às cegas ou baseadas em estimativas e especulações não confiáveis.

Para evitar “adivinhar” e obter os melhores resultados, a solução é tomar decisões com base em um sistema numérico.

Como sua empresa adota cartões SIM?

Por fim, chegamos à parte prática do sistema de informação de marketing.

Veja como aplicar o SIM na sua empresa e aproveite os resultados.

  1. Coletar as informações necessárias

A primeira etapa para colocar o sistema em funcionamento é reunir todas as informações necessárias para o marketing.

É recomendado que os gestores usem as seguintes perguntas nesta fase:

  • Que decisões você costuma tomar?;
  • Quais informações você precisa para tomar essas decisões;
  • Que informações você obtém regularmente;
  • Que estudos especiais você pede regularmente;
  • Quais informações você gostaria que não estivessem disponíveis no momento;
  • Quais informações você gostaria de ter?

Depois de responder a todas essas perguntas e mais algumas, você terá um roteiro completo para desenvolver um SIM que atenda às suas necessidades de negócios.

  1. Banco de dados de alimentação

Além de rastrear datas e arquivar dados que não são mais úteis, você deve delegar a responsabilidade de realizar essa coleta e filtrar os dados mais importantes.

Essa transferência de informações pode ser automatizada quando os dados são integrados de sistemas internos, como a base de clientes.

As informações de inteligência ainda podem ser obtidas de fornecedores externos especializados na coleta de dados úteis para marketing.

  1. Mobilizar e capacitar equipes

Você deve treinar sua equipe para usar a plataforma, identificar fontes de dados e gerenciar informações dentro do sistema.

Uma vez implantado o software, vale a pena ter um treinamento dedicado na parte operacional, para que todos conheçam suas funções e recursos.

Porém, isso não basta, porque a gestão do SIM é um trabalho estratégico que envolve critérios de seleção de dados e análises aprofundadas, como veremos adiante.

  1. Invista em análise de dados

Tendo acesso às informações filtradas e compiladas por meio da interface, os profissionais devem ser capazes de interpretar as informações e aplicá-las corretamente.

Os colaboradores também precisarão comparar os dados fornecidos com realidades de mercado de outras fontes para garantir que os resultados sejam compatíveis.

Hoje, já existem vários sistemas de BI e recursos de inteligência artificial que podem processar e interpretar dados para fornecer aos gerentes de marketing relatórios mais claros e concisos.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.

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