Mix De Marketing: O que é, e qual sua importância

Mix de marketing, também conhecido como composto de marketing, é um conjunto de elementos usado para representar todas as atividades existentes dentro do marketing. O objetivo é despertar o desejo de compra nas pessoas, e é formado pelos 4 Ps.

Muitos gestores e empreendedores que estão começando agora perguntam sobre o significado desse conceito, e ao contrário do que muitas pessoas acreditam, trabalhar com marketing vai muito além da divulgação de marcas, produtos e serviços.

Trata-se de uma área muito complexa, que envolve vários setores dentro da companhia, como produção, finanças, logística, entre outros, e todos eles dialogam entre si.

Mas para funcionar, as estratégias de marketing precisam de muito planejamento e é a partir dele que surgem vários fatores que colaboram com o alcance dos resultados, além de misturar todos os conceitos importantes para sua execução.

Se você tem seu próprio negócio e quer saber um pouco mais sobre o mix de marketing, não deixe de ler este artigo até o final, pois vamos esclarecer diversos pontos sobre esse assunto.

Você vai entender seu conceito, a importância dessa prática, as vantagens trazidas por ela e conferir algumas dicas para colocá-la em prática. Acompanhe!

O que é mix de marketing?

O mix de marketing é um conjunto de elementos usados para representar as atividades de marketing, tendo como objetivo despertar o desejo de compra, e em sua base temos os 4 elementos fundamentais para as estratégias. São eles:

  • Preço;
  • Produto;
  • Praça;
  • Promoção.

Em vista disso, essa metodologia apresenta uma visão holística do marketing e globaliza suas ações. Para colocar essa estratégia em prática, uma empresa de manutenção de condomínios considera diferentes variáveis.

Todas elas apresentam ameaças e oportunidades que precisam ser exploradas e defendidas dentro de um planejamento estratégico.

Quando a corporação é capaz de avaliar e prever forças e fraquezas individuais, consegue traçar táticas que ajudam a alcançar os resultados propostos.

Os elementos se unem a favor de um mesmo objetivo, o que facilita a aplicação daquilo que foi elaborado de maneira coletiva.

É como se o mix de marketing fosse uma força tarefa que reúne, interliga e alia todas as áreas relacionadas a esse setor.

Isso é importante porque, com o passar do tempo, muitas novidades chegam ao universo corporativo e especialistas da área começam a inserir componentes diferentes nesse campo.

É justamente por isso que hoje existem os 4 Ps, mas também houve uma evolução com os 7 Ps, e muitas outras novidades que vão surgir.

Importância do mix de marketing

Não é difícil entender por que o mix de marketing é tão importante, afinal, ele funciona como uma bússola que mostra o caminho certo na hora de colocar as estratégias em ação.

Para um fabricante de etiqueta personalizada transparente, ele pode e deve ser atualizado, considerando as necessidades de cada negócio.

Ao usar essa metodologia, a companhia trabalha com um tipo de guia, que serve para testar e aprovar as empresas, desde os anos 1950. O empreendedor tem uma visão muito mais ampla e que traz vários benefícios, como:

  • Redução de custos;
  • Aumento das vendas;
  • Manutenção dos recursos;
  • Otimização de processos.

O objetivo final é aumentar a rentabilidade, e quando observamos o mercado e reduzimos o preço da produção, fica mais fácil utilizar o dinheiro poupado para fazer promoções.

Se a organização encontra maneiras baratas para transportar suas mercadorias, então vai conseguir impactar o mercado muito maior. Portanto, observe que todos os fatores, ou seja, os 4 Ps estão conectados.

É justamente por isso que o mix de marketing se apresenta como uma solução fundamental para vários problemas, que antes de ele existir traziam muitas dores de cabeça.

Para entender um pouco mais sobre a importância do mix de marketing, é fundamental compreender o conceito dos 4 Ps.

Produto, como o próprio nome sugere, se refere à solução vendida pela empresa, podendo ser, também, um serviço.

O preço, por sua vez, corresponde ao valor cobrado pelos serviços de uma gráfica rápida cartão de visita. Quanto à praça, trata-se dos pontos de distribuição, como lojas, estabelecimento próprio, supermercados, entre outros do tipo.

Por fim, a promoção nada mais é do que o modo como a solução é vendida, ou seja, de que maneira ela é divulgada e chega ao conhecimento do público.

Vantagens do mix de marketing

O mix de marketing é vantajoso porque traz oportunidades de vendas e potencializa o lucro da organização. Isso é necessário porque mesmo que os produtos e serviços sejam identificados com a marca, alguns consumidores não consomem certas soluções.

As marcas precisam disponibilizar produtos e serviços que chamam a atenção dos consumidores, pois é isso que vai garantir o retorno sobre os investimentos.

Quando uma empresa de passeador cachorro utiliza o mix de marketing, consegue decidir de que maneira vai balançar a demanda além de conseguir expandir o negócio no mercado.

Isso acontece porque para que uma campanha de marketing seja bem-sucedida, é necessário conhecer profundamente o público.

Com base nas características desses consumidores que a marca vai criar campanhas que vão satisfazer suas necessidades, e uma das formas de conhecer a audiência do seu negócio é por meio da criação da persona.

Esse personagem semi-fictício que representa o cliente ideal do negócio permite que todas as estratégias correspondam às expectativas do consumidor, aumentando as chances de sucesso.

As soluções terão o perfil dessas pessoas, e vai ficar muito mais fácil manter um relacionamento com elas e ao mesmo tempo trabalhar com uma possível nova audiência.

Outra vantagem é o aumento da competitividade, pois o mix de marketing mostra ao consumidor a excelência do produto ou serviço, garantindo uma experiência completa e satisfatória.

Por fim, com essa metodologia, uma empresa de limpeza de colchão a seco consegue fidelizar os clientes, visto que é possível se conectar melhor com as pessoas ao determinar esses aspectos das soluções.

Só que para aproveitar todas as vantagens do mix de marketing, é indispensável saber como colocá-lo em prática.

Como aplicar o mix de marketing?

Para aplicar o mix de marketing ao seu negócio, é necessário seguir um passo a passo. Veja:

1 – Definir o público-alvo

A primeira coisa a ser feita é definir o público-alvo, ou seja, as pessoas que serão impactadas pela definição de preço, produto, praça e promoção.

A definição não deve ser baseada em achismos, muito pelo contrário: é crucial investigar o perfil de comportamento da audiência, reunindo informações geográficas, demográficas, comportamentais e psicográficas.

2 – Elaborar uma estratégia

Nessa etapa, um fabricante de cadeira universitária com prancheta dobrável deve elaborar sua estratégia competitiva.

Esta pode ser uma liderança em custo, aquela que vai reduzir os custos de produção e distribuição, praticar preços mais baixos e aumentar a rentabilidade.

A diferenciação, por sua vez, procura melhorar o desempenho e a qualidade, aumentar a percepção de valor e praticar preços mais altos.

Outra opção é o foco, que trabalha em segmentos menores, foca em necessidades específicas e alcança uma liderança que se diferencia no mercado.

3 – Definir seu posicionamento

Definir o posicionamento de mercado é uma prática que deve ser direcionada ao público, considerando a estratégia competitiva escolhida.

O propósito disso é desenvolver a oferta da corporação e criar boas estratégias de mix de marketing, fazendo com que uma empresa paisagismo e jardinagem alcance uma posição valorizada na mente da audiência.

4 – Estabelecer as estratégias

Este é o momento de definir estratégias focadas na audiência e alinhadas à metodologia competitiva e ao posicionamento escolhidos pela organização.

Muitos empreendedores se perguntam por qual “P” começar, e a melhor sugestão é começar pelo produto, pois todas as outras estratégias vão girar em torno dele.

O preço precisa ser condizente com a solução e a praça precisa ser compatível com as características do produto, para que ele possa circular pelo mercado e ser devidamente divulgado.

5 – Investir em marketing operacional

Por fim, mas não menos importante, além de planejar todas as etapas anteriores, uma loja de azulejos para cozinha antigos deve investir em um plano de marketing operacional.

Ele define metas, prazos e quem são os responsáveis pelas etapas dentro da estratégia. Com isso, fica mais fácil criar planos de ação voltados para cada colaborador e equipe, tornando os objetivos alcançáveis.

Considerações finais

O mix de marketing, além de ser fundamental para a divulgação dos produtos e serviços, também é essencial para compreender um pouco mais sobre a solução que o negócio oferece.

Observe que ele define vários aspectos sobre aquilo que a marca tem a oferecer, portanto, torna a abordagem mais assertiva e consegue fazer com que os consumidores enxerguem o valor e a relevância da organização no mercado.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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